A partir do levantamento da Genera sobre a ancestralidade do brasileiro, vamos nos aprofundar nas origens asiáticas presentes no nosso DNA?

Em menor representatividade em relação aos demais continentes presentes no DNA do brasileiro, a Ásia concebe 2% de sua ancestralidade. Destes, 85% corresponde a Japão e Coréia. China (Han) fica em seguida, com 4%.

Vale ressaltar que, apesar da pouca expressão na ancestralidade média geral da população brasileira, o Brasil recebeu muitos imigrantes asiáticos, porém mais recentemente se comparado aos outros continentes.

A imigração japonesa, por exemplo, se iniciou no início do século 20. Atualmente, o Brasil abriga a maior população de origem japonesa fora do Japão. Já em relação à imigração chinesa, um grande fluxo se deu a partir da década de 1950, e continua nos dias atuais.

Segundo o censo de 2010 do IBGE, aproximadamente 2,08 milhões de brasileiros se declaram de origem asiática, incluindo japoneses, coreanos e chineses.

As comunidades asiáticas no Brasil

As populações asiáticas no Brasil, por serem mais recentes, estão concentradas em comunidades e regiões específicas do país, e como ocorreu com os imigrantes europeus entre os séculos 19 e 20, acabam interagindo mais entre si, devido à identificação cultural.

Com o tempo, ao decorrer das gerações, a ancestralidade asiática deve ser mais expressiva entre a população brasileira, sobretudo nos estados de São Paulo e Paraná, que especialmente se tornaram destinos desses grupos de imigrantes.

Cerca de 70% dos brasileiros asiáticos concentram-se no estado de São Paulo. Mas existem também populações significativas em outros estados, como Paraná, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Pará e Pernambuco, o que corresponde com os dados coletados pela Genera que indicam os estados com maior representatividade dessa ascendência.

Os três estados brasileiros que mais possuem essa ancestralidade são:

  • São Paulo: 3,64%
  • Mato Grosso do Sul: 2,89%
  • Paraná: 2,63%

A Ásia no DNA do brasileiro

Ancestralidade do brasileiro por continente

Leia também sobre como os demais continentes fazem parte da nossa ancestralidade: