A partir do levantamento da Genera sobre a ancestralidade do brasileiro, vamos nos aprofundar nas origens americanas presentes no nosso DNA?

Considerando os povos originários das Américas, que compõem 6,5% do DNA brasileiro, destaca-se a Amazônia que representa 42% destes. Seguidamente, tem-se 27% dos povos da América Andina (região que corta a cordilheira dos Andes e incluem povos do Lago Titicaca, como Uros, Quechua e Aymara, e da região central dos Andes, como Aymaras e Quechuas) e 14,5% dos povos tupis.

| Leia mais: O passado genético das Américas

Os povos originários no Brasil

Durante a colonização brasileira pelos portugueses, os povos originários foram dizimados, tanto pela escravização e conflitos por terras, quanto pelas doenças trazidas pelos europeus, às quais não tinham imunidade natural.

Com a crescente povoação e urbanização a partir da costa litorânea, os povos remanescentes concentraram-se nas áreas do país mais tardiamente exploradas, como as regiões Norte e Centro Oeste.

Contudo, junto aos europeus e africanos, os povos indígenas são um importante componente da formação do povo brasileiro. Além disso, para esta análise, é importante ressaltar que o teste genético é feito, majoritariamente, por populações urbanas, o que dificulta a amostragem de povos tradicionais.

Os três estados brasileiros que mais possuem essa ancestralidade são:

  • Amapá: 28,17%
  • Amazonas: 22,18%
  • Pará: 19,41%

As Américas no DNA do brasileiro
De acordo com o Censo 2010, do IBGE, quase 900 mil pessoas no Brasil se declaram como indígenas. Dessas, 57,7% vivem em terras indígenas oficialmente reconhecidas. Na pesquisa, o estado do Amazonas é o que mais possui pessoas autodeclaradas indígenas, destacando-se também no levantamento da Genera.

Ancestralidade do brasileiro por continente

Leia também sobre como os demais continentes fazem parte da nossa ancestralidade: