Sempre que falamos de testes de ancestralidade, saúde e bem-estar a partir da análise de DNA, nos referimos ao mapeamento genético. Mas o que exatamente significa essa expressão? Neste artigo, você irá entender o que é mapeamento genético e como a Genera faz para desvendar o seu DNA.

DNA, cromossomos e genes: qual a relação?

Antes de entender o que é mapeamento genético, é importante compreender qual a relação entre DNA, genes e cromossomos.

O DNA é uma molécula presente em cada uma de nossas células. Nós possuímos dois tipos de DNA, o mitocondrial, presente nas mitocôndrias (organela responsável pela produção de energia da célula) e o nuclear, que compõe nossos cromossomos.

Nosso DNA contém toda a informação genética de nosso organismo, e está organizado em sequências bem estruturadas. As diferentes sequências de DNA formam os cromossomos.

O ser humano possui 23 pares de cromossomos, ou seja, um total de 46 cromossomos. Eles se organizam em pares e estão presentes em quase todas as nossas células.

Uma das exceções são os gametas, isto é, as células sexuais ou reprodutivas (espermatozoide e ovócito). Essas células possuem apenas 23 cromossomos. Isso garante que, na fecundação, haja a soma e pareamento dos cromossomos do espermatozoide com os do óvulo, totalizando os 46. É assim que recebemos os genes de nosso pai e de nossa mãe biológicos. Cada cromossomo tem de centenas a milhares de genes.

Os genes são unidades de informação genética que determinam tanto as características próprias da espécie humana quanto as específicas de cada indivíduo. Algumas características genéticas podem ser determinadas por um único gene, enquanto outras são influenciadas pelo conjunto de vários genes e suas variações.

Agora, imagine uma infinidade de combinações entre os milhares de genes que possuímos. Muita coisa para se estudar e compreender, não é mesmo? Portanto, há ainda muitas pesquisas em andamento e novas a serem iniciadas para desvendar todos os segredos do nosso DNA.

| Dica de leitura: 5 recentes e importantes avanços da genética

E o que o mapeamento genético tem com isso?

Quando usamos um mapa, normalmente queremos nos localizar ou encontrar a localização de alguma coisa. E o mapeamento genético tem esse mesmo sentido.

Com milhares de genes, sendo cada um deles – ou as diferentes combinações – responsável por características específicas do organismo, é importante saber onde eles estão localizados no nosso DNA.

O mapeamento genético é, então, um mapa que especifica em quais cromossomos se localizam cada um dos nossos genes e quais funções ou influências eles exercem no nosso corpo.

Projeto Genoma Humano

Mapear o nosso DNA é algo bastante recente. Tornou-se possível graças ao Projeto Genoma Humano, que foi concluído em abril de 2003.

Entre as descobertas do estudo, estão a quantidade de genes dos seres humanos, cerca de 20 a 25 mil. Além disso, a pesquisa revelou a semelhança de 99,9% entre o DNA de dois humanos diferentes, o que demonstra a importância de se estudar as variações genéticas entre os indivíduos.

| Saiba mais: Como o Projeto Genoma Humano ajudou a desmistificar o DNA

Como a Genera descobre nossa ancestralidade e características genéticas?

Por estar presente em quase todas as nossas células, é fácil obter o nosso DNA. Por isso basta a coleta de saliva, sem precisar sair de casa, para que a Genera consiga analisá-lo.

Contudo, para desvendar os segredos da sua genética, o processo é um pouco mais trabalhoso. Em nosso laboratório de análise, contamos tanto com uma equipe especializada quanto com tecnologias avançadas que permitem mapear o seu DNA.

Mas, de forma resumida, entre os milhares de genes e suas variações, a Genera seleciona marcadores genéticos (SNPs) específicos que correspondem às características disponibilizadas em nossa plataforma de resultados.

| Leia também: Como conseguimos identificar as variações genéticas entre pessoas?

E isso só é possível com o mapeamento genético. Ele funciona como um mapa do tesouro: você utiliza para ir direto ao “X” que indica onde o baú está localizado. Aí é abrir esse baú para descobrir o que tem dentro. Dependendo do que for encontrado ali, será o resultado do seu teste genético.

Agora, para calcular sua ancestralidade, a calculadora da Genera avalia a semelhança genética com etnias analisadas e presentes em nosso banco de dados e em bancos compartilhados por instituições científicas.

Já para encontrar as pessoas com quem você tem “match de DNA”, ou seja, quem são seus possíveis parentes, são comparados a quantidade e o tamanho de segmentos de DNA em comum com outras pessoas que também fizeram o teste da Genera.

Quanto maior a quantidade de segmentos compartilhados com outra pessoa, maior a correspondência genética. O tamanho desses segmentos é medido em centimorgan (cM), a unidade de medida utilizada em genética e que você encontra ao lado dos seus matches na Plataforma Busca Parentes.

E você, gostou de conhecer mais sobre o que é mapeamento genético? Para saber como apresentamos os resultados dos nossos testes, acesse aqui.