COMECE A DIGITAR E PRESSIONE ENTER PARA PESQUISAR

Onde fazer o exame para descobrir se tenho HIV?

A infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (em inglês, Human Deficience Virus, ou simplesmente HIV) é caracterizada pelo ataque ao sistema imunológico, atingindo células responsáveis pela defesa de nosso organismo.

Dado o comprometimento desse importante sistema, quando não controlada, a condição leva a impactos significativos na vida dos indivíduos afetados.

O resultado da ancestralidade de irmãos pode ser diferente?

Testes de ancestralidade são uma febre: mais de 26 milhões de pessoas já realizaram análises desse tipo.

Além de ser um exame divertido e interativo, onde normalmente o resultado entregue está em uma plataforma online onde o indivíduo visualiza diretamente num mapa as regiões de onde vieram seus antepassados, há também um fator que aumenta o interesse pelo exame: a possibilidade de familiares também realizarem a análise e uma posterior comparação de resultados!

Sexagem Fetal: onde (e por quanto) fazer o exame

Para as gestantes que estão ansiosas para descobrir o sexo de seu bebê, o teste de sexagem fetal permite chegar a uma resposta a partir da 8ª semana de gestação, através de um procedimento minimamente invasivo: uma coleta de sangue comum, assim como nos exames de rotina. Isso porque atualmente já é possível detectar fragmentos do DNA fetal no sangue da própria gestante.

O que comemos tem o poder de influenciar nossa genética?

É comum que em certos momentos da vida sejamos tomados pela necessidade de alterar nosso comportamento alimentar. Os motivos podem ser diversos, englobando desde questões de saúde até objetivos de mudança física. No entanto, seja qual for a motivação, diversos questionamentos podem aparecer ao longo desse caminho. E se perguntar as razões pelas quais certas pessoas alcançam resultados com facilidade muito maior do que outras costuma ser um dos questionamentos mais comuns.

Extinguindo mitos sobre o Parto Normal: Ciência afirma que é o método mais vantajoso para a mãe e para o bebê

   Como sugerido pela próprio nomenclatura,  não há dúvidas de que o parto normal seja a maneira mais natural para dar à luz. Biologicamente, assim como acontece em tantas outras espécies, o corpo da mulher é totalmente apto – salvo raríssimas exceções –  a suportar a passagem do bebê pela vagina. Apesar de, à primeira vista,

Gene feminino que interfere na eficácia de pílulas anticoncepcionais. Isso existe?

Estudos recentes acabam de provar, pela primeira vez, que algumas mulheres podem engravidar mesmo tomando a pílula anticoncepcional diariamente. Já havia sido comprovado que nenhum método anticoncepcional possui 100% de eficácia, é comum escutarmos aquela famosa frase: “Só tem filho quem quer”. Mas agora, um novo estudo reforça ainda mais a funcionalidade incompleta da contracepção.

Gestantes HIV positivas: é possível proteger o bebê da transmissão vertical

O caso de gestantes soropositivas vem aumentando a cada ano. Isso é uma consequência do crescimento recente do número de pessoas que contraem o vírus do HIV.

Mesmo com todo o avanço que a ciência obteve ao longo das últimas décadas, os casos de transmissão vertical de HIV ainda são decorrentes. Há alguns anos,

Remissão da infecção por HIV: cura da AIDS?

O HIV (Human immunodeficiency virus) é o causador da AIDS (Síndrome de Imunodeficiência Adquirida ou SIDA em português). Esse tipo de vírus normalmente é contraído por relações sexuais sem proteção ou através do contato com o sangue infectado.

A AIDS foi uma das doenças mais mortais do século passado, vitimando mais de 12 milhões de pessoas somente entre os anos de 1980 e 1990.

Novas evidências de DNA indicam que as mulheres vikings também batalhavam

Ao longo da história, diversas sociedades atribuíram diferentes papeis relacionados ao gênero dos indivíduos. As mulheres em quase todos os casos ficavam restritas ao papel de cuidadora dos filhos e do lar, enquanto os homens comandavam exércitos e governavam nações. Este cenário era diferente, porém, dentre as nações vikings – e agora evidências genéticas comprovam este fato.