A Genera e a Brafrika Viagens participaram do Camarote Casa de Gana, um evento que aconteceu no bairro do Pelourinho durante o Carnaval de Salvador em 2024. A programação dos cinco dias de evento foi repleta de atividades artísticas e culturais que conectam o país africano e a capital baiana.

Imersão na história e cultura ganenses

Iniciativa inédita no Brasil, o Camarote Casa de Gana fez parte da programação do Carnaval de Salvador, tornando-se um espaço de imersão na história e cultura de Gana e promovendo o resgate da ancestralidade e reconexões históricas com o país africano.

| Dica de leitura: Carnaval pelo mundo: história e cultura em diferentes países

Como local de intercâmbio entre a diversidade cultural de Gana e Brasil, o Camarote Casa de Gana contou com artistas, empresários, lideranças e autoridades ganesas, proporcionando ao público uma experiência imersiva com a rica cultura ganense, passando pela arte, história, gastronomia, moda, artesanato, música, danças e muito mais. A ação também promoveu o encontro de artistas ganenses com blocos afro, como o Olodum e Muzenza.

Durante a ação, um dos líderes do Olodum e presidente da Fundação Cultural Palmares, João Jorge Rodrigues foi homenageado pela Embaixada de Gana e Fundação Busia. Recebeu o Prêmio Humanitário, devido a sua contribuição na promoção e preservação da cultura afro-baiana. Na ocasião, o líder também recebeu presentes artesanais oriundos de Gana e também um kit do DNAfro.

Mark Okraku Mantey (ministro de Cultura e Turismo de Gana); Abena Busia (embaixadora de Gana); João Jorge Rodrigues (presidente da Fundação Palmares); e Richard Ohene Kumah (artesão ganês). Foto: Nathane Santana

Gana no Carnaval de Salvador

O carnaval em Salvador possui muitos elementos similares com alguns dos festivais e cerimônias realizadas em Gana, destaca Abena P. Busia, embaixadora de Gana no Brasil. “A música percussiva, as fantasias nas vestimentas, os desfiles em grupos afrocentrados. Tudo isso nos é familiar. A Bahia tem muito da África, especialmente características de Gana, por isso é emocionante fazer esse intercâmbio”.

O Camarote Casa de Gana é uma iniciativa realizada e promovida pela Embaixada de Gana no Brasil e o Ministério do Turismo, Artes e Cultura de Gana, em parceria com Vale do Dendê e BRAGH e apoio da Prefeitura de Salvador.

Sobre a Casa de Gana

A Casa de Gana foi inaugurada em Salvador, a capital afro do Brasil, em novembro de 2023, com a intenção de se tornar um centro cultural fixo de intercâmbio entre Gana e Brasil, oferecendo além de programações abertas ao público, um espaço para estreitar a relação e fortalecer conexões entre os dois países. O projeto é uma iniciativa da parceria entre a Embaixada de Gana no Brasil, Prefeitura de Salvador e Governo do Estado da Bahia.

Atualmente, a Casa de Gana está instalada no bairro do Pelourinho, na Casa Vale do Dendê, sede da organização de impacto social e inovação Vale do Dendê. A proposta, entretanto, é que Casa de Gana ganhe um lugar fixo no centro histórico de Salvador, a Capital Afro do Brasil.

Para a embaixadora de Gana, Abena Busia, o Camarote Casa de Gana é mais uma iniciativa que visa incentivar a instalação de um espaço permanente em Salvador. “Empresários, artistas e produtores estão vindo de Gana para conhecer Salvador e fortalecer laços culturais, turísticos e comerciais entre Gana e Brasil”, afirma.

Apresentação de dança ganense no Camarote Casa de Gana. Foto: Nathane Santana

Relações entre Gana e Brasil

Gana é um país de rica diversidade étnica e cultural, localizado na costa oeste da África, mais especificamente na região da Costa da Mina. Sua diversidade é refletida nas tradições, línguas e expressões culturais como música, dança e artesanato. É um dos maiores produtores mundiais de ouro, mas também tem destaque na extração de bauxita, diamantes e manganês.

| Dica de leitura: Conheça a história genética e curiosidades da Costa da Mina

O país conquistou sua independência em março de 1957, tornando-se inspiração para outras nações africanas. No mesmo mês de sua independência, foi admitido como país-membro da ONU. Entre 1997 e 2006, o secretário geral da ONU foi o diplomata ganês Kofi Annan, o primeiro negro africano a ocupar o cargo diplomático mais importante do mundo.

As relações diplomáticas entre Gana e Brasil se iniciaram em 1960. O Brasil estabeleceu sua embaixada em Acra, capital de Gana, sendo a primeira do Brasil localizada na África Subsaariana. Já a embaixada de Gana no Brasil é a única do país na América do Sul.

Entre os anos 1960 e 1970, as relações entre os dois países foram marcadas por uma agenda comum, voltada principalmente para a condenação ao apartheid e para a autodeterminação dos povos, além de outros temas. Já na década de 1980, Gana copatrocinou o projeto de resolução apresentado pelo Brasil na ONU para a criação da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (ZOPACAS).

As relações bilaterais tem ganhado novo impulso e, desde os anos 2000, há intensa troca de visitas de altas autoridades entre os países.

Gana tem sido importante parceiro do Brasil na África Ocidental, o que se reflete na intensificação do diálogo político e do comércio bilateral, e também no fortalecimento da cooperação técnica.

Gana na ancestralidade do brasileiro

Apesar disso, a relação entre os dois países e sua conexão histórica é bem mais antiga.

Grande parte dos africanos escravizados enviados ao Brasil pertenciam à costa da África Ocidental. A Costa da Mina, que inclui Gana, é a região africana mais representativa hoje no DNA do brasileiro, de acordo com levantamento realizado pela Genera.

| Saiba mais: A África no DNA do brasileiro

Já os africanos que foram repatriadas e voltaram à Gana até hoje são chamados de “Tabom”, em referência à expressão portuguesa “tá bom”. Os Tabom levaram consigo influências da cultura brasileira e foram responsáveis pela construção da primeira casa de dois andares em Acra, tipo de arquitetura que ficou conhecido como casa Brasil.

E com a Bahia, essa relação ancestral se torna ainda mais especial. De todos os africanos escravizados trazidos ao Brasil, um terço desembarcou na Bahia. Foram mais de um milhão e trezentas e quarenta mil pessoas. E isso se reflete no DNA da Bahia: 23,05% do DNA do povo baiano vêm da África.

| Entenda: Ancestralidadade da Bahia

Cristiane Santos, da Brafrika, no Camarote Casa de Gana

Genera e Brafrika: DNAfro no Carnaval de Salvador

Além de todas as atrações presentes no Camarote Casa de Gana, houve uma presença mais que especial: Genera e Brafrika apresentam o DNAfro.

O DNAfro é um painel genético especial, desenvolvido em parceria por Genera, Brafrika Viagens e a geneticista Verena Silva Santos. Ele foi cuidadosamente pensado para trazer dados de saúde focados especialmente a partir da perspectiva da população negra. Representa um passo importante para se entender a população brasileira em sua totalidade.

| Conheça melhor: Genera e Brafrika lançam DNAfro, painel especializado na genética de pessoas afrodescendentes

O teste de ancestralidade, saúde e bem-estar da Genera, junto com o Painel DNAfro, esteve disponível para compra com preço promocional durante toda a programação do Camarote Casa de Gana. Mas o pacote ainda pode ser adquirido através do site da Brafrika.

A caixinha do kit ainda conta com um envelopamento especial com uma belíssima arte produzida pela artista visual Bia Foratori exclusivamente para o DNAfro.

Além dos relatórios genéticos de bem-estar e saúde, com o teste genético da Genera + Brafrika as pessoas podem desvendar suas origens ancestrais e descobrir quantas Áfricas existem em seu DNA.

“Ao fazer o Teste DNAfro, você abre a possibilidade de celebrar a sua ancestralidade, sendo possível dizer qual é a África que vive em você. Além disso, nós criamos vivências sensoriais que proporcionam um entendimento maior da sua ancestralidade através da comida, da música e referências estéticas”, aponta Bia Moremi, fundadora da Brafrika Viagens.