Você sabia que a Genera oferece, além dos testes genéticos, um serviço online com assessorias multiprofissionais para o aprofundamento de diversos aspectos do seu DNA? Um desses serviços é o acompanhamento nutricional, que conta com profissionais especialistas em nutrigenética e na área nutrigenômica. 

O aconselhamento nutricional tem o objetivo de ajudar pessoas de qualquer idade que buscam aprimorar a sua qualidade de vida por meio da alimentação, ao conhecer, por exemplo, variantes que podem indicar predisposição a condições genéticas e a absorção de determinadas vitaminas e nutrientes pelo corpo. 

Cada atendimento é individual e personalizado, feito por videochamada no dia e horário que você agenda com o especialista da Genera. É uma oportunidade única para quem busca aliar praticidade e informação, com o serviço acessível em apenas alguns cliques, pelo celular ou computador. 

A seguir, vamos esclarecer algumas das dúvidas mais comuns dos clientes envolvendo a assessoria multiprofissional de nutrição. 

Para quem o acompanhamento nutricional e genético é indicado? 

O acompanhamento nutricional da Genera pode ajudar a qualquer pessoa que busca explorar com mais profundidade a relação dos seus genes com a alimentação. Não há uma contraindicação ou condição prévia de saúde para poder agendar esse serviço. 

Embora muitas pessoas só busquem um atendimento com nutricionista quando querem emagrecer, há diversos outros motivos pelos quais esse profissional deve ser consultado. Afinal, a alimentação é um ato diário que influencia diretamente o nosso bem-estar. Em diversos casos, algumas queixas de saúde estão intimamente ligadas ao que comemos e bebemos. 

Com a assessoria nutricional, você pode ampliar o seu conhecimento sobre os seus hábitos alimentares e “realinhar” seu cotidiano em busca de mais qualidade de vida. Independentemente do seu estilo de vida, você poderá entender, com o atendimento, se certas dietas são (ou não) eficazes para o seu corpo para que você possa alcançar com mais precisão os seus objetivos nutricionais. 

A Genera recomenda que o cliente tenha adquirido as versões do Standard ou Premium do Teste de Ancestralidade, Saúde e Bem-Estar (conheça os pacotes da Genera e o que inclui cada um deles), que trazem informações mais detalhadas sobre a relação da genética com o corpo, a saúde e a alimentação. Se você já comprou o pacote Basic e deseja solicitar o upgrade, entre em contato com nossa Central de Atendimento. 

O que é um aconselhamento nutricional e o que ele contempla? 

Conversamos com a nutricionista Ariana Rocha, que realiza a assessoria multiprofissional da Genera, e explicou algumas das características do atendimento e a relação da genética com a nutrição. 

Ela conta que a nutrigenética não é uma ciência distante, que apenas vemos em filmes futurísticos. Ela já é uma realidade presente, a qual um nutricionista devidamente especializado e capacitado pode ajudar a entender e interpretar. 

O atendimento auxilia o paciente a direcionar suas condutas alimentares, a fim de compreender os resultados dos testes que possam indicar, por exemplo, maior suscetibilidade para níveis reduzidos de algumas vitaminas, para evitar uma suplementação desnecessária baseada apenas nos testes nutrigenéticos.  

“Existem diferenças individuais nas respostas a exposições agudas ou repetidas a determinados nutrientes, compostos bioativos ou até a combinação destes. Os nossos genes não mudam, por isso podemos ‘modular’ o que eles expressam por meio de estratégias nutricionais e adaptações no estilo de vida”, completa a nutricionista. 

Com base nas informações da assessoria nutricional, e com a ideia de iniciar uma nova estratégia para mudança de hábitos alimentares, o paciente pode marcar uma consulta com um profissional de sua escolha para acompanhamento regular, uma vez que a assessoria não providencia dietas personalizadas ou rotinas alimentares. 

“Os testes de DNA identificam variantes genéticas ou genes associados inclusive com doenças, mas são informações preditivas e não diagnósticas, portanto não substituem outros exames e devem ser utilizados como ferramenta adicional à prescrição nutricional”, explica. 

Como agendar um aconselhamento nutricional com a Genera? 

O agendamento do serviço de assessoria multiprofissional é feito online através da plataforma Nav. Acesse esta página para ver o passo-a-passo e agendar o seu atendimento. O custo para um atendimento com o nutricionista é de R$199.

Vale a pena também conhecer as outras especialidades disponíveis no Assessoria Multiprofissional da Genera: aconselhamento genético, educação física, história e medicina.