COMECE A DIGITAR E PRESSIONE ENTER PARA PESQUISAR
microcopia-virus-hiv

Remissão da infecção por HIV: cura da AIDS?

O HIV (Human immunodeficiency virus) é o causador da AIDS (Síndrome de Imunodeficiência Adquirida ou SIDA em inglês). Esse tipo de vírus normalmente é contraído por relações sexuais sem proteção ou através do contato com o sangue infectado.

A AIDS foi uma das doenças mais mortais do século passado, vitimando mais de 12 milhões de pessoas somente entre os anos de 1980 e 1990.

guerreira-viking

Novas evidências de DNA indicam que as mulheres vikings também batalhavam

Ao longo da história, diversas sociedades atribuíram diferentes papeis relacionados ao gênero dos indivíduos. As mulheres em quase todos os casos ficavam restritas ao papel de cuidadora dos filhos e do lar, enquanto os homens comandavam exércitos e governavam nações. Este cenário era diferente, porém, dentre as nações vikings – e agora evidências genéticas comprovam este fato.

operarios-tarsila-do-amaral

A história do Brasil contada pela genética de populações

A genética de populações é o campo da genética que estuda a relação entre marcadores genéticos e dinâmica de populações, ou seja, estuda, entre outras coisas, o impacto de fenômenos migratórios na distribuição de alelos dentro de uma determinada população.

Casos como o Brasil, que desde sempre experimentou intensos fluxos migratórios, tanto internos quanto externos,

vikings-invasores

Arqueólogos e geneticistas divergem sobre presença viking na Inglaterra

A civilização viking foi protagonista em muitos dos conflitos que marcaram o instável quadro político-militar europeu após a queda do Império Romano do Ocidente.

Sua história é marcada por constantes invasões, confrontos e batalhas por terras. Esses povos habitaram o Norte da Europa entre os séculos VIII e XI, ficando conhecidos por serem exímios navegantes,

folhas-canhamo

Vikings utilizavam cânhamo na Idade Média

Não há dúvida quanto à popularidade das histórias dos bravos habitantes originais da Península Escandinávia: os vikings, temidos guerreiros e excelentes navegadores que invadiram, pilharam e colonizaram quase toda a Europa, estabelecendo raízes e incorporando traços de sua cultura no que hoje chamamos de Irlanda, Inglaterra, França e outros países.

No entanto, o lado do cotidiano viking que poucas pessoas conhecem é: o que eles faziam quando não estavam invadindo,

praia-cacimba-do-padre-fernando-de-noronha

A História dos Judeus Sefarditas no Brasil – Parte II

Vimos, na parte I deste conteúdo, como os judeus se estabeleceram na Península Ibérica e fizeram a identidade Sefardita florescer durante o período da presença islâmica na região e também durante a Reconquista. Vimos, também, que seguido a este período iniciou-se uma nova era de antissemitismo na região, protagonizada pela Igreja Católica e sua Santa Inquisição.

feto-em-desenvolvimento-no-utero

DUM e IG: Tudo o que você precisa saber!

Quando a mulher descobre que está grávida, um novo universo se apresenta frente a ela: o universo da gravidez e toda sua linguagem repleta de termos técnicos e siglas. Dentre estas, duas das mais conhecidas são: DUM, que se refere à Data da Última Menstruação, e a IG (Idade Gestacional).

Ambas são importantes por estabelecerem coordenadas temporais para a gestação,