A disponibilidade de estudos da área da genética é consideravelmente maior entre as populações de origem europeia em comparação com as demais, em especial as de origem africana. Isso cria uma grande lacuna científica, uma vez que, em muitos casos, não temos pesquisas suficientes relacionadas especificamente a determinadas populações.

Levando esse fator em consideração, a Genera, em parceria com a agência de afroturismo Brafrika, lançou o painel DNAfro, com características desenvolvidas principalmente com estudos científicos conduzidos com populações africanas e afrodescendentes. 

Ficou curioso sobre esse painel? Explicamos neste texto tudo o que você precisa saber, incluindo quais características estão disponíveis e como adquiri-lo.  

Qual é o objetivo do painel DNAfro? 

O intuito do painel DNAfro é fazer com que você consiga explorar, de maneira ainda mais aprofundada, o seu organismo e os seus cuidados com a saúde a partir da análise de novos estudos e novos marcadores genéticos. 

Ele foi cuidadosamente desenvolvido para trazer dados de saúde pensados especialmente sob a perspectiva da população negra e é um passo importante para se entender a população brasileira em sua totalidade. 

Do ponto de vista científico, o painel tem o objetivo de entender com maior detalhamento a genética de populações com origem africana.

Para criar o painel DNAfro, o time de Pesquisa e Desenvolvimento da Genera se aliou à geneticista Verena Silva Santos. Foi realizado um levantamento de diversos estudos científicos para que, posteriormente, fossem filtrados aqueles que analisaram especialmente a genética de pessoas africanas e afrodescendentes. 

A geneticista Verena Silva Santos contribuiu fornecendo o aporte científico e social, como mulher negra e nordestina, necessário às características e cuidados com a saúde que podem impactar a população afrodescendente brasileira. 

Quais características estão incluídas?  

Com o painel DNAfro, você poderá entender se apresenta ou não predisposição a nove características e condições genéticas. 

Algumas delas têm maior relação com pessoas de origem africana. É o caso da diabetes tipo 2, por exemplo, para a qual a ancestralidade africana é um fator de risco. Da mesma maneira, estudos demonstram que a doença renal crônica é mais prevalente entre pessoas com origem africana. 

As nove características incluídas no painel são as seguintes: 

  • Níveis de bilirrubina (pessoas afrodescendentes) 
  • Obesidade (pessoas afrodescendentes) 
  • Doença arterial coronariana (pessoas afrodescendentes) 
  • Doenças cardiovasculares (pessoas afrodescendentes)
  • Diabetes tipo 2 (pessoas africanas) 
  • Osteoporose (pessoas africanas) 
  • Doença renal crônica (pessoas africanas e afrodescendentes) 
  • Linfoma não Hodgkin (populações africanas) 
  • Intolerância à lactose (populações africanas)

Como interpretar meus resultados? 

Muitas características genéticas, como as contidas no painel DNAfro, são multifatoriais, ou seja, existe mais de um marcador genético que influencia o seu desenvolvimento. Além disso, há inúmeros fatores ambientais que contribuem para o desenvolvimento dessas condições. Por essas razões, os resultados desse e de outros painéis da Genera sempre devem ser avaliados de forma conjunta. 

| Saiba mais: Fale com um aconselhador genético para entender melhor os seus resultados 

É importante ter em mente que os resultados das características do painel DNAfro são válidos tanto para pessoas afrodescendentes quanto para indivíduos com outras ancestralidades, uma vez que os marcadores genéticos analisados estão presentes em todos os seres humanos.

O desenvolvimento deste painel é uma importante iniciativa direcionada à saúde preventiva das pessoas negras do Brasil e representa um avanço em relação às pesquisas desenvolvidas e direcionadas para indivíduos com ancestralidades africanas. 

| Saiba mais: Quanto de África tem no DNA do brasileiro?

Como posso adquirir o DNAfro? 

O painel DNAfro pode ser adquirido exclusivamente pela página da agência de afroturismo Brafrika Viagens. No site, o cliente deverá optar por qual pacote do Teste de Ancestralidade, Saúde e Bem-Estar ele deseja. 

Clientes que já fizeram o teste da Genera, mesmo que não o tenham comprado com a Brafrika Viagens, poderão adquirir somente o painel DNAfro, sem precisar fazer uma nova coleta, a partir da modalidade upgrade, também disponível no site da empresa parceira.

Além das características de saúde, a Genera oferece também o Teste de Ancestralidade, através do qual é possível saber quais regiões do mundo, inclusive várias do continente africano, fazem parte do nosso DNA.

| Adquira aqui o seu painel DNAfro!