O painel de Ancestralidade Global da Genera apresenta as regiões do mundo que compõem o seu DNA. Para isso, conta com dezenas de povos e etnias de todos os continentes em sua base de dados genéticos. Conheça um pouco mais da história genética e curiosidades ancestrais dos povos nativos da Amazônia.

História genética dos nativos da Amazônia

A Amazônia se estende por Equador, Peru, Bolívia, Colômbia, Venezuela e a região Norte do Brasil, além de parte de Guiana e Suriname.

Existem vestígios de presença humana na Amazônia datando de 11 mil anos atrás. Esta foi possivelmente uma das últimas regiões do mundo a ser povoada, pois há hipóteses de que a vida em florestas tropicais como a Amazônia só seria possível com acesso a alimentos cultivados, não bastando caça e coleta.

Além disso, uma das possíveis rotas que explicam a chegada do homem à América do Sul envolve sair da África pelo Sinai, atravessar toda a Ásia até sua conexão com a América do Norte no Estreito de Bering e daí seguir pelo continente americano no sentido sul. Ou seja, trata-se do ponto mais distante da África por vias terrestres, o que pode ter atrasado a ocupação.

| Leia mais: Os povos indígenas e suas linhagens no continente americano

O censo IBGE de 2010 revelou que mais de 810 mil pessoas se autodeclararam indígenas no Brasil, sendo que quase 40% se concentram na região Norte, em especial na zona rural do Estado do Amazonas.

A etnia mais numerosa presente no território brasileiro atualmente, a Tikuna (autodenominada Magüta), estabelece-se justamente no Amazonas, com alguns habitantes também no Peru e Colômbia. Os primeiros contatos destes com os europeus teriam ocorrido no final do século XVII, com jesuítas espanhóis que levantaram assentamentos nas margens do rio Solimões.

Curiosidades ancestrais dos nativos da Amazônia

Conheça algumas curiosidades que são marca registrada dos povos nativos da Amazônia.

Kene

Os Shipibo-Konibo, habitantes da Amazônia peruana, possuem uma técnica de desenho que busca envolver um objeto (como um item de vestuário, por exemplo) com redes de padrões geométricos que trazem a ideia de animação à peça.

Para tal, são utilizadas linhas de diferentes espessuras que são ajustadas à forma tridimensional do objeto a ser decorado. A composição é caracterizada também por seu horror vacui (“horror do vazio”), ou seja, toda a peça deve ser trabalhada e detalhada, sem deixar espaços em branco.

Cupuaçu

Uma das frutas mais populares da Amazônia é o cupuaçu, que é utilizada em diversos itens das indústrias alimentícia e estética. Trata-se de um “parente” do cacau, que por vezes é utilizado para produção de chocolate – ou, especificamente, cupulate.

cupuaçu
Cupuaçu

O fruto já foi utilizado como base alimentícia para algumas populações nativas, e também como remédio contra dores abdominais. Anualmente, ao término da safra (entre abril e maio), ocorre a Festa do Cupuaçu na cidade de Presidente Figueiredo-AM, uma das maiores produtoras de cupuaçu do estado.

| Leia também: As etnias presentes no painel de Ancestralidade da Genera

Quer descobrir se você tem essa ancestralidade no seu DNA? Aproveite nossas promoções para garantir o seu teste Genera!

ancestralidade