O objetivo da Genera é proporcionar às pessoas entendimento sobre os seus DNAs para que elas possam, cada vez mais, ampliar o seu autoconhecimento e, também, ter uma qualidade de vida melhor a partir de sua genética. 

Além de oferecer o Teste de Ancestralidade, Saúde e Bem-Estar – o mapeamento genético mais completo do Brasil e o mais barato do mundo –, a Genera conta com o serviço de assessoria multiprofissional, através do qual as pessoas podem agendar atendimentos com profissionais de diferentes áreas especialistas em genética para entender com mais aprofundamento todos os detalhes do seu DNA. 

Uma das áreas disponíveis no catálogo de atendimentos da Genera é assessoria médica. Com a ajuda desses profissionais, é possível esclarecer dúvidas específicas relacionadas aos resultados dos mapeamentos genéticos, compreender o impacto de cada variante genética no dia a dia e muito mais. 

Saiba mais a seguir sobre a assessoria médica da Genera, o que esperar do atendimento e como fazer para agendá-lo. 

No que consiste a assessoria médica? 

De acordo com a médica residente em genética médica Andressa Lohana de Almeida, profissional que presta o serviço de assessoria da Genera, durante os atendimentos são abordados diversos assuntos distintos: desde os resultados dos mapeamentos genéticos, caso a pessoa já os tenha realizado, até fatores de risco genéticos e ambientais que possam levar ao desenvolvimento de doenças. 

Além disso, é falado sobre o histórico de saúde pessoal e familiar para que se possa entender a herdabilidade de determinadas condições genéticas. 

A médica pontua que, se forem identificadas situações que demandam de um olhar clínico mais aprofundado, podem ser recomendadas avaliações com outras especialidades médicas assim como outros testes, genéticos ou não. 

Embora os profissionais da assessoria não indiquem condutas como dietas, exames ou a administração de medicamentos, eles podem recomendar possíveis alternativas de como dar seguimento à avaliação de determinadas condições genéticas. 

Andressa Lohana explica que a assessoria médica é indicada principalmente a quem já realizou um mapeamento genético e tem dúvidas sobre ele, mas pode servir, também, a outros grupos de pessoas, como as que estão “em processo de mudança de estilo de vida e desejam saber de que forma os resultados podem ser incorporados aos seus cuidados”. 

Tenho predisposição a uma doença. O que devo fazer? 

Os testes genéticos e os atendimentos com profissionais são ferramentas muito importantes para a prevenção de doenças e para que possam ser realizados diagnósticos e tratamentos mais eficazes e personalizados. 

A intenção da assessoria profissional é, justamente, “tranquilizar” as pessoas, afirma a médica Andressa Lohana. O atendimento “aponta medidas preventivas que podem ser tomadas e esclarece que tais predisposições não são sentenças de que se vá desenvolver de fato alguma doença”. Ou seja, a presença de uma variante positiva não significa necessariamente a presença de uma doença, mas sim é um indicativo para que a pessoa redobre a sua atenção sobre alguns cuidados e hábitos. 

A médica completa que estratégias como os testes genéticos e os atendimentos personalizados são uma “oportunidade para iniciarmos algum acompanhamento médico mais específico e, com isso, pensarmos em nossa saúde a longo prazo”. 

Os resultados farmacogenéticos também desempenham um papel fundamental nesse processo. A partir deles a pessoa pode pensar em quais medicamentos serão mais assertivos e trarão menos efeitos colaterais. 

Quanto custa e como agendar um atendimento? 

O agendamento do serviço de assessoria multiprofissional é feito online através da plataforma Nav. Acesse esta página para ver o passo-a-passo e agendar o seu atendimento.

O pagamento deverá ser realizado depois do preenchimento dos dados. Cada atendimento com os profissionais médicos custa R$249. 

A Genera oferece atendimentos com outras especialidades, além da assessoria médica. Saiba mais sobre cada uma delas: aconselhamento genético, educação física, história e nutrição.

Ainda não fez o seu teste genético? Conheça o Teste de Ancestralidade, Saúde e Bem-Estar da Genera e descubra como cuidar melhor da sua saúde a partir do seu DNA.