Ancestralidade é um dos principais temas abordados pela Genera. Acreditamos que, ao sabermos mais sobre os nossos antepassados, podemos nos conectar com a nossa história e fortalecer o nosso autoconhecimento.  Nesse sentido, reconhecer e valorizar a ancestralidade indígena é um movimento fundamental para o resgate da história do Brasil e dos brasileiros, uma vez que os povos originários, ao longo dos séculos, têm lutado pela preservação da sua cultura e dos seus saberes. 

Convidamos você a conhecer mais sobre os povos originários brasileiros a partir de 5 textos do blog da Genera. Vem se informar com a gente! 

1. Onde estão os povos indígenas do Brasil? 

Sabia que, somente no território brasileiro, existem mais de 300 etnias indígenas diferentes? É uma pluralidade enorme! Além disso, são mais de 200 idiomas indígenas identificados no Brasil. 

Neste material exploramos vários dados demográficos interessantes a respeito dos povos originários do nosso país. Você vai descobrir quais municípios têm a maior porcentagem de população indígena e, também, quais são as línguas mais faladas. Também explicamos quais critérios são, segundo a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), levados em conta para uma pessoa ser considerada indígena. 

| Entenda mais em: Onde estão os povos indígenas do Brasil?

Onde estão os povos indígenas do Brasil?

2. O passado genético das Américas 

De que maneira os povos originários chegaram até o continente americano? Essa é uma pergunta importante, que atrai bastante curiosidade por parte da comunidade científica. 

A hipótese mais difundida e aceita pelos pesquisadores indica que a chegada do ser humano no nosso continente ocorreu há cerca de 50 mil anos, por um caminho entre a Ásia e a América do Norte durante a Era Glacial.  

E depois? Como foi o deslocamento até o sul do continente?

| Veja todos os detalhes no nosso blog: O passado genético das Américas

3. As Américas no DNA do brasileiro 

A Genera realizou um estudo sobre a ancestralidade indígena do povo brasileiro e descobriu que o DNA das etnias da Amazônia é o mais frequente entre as pessoas que têm um componente indígena em sua genética.  

A pesquisa concluiu também que o estado brasileiro cujas pessoas têm mais ancestralidade indígena é o Amapá, com mais de 28%.

| Saiba mais sobre o estudo em: As Américas no DNA do brasileiro

As Américas no DNA do brasileiro

4. Conheça sua ancestralidade: nativos da Amazônia 

A ancestralidade dos povos originários da Amazônia pode nos revelar aspectos importantes sobre a história do Brasil e das Américas no geral. Existem vestígios de presença humana na região que datam de mais de 10 mil anos atrás. 

A floresta amazônica, para as pessoas que a habitaram e ainda a habitam, é essencial para a sua sobrevivência. É ela que provê todos os elementos indispensáveis para a vida, como o alimento, a água e a moradia.  

Neste conteúdo, destacamos algumas curiosidades sobre os povos originários amazônicos.

| Acesse: Conheça sua ancestralidade: Nativos da Amazônia

nativos da amazonia

5. Como a ancestralidade indígena faz parte da nossa história? 

Apesar dos séculos de marginalização, exploração e violência sofridos pelos povos indígenas durante a colonização e após a independência do Brasil, sua presença e influência persistem em muitos aspectos da cultura brasileira, como culinária, música, medicina tradicional, linguagem e até mesmo a própria identidade nacional. 

A ancestralidade indígena está entrelaçada com a história, a cultura e a identidade do povo brasileiro, e representa uma parte importante da sua trajetória. 

A Genera tem realizado avanços científicos na área da genômica para dar visibilidade à ancestralidade das etnias indígenas das Américas. Um desses passos foi a inclusão de grupos indígenas específicos em nossa plataforma de resultados, como os quéchuas e os tupis ariquém.

| Leia mais em nosso blog: Como a ancestralidade indígena faz parte da nossa história?

ancestralidade indigena