COMECE A DIGITAR E PRESSIONE ENTER PARA PESQUISAR
mulher-tomando-sol

Deficiência de Vitamina D? A explicação pode estar no seu DNA

Herança genética é fator relevante no surgimento da doença

Muitas pessoas acreditam que o fato de estarmos num país tropical nos dá alguma espécie de “vantagem natural” com relação aos níveis corporais de vitamina D. Entretanto, conforme observado em estudo da Universidade de Porto Rico1, mesmo em regiões de baixas latitudes,

laudo-exame-farmacogenetico

Farmacogenética para psiquiatria: histórias reais de pacientes

Um mesmo medicamento pode funcionar para alguns indivíduos e não funcionar para outros, o que pode ser devido a diversos fatores. No entanto, atualmente, sabe-se que, dentre tais fatores, o perfil genético do paciente possui grande importância.

Dentro desse contexto, o exame farmacogenético visa à genotipagem dos genes envolvidos na metabolização dos medicamentos e,

gestante-com-bebes-em-fundo-rosa-e-azul

Sexagem Fetal: tudo o que você precisa saber antes de fazer seu exame

Olá futura mamãe!

Poucas coisas deixam as gestantes tão inquietas quanto a dúvida sobre qual o sexo do bebê, e isso não é de hoje1. Para nossa sorte, atualmente a ciência já nos permite não só obter essa resposta antes do nascimento mas também de maneira cada vez mais confortável e mais cedo na gestação: estamos falando do exame de sexagem fetal.

caixa-teste-intelligender

Teste de farmácia para saber o sexo do bebê: dá pra confiar?

A gravidez é uma situação que pode gerar muitas dúvidas. A primeira delas – “será que estou mesmo grávida?” – é, atualmente, respondida em poucos minutos com um teste rápido comercializado em qualquer farmácia, por preços altamente acessíveis. Por isso, em geral,é o primeiro teste realizado, mesmo antes do exame sanguíneo de detecção de beta-HCG,

mulher-estudando-estressada

A Saúde Mental de Estudantes Universitários

Cobranças extremas e estilo de vida podem causar transtornos psicológicos

Existe, atualmente, uma epidemia de doenças mentais tomando conta dos estudantes de nível superior 1, no Brasil e no mundo. Um estudo recente realizado com estudantes de todo mundo 2 indica que quase a metade dos estudantes mostram algum sinal de prejuízo à sua saúde mental.

fumaça-branca-em-fundo-preto

Dependência química e transtornos mentais: como se relacionam?

Caracterizada pelo uso compulsivo e descontrolado de substâncias químicas com finalidade de obtenção de prazer imediato, a dependência química é um problema de saúde que atinge pessoas em todo o mundo, e que afeta a vida do paciente e de todos ao seu redor de diversas maneiras, tanto no aspecto físico quanto nos aspectos mental e social.

replica-cerebro-humano-em-plastico-em-uma-mesa-com-comprimidos-e-um-frasco-equipamento-de-laboratorio-ao-fundo

Farmacogenética: a solução para personalizar e otimizar tratamentos em psiquiatria

A psiquiatria é o ramo da medicina que lida com os sofrimentos e transtornos de origem psíquica severos. Como tal, é a única especialidade de saúde mental que está habilitada a receitar drogas e medicamentos para o tratamento de pacientes por ela diagnosticados.

Apesar disso, os erros na prescrição de medicamentos são um problema frequente e preocupante que afeta o tratamento de pacientes psiquiátricos.

holograma-dna-dupla-helice-comprimidos-caindo-filtro-vermelho

Farmacogenética: como ela pode ajudar meus pacientes?

A farmacogenética é a área da genética responsável por estudar os impactos da variabilidade genética na população sobre os efeitos na terapia com medicamentos, com a finalidade  principal de minimizar os efeitos adversos e otimizar os efeitos terapêuticos. Nos Estados Unidos, por exemplo, mais de dois milhões de pessoas são hospitalizadas 1 e pelo menos 100.000 morrem por ano em decorrência da não resposta ou de reações adversas a medicamentos.