Este texto diz respeito a uma atualização anterior da plataforma Busca Parentes. Para saber mais sobre a versão mais recente da ferramenta, lançada em 11 de junho de 2022, visite esta página.

A Genera está constantemente investindo em novas tecnologias e no desenvolvimento de novos produtos com o objetivo de continuar oferecendo os testes genéticos mais completos e acessíveis do Brasil.

Pensando nisso, e levando em consideração o interesse de apresentar melhores resultados nos nossos testes e a opinião dos nossos usuários sobre os nossos serviços, atualizamos o nosso algoritmo de identificação de parentes em nossa base de dados.

Com a atualização, a ferramenta Busca Parentes trará informações mais assertivas, ou seja, os matches genéticos apresentados em nossa plataforma serão mais precisos em comparação com a nossa metodologia de análise anterior.

teste genera

O que é o Busca Parentes?

O Busca Parentes é uma plataforma exclusiva da Genera na qual comparamos o material genético de todas as pessoas que já realizaram os nossos testes, tentando encontrar correspondências entre os seus DNAs.

Através da ferramenta, identificamos se você compartilha sequências de DNA com outros usuários da Genera. Se trechos de DNA forem iguais, estimamos a quantidade de material genético compartilhado e, também, o grau de parentesco entre vocês. Além disso, você poderá entrar em contato com todos os seus possíveis familiares.

Na página da plataforma Busca Parentes, é apresentada uma lista com todas as suas correspondências genéticas. Ao realizar o seu teste e se cadastrar no site da Genera, a pessoa pode optar por ativar ou desativar o Busca Parentes. Caso a pessoa o desabilite, ela deixará de ter acesso à plataforma e não poderá ser encontrada por outros usuários.  

O Busca Parentes está incluso na compra dos pacotes Basic, Standard ou Premium.

O que mudou?

A estimativa do grau de parentesco entre duas pessoas é dada em centimorgans (cM). Cada centimorgan corresponde a aproximadamente um milhão de pares de bases de DNA. Por exemplo, se você compartilhar um total de 100 cM com alguém, vocês possuem aproximadamente cem milhões de pares de bases de DNA iguais. Esta quantidade de material genético compartilhado corresponderia a um grau de parentesco de primos de segundo ou terceiro grau.

A relação entre o parentesco e o total de centimorgans atualizada a partir do novo método de análise da Genera pode ser vista na tabela abaixo:

Relação entre o total de centimorgans compartilhado e o grau de parentesco segundo escala da Genera
Relação entre o total de centimorgans compartilhado e o grau de parentesco

O novo método de análise do Busca Parentes funciona da seguinte maneira:

Para calcular o grau de parentesco entre duas pessoas, fazemos uma varredura, em todos os 22 pares de cromossomos autossômicos, das sequências de DNA compartilhadas entre elas.

Essa análise leva em consideração as sequências de SNPs em comum entre os dois indivíduos. Os SNPs (sigla para polimorfismo de nucleotídeo único) são pequenas variações no DNA, herdadas das gerações anteriores à nossa e que podem ser usadas como marcadores genéticos de ancestralidade e parentesco entre os indivíduos.

A sequência só é contabilizada no total final de centimorgans caso as duas pessoas tenham o mesmo segmento de pelo menos 450 SNPs em seus DNAs. Dessa maneira, quanto maiores os segmentos em comum, mais próximo é o grau de parentesco.

Dúvidas frequentes

A nova metodologia da plataforma Busca Parentes será utilizada em todas as novas análises de DNA feitas a partir do dia 27 de julho de 2021, independentemente do método de processamento escolhido (método 1 ou método 2). Isso é possível porque, em ambos os métodos de processamento, são analisados os conjuntos de SNPs necessários para as estimativas de parentesco.

Todos aqueles usuários que fizeram seus testes de DNA antes da atualização do Busca Parentes, quando comparados com usuários antigos, continuarão com suas correspondências genéticas analisadas pelo método anterior. Entretanto, quando comparados com novos usuários, a análise será feita por meio da nova metodologia, seguindo os novos valores de cM.

Ressaltamos que os valores podem variar de acordo com a metodologia utilizada por cada empresa de genética, isto é, a análise do mesmo DNA por empresas diferentes pode resultar em números de cM distintos. Contudo, esses resultados não afetam a predição final de parentesco, uma vez que as empresas fazem uso de uma escala própria (a da Genera pode ser vista na tabela acima).

Estamos trabalhando para que em breve as relações de parentesco e o total de centimorgans estimados pelo antigo Busca Parentes sejam atualizadas com base no novo algoritmo de análise, tanto para os usuários cujos dados foram processados pelos métodos de processamento 1 e 2 quanto para os que tiveram seus dados processados pelo FTDNA.

Caso tenha alguma dúvida sobre os produtos da Genera, visite a nossa Central de Ajuda. Você pode, também, entrar em contato conosco pelo WhatsApp (11) 91042-5421 ou pelo e-mail contato@genera.com.br.

Conheça o Teste de Ancestralidade, Saúde e Bem-Estar da Genera e o que vem em cada pacote.