O aconselhamento genético da Genera é um serviço online através do qual você pode conversar com profissionais especializados em genética sobre os vários aspectos do seu DNA, como sua predisposição a desenvolver doenças, se as condições genéticas podem ser passadas aos seus filhos e os resultados do seu mapeamento genético.

O atendimento com um aconselhador genético é recomendado a qualquer pessoa que tenha dúvidas relacionadas à sua genética e pode ser agendado virtualmente pelo site da Genera. Abaixo você encontrará informações detalhadas sobre o serviço, incluindo o que esperar do atendimento, os valores e como fazer um agendamento.

Por que agendar um aconselhamento genético?

Muitas doenças só chegam ao nosso conhecimento após o início dos seus sintomas. Em diversos casos, inclusive, a aparição dos sintomas indica um quadro mais agravado da condição, o que pode dificultar o seu tratamento.

Agora, imagina poder saber quais são as suas predisposições a determinadas patologias e, com isso, melhorar os seus hábitos e a sua saúde? Ou até mesmo saber quais são os medicamentos mais adequados a seu organismo ou quais tipos de dietas têm uma maior eficácia para o seu corpo?

Esta já é uma tendência da área da saúde: oferecer às pessoas uma medicina personalizada, levando em consideração as particularidades de cada um. Isso foi possibilitado pelos avanços das análises genômicas, que permitiram uma investigação detalhada das informações armazenadas no DNA.

Testes de DNA, como o oferecido pela Genera, podem desvendar vários aspectos da genética de uma pessoa. O nosso material genético, além de nos dizer de onde veio a nossa família e quais são as nossas características físicas, carrega informações que podem impactar em nossos comportamentos relacionados à saúde. Isso porque há genes ou combinações de genes específicos que apontam uma maior ou menor probabilidade do nosso corpo desenvolver alguma doença.

Patologias como o Alzheimer, o Parkinson e o câncer, por exemplo, têm origem genética. Através do sequenciamento de uma parte do nosso genoma, é possível saber se nós temos ou não os genes determinados que podem levar a quadros dessas doenças.

Um profissional bastante importante dentro do âmbito da saúde personalizada é o aconselhador genético. É ele quem pode nos ajudar a entender quais são os nossos riscos reais de desenvolver alguma doença e, também, como a presença de determinados genes em nosso DNA podem afetar a nossa saúde.

Na Genera, nós contamos com esse serviço, que pode agregar bastante na interpretação do seu teste de DNA.

O que posso esperar do meu atendimento?

O especialista em aconselhamento genético é um profissional capacitado especificamente em auxiliar na compreensão de nossas condições genéticas. Ele pode explicar os resultados do nosso mapeamento genético com mais detalhamento, indicando quais devem ser os nossos passos futuros em direção a uma vida mais saudável.

Durante o aconselhamento, as pessoas podem tirar dúvidas em relação aos resultados do seu teste ou a qualquer outra questão ligada a sua genética, como receber explicações relacionadas ao papel dos fatores ambientais no desenvolvimento de doenças e, até mesmo, qual é a chance dos filhos herdarem as alterações genéticas dos pais.

O aconselhamento genético é recomendado a qualquer pessoa que queira entender melhor sobre o seu DNA.

Quanto custa o aconselhamento e como agendar?

O agendamento do serviço de assessoria multiprofissional é feito online através da plataforma Nav. Acesse esta página para ver o passo-a-passo e agendar o seu atendimento. O custo para um atendimento com o aconselhador genético é de R$149.

Todos os profissionais parceiros da Genera têm mestrado em aconselhamento genético, o que garante atendimentos mais completos e mais precisão na análise dos seus resultados ou no esclarecimento de suas dúvidas.

Risco aumentado de doença: devo me preocupar?

Ao realizar um mapeamento genético, você pode descobrir quais são as suas predisposições para algumas doenças. No teste de DNA da Genera, você pode ver as suas possibilidades de desenvolver certas patologias nos painéis Doenças Genéticas e Escala de Risco Genético.

Os resultados indicarão se você tem uma predisposição aumentada, moderada ou reduzida de ser acometido por algumas condições genéticas. Essa informação, às vezes, causa um choque na pessoa que está lendo o resultado, que logo pensa: “se eu tenho um risco aumentado para esta doença, quer dizer, então, que com certeza vou desenvolvê-la?”

E não é bem assim. Um risco aumentado não significa uma probabilidade alta de desenvolver a doença. Ele quer dizer que a sua propensão é maior que a das outras pessoas que já realizaram o teste, levando em conta apenas alguns fatores genéticos. Da mesma forma, um risco reduzido não significa que você está completamente livre de desenvolver alguma doença.

Em ambos os casos, portanto, deve-se ter em mente que muitas condições genéticas são multifatoriais e que os exames avaliam somente alguns pontos do DNA, e não o genoma completo.

Peça o seu teste genético e agende sua assessoria

Você pode muita coisa interessante sobre o seu DNA com o Teste de Ancestralidade, Saúde e Bem-Estar da Genera, o mais completo e o mais barato do Brasil. Se ainda não fez o seu mapeamento genético, conheça os nossos pacotes e saiba o que cada um oferece. Você pode ver, também, um exemplo de como disponibilizamos os resultados.

Se você está buscando uma interpretação mais detalhada dos seus resultados ou se tem dúvidas relacionadas à sua genética, você pode agendar atendimentos personalizados com nossos profissionais. Além do serviço de aconselhamento genético, disponibilizamos atendimentos com profissionais de educação física, história, nutrição e medicina.