A ferramenta Busca Parentes da Genera foi atualizada para a sua quarta versão, com o objetivo de otimizar a navegação na plataforma e oferecer às pessoas resultados ainda mais precisos. 

As correspondências genéticas, também chamadas de matches, apresentadas em nossa plataforma estão com maior especificidade e mais assertivas em comparação com a metodologia de análise que utilizávamos anteriormente. 

Além disso, agora você pode pesquisar nomes e sobrenomes específicos em sua lista de correspondências. Também é possível organizar os seus matches em ordem alfabética, ou se preferir, colocar o número de centimorgans compartilhados em ordem crescente ou decrescente, permitindo, assim, mais agilidade na sua navegação. 

O que é a ferramenta Busca Parentes

O Busca Parentes é uma plataforma exclusiva da Genera na qual comparamos o material genético de todas as pessoas que já realizaram os nossos testes, tentando encontrar correspondências entre os seus DNAs. Veja um exemplo de como os resultados são apresentados.  

Através da ferramenta, identificamos se você compartilha sequências idênticas de DNA com outros usuários da nossa plataforma, estimando, assim, a quantidade de material genético compartilhado e também, o grau de parentesco entre vocês.   

O Busca Parentes está incluso na compra dos pacotes Basic, Standard ou Premium.  

Entenda qual é a precisão da plataforma Busca Parentes e qual é a ciência por trás dela. 

Quais são as mudanças da versão 4?

O novo método de análise do Busca Parentes é semelhante ao que utilizávamos anteriormente, no qual, para calcular o grau de parentesco entre duas pessoas, fazemos uma varredura das sequências de DNA compartilhadas entre elas em todos os 22 pares de cromossomos autossômicos. Essa varredura é realizada em todos os indivíduos que já estão em nossa plataforma e também é feita com cada nova pessoa que entra em nosso banco de dados. Dessa forma, à medida que novos usuários realizam os testes, você pode ter novos matches em sua lista. 

A diferença agora é que as correspondências genéticas estarão com maior especificidade, mais acuradas e precisas. É possível que, devido à assertividade, o número de matches encontrados seja um pouco menor que os encontrados na versão passada, principalmente para clientes com um alto valor de ancestralidade para um grupo especifico. Contudo, reiteramos que a assertividade dos matches será maior. 

A relação entre o parentesco e o total de centimorgans atualizada a partir do novo método de análise da Genera pode ser vista na tabela abaixo:

Relação entre o total de centimorgans compartilhado e o grau de parentesco no Busca Parentes V4 da Genera.
Relação entre o total de centimorgans compartilhado e o grau de parentesco no Busca Parentes V4 da Genera.

A outra mudança da versão 4 tem a ver com a navegabilidade na plataforma. A ferramenta conta, agora, com um filtro de nomes, através do qual é possível pesquisar nomes ou sobrenomes específicos das pessoas que compartilham DNA com você. Para realizar uma busca, basta clicar no ícone da lupa localizado na parte direita da sua lista de correspondências.   

Além disso, a lista de matches poderá ser organizada em ordem alfabética ou a partir da quantidade de DNA compartilhado entre as correspondências. 

Dúvidas frequentes

A nova metodologia da plataforma Busca Parentes será utilizada em todas as novas análises de DNA feitas a partir do dia 11 de julho de 2022, independentemente do método de processamento escolhido (método 1 ou método 2). Isso é possível porque, em ambos os métodos de processamento, são analisados os conjuntos de SNPs necessários para as estimativas de parentesco 

Para todos os usuários cadastrados em nossa plataforma antes da atualização da versão 4, os matches processados com o algoritmo anterior serão mantidos sem alterações. Já os novos matches, que serão incluídos na plataforma a partir de 11 de julho de 2022, serão processados com a nova metodologia, seguindo os novos valores de cM. 

Ressaltamos que os valores apresentados podem variar de acordo com a metodologia utilizada por cada empresa de genética, isto é, a análise do mesmo DNA por empresas diferentes pode resultar em números de cM distintos.  

Caso tenha alguma dúvida sobre os produtos da Genera, visite a nossa Central de Ajuda. Você pode, também, entrar em contato conosco pelo WhatsApp (11) 91042-5421 ou pelo e-mail contato@genera.com.br. 

Faça o seu Teste de Ancestralidade e tenha acesso ao Busca Parentes

Se ainda não tem acesso à plataforma Busca Parentes e ficou curioso para encontrar correspondências de DNA, você pode adquirir agora o seu Teste de Ancestralidade da Genera. O teste é realizado em casa, a partir apenas de uma amostra de saliva. 

Com ele, além de encontrar familiares por todo o país, você pode saber a origem dos seus antepassados e os caminhos percorridos por eles ao longo da história. Conheça mais sobre o Teste de Ancestralidade da Genera, o mais completo do Brasil e o mais barato do mundo. 

teste genera