Saber a origem de nossos antepassados é um dos motivos que levam as pessoas a se aventurarem no mundo da genômica pessoal e fazerem testes de ancestralidade. Nessa busca, validamos muitas informações que nos foram passadas pelos nossos pais e avós, descobrimos coisas novas e surpreendentes e, também, ficamos com algumas dúvidas. Quem foram Adão e Eva biológicos? Eles viviam juntos? 

Uma das perguntas que chegam com frequência aos nossos canais de atendimento diz respeito aos nossos antepassados comuns por parte de mãe e de pai, conhecidos na ciência como Adão cromossomial-Y e Eva mitocondrial.

Diferentemente do que se pensa em um primeiro momento, esses termos nada têm a ver com o Adão e a Eva que conhecemos da bíblia cristã. Na verdade, esses nomes foram dados por convenção, já que estamos nos referindo aos primeiros indivíduos documentados que carregaram o DNA em uma sequência similar à que encontramos hoje. Ou seja, não estamos, de fato, falando sobre os personagens bíblicos, mas sim utilizando esses nomes como referência.

Apesar de parecer difícil à primeira vista, eles são termos que facilitam o entendimento da genética e da ancestralidade humana. Explicaremos um pouco mais sobre eles – bem como sobre outras interseções entre ciência e religião.

Quando ciência e mitologia se encontram

Há milênios, muito antes da utilização de uma tecnologia avançada tal como a de hoje, as pessoas se utilizavam da mitologia para explicarem o mundo à sua volta. Estes mitos, frequentemente transmitidos por tradição oral e normalmente imbuídos de uma conotação sagrada, advinham das experiências coletivas de cada sociedade e não só ajudavam a explicar o mundo como também versavam sobre costumes, tabus e crenças de uma determinada cultura.

Quimeras eram criaturas fantásticas híbridas de leão, cabra e cobra. O termo é utilizado na ciência para se referir a organismos com DNAs diferentes. Fonte: pontobiologia

Algumas mitologias, entre as várias que já existiram ou existem, se popularizaram mais do que outras no ocidente, com destaque para as mitologias nórdica, greco-romana e judaico-cristã (muito, em partes, devido ao grande número de seguidores que o cristianismo ainda detém). Figuras como Thor, Odin, Zeus, Hércules, Sansão e Noé estão, de uma forma ou de outra, presentes no imaginário popular.

Não obstante, os elementos de suas narrativas estão incrustadas em diversos aspectos da nossa cultura: seria um esforço hercúleo nomear todos os exemplos, de modo que ficaríamos aqui até o próximo dilúvio tentando lembrar de todos eles.

Dessa maneira, é natural que, eventualmente, cientistas se utilizem de alegorias mitológicas para definir algumas nomenclaturas e termos técnicos. Além do Adão cromossomial-Y e da Eva mitocondrial, podemos citar outros exemplos:

  • Quimera: na mitologia grega, era uma criatura com cabeça de leão, corpo de cabra e cauda de serpente. Na biologia, quimerismo é o termo usado para definir organismos com DNA oriundo de zigotos diferentes.
  • Medusa: criatura feminina da mitologia grega com cabelos de serpente e que transformava pessoas em pedra com o olhar. Em biologia, a palavra medusa define uma das fases da vida do filo dos cnidários: as águas-vivas.
  • Tellus: denominação romana para a deusa terra. O telúrio é um elemento químico nomeado em sua homenagem. Um caso semelhante é o selênio, nomeado em alusão à deusa Selene (lua).

Apesar de ser utilizada com mais frequência nesse contexto, a mitologia grega não é a única a contribuir com o vernáculo científico. Adão e Eva são, de acordo com as descrições do livro do Gênesis, as primeiras pessoas a habitarem a Terra, no Jardim do Éden, sendo os pais de todos os humanos até hoje.

À luz da evolução e da seleção natural, fica fácil saber que a história não se deu exatamente assim. Então, quem afinal eram Adão e Eva biológicos?

Adão biológico (ou Adão cromossomial-Y)

O termo Adão biológico se refere à última pessoa cujo cromossomo Y (presente somente em pessoas do sexo biológico masculino) foi passado até os dias atuais, isso é, ainda possui descendentes vivos.

Entretanto, isso não significa que ele foi o primeiro ser humano que existiu, mas sim que, das muitas linhagens sanguíneas e dos diversos tipos de cromossomos Y que surgiram durante a evolução da humanidade, este é o único que prosseguiu, geração após geração, até os dias atuais. Assim, é possível que tenha existido um Adão biológico mais antigo que o atual em algum ponto da história, porém sua linhagem não teve seguimento.

Os primeiros estudos sobre o Adão biológico, realizados a partir de 1987, foram pouco precisos e concluíram que ele tenha vivido entre 60 e 580 mil anos atrás. Uma pesquisa de 2013, no entanto, traçou mais precisamente a sua origem, diminuindo a janela de tempo para cerca de 120 a 156 mil anos atrás.

Por utilizarmos o cromossomo Y para a análise dos haplogrupos paternos, a determinação da linhagem por parte de pai só é possível em indivíduos que apresentam o cromossomo Y.

Eva biológica (ou Eva mitocondrial)

Já a Eva biológica, ou Eva mitocondrial, às vezes chamada de “mãe de todas as mulheres”, se refere à mais recente pessoa do sexo biológico feminino cujo DNA mitocondrial foi passado, geração após geração, até os dias atuais.

O uso do DNA mitocondrial em vez de um cromossomo específico se deve ao fato de que o DNA presente nas mitocôndrias só é passado à próxima geração pela mãe, enquanto o cromossomo X pode ser passado tanto pela mãe quanto pelo pai, já que as pessoas do sexo biológico masculino (que têm os cromossomos XY) podem doar um de seus pares de cromossomos e pessoas do sexo biológico feminino (XX) podem doar dois. A Eva biológica viveu no leste da África, entre 99 mil e 200 mil anos atrás.

Adão e Eva genéticos viveram juntos como na bíblia?

Podemos ter a impressão que esses dois indivíduos viveram juntos. Entretanto, apesar de terem surgido em uma data próxima, Adão e Eva biológicos não se conheceram na vida real. Diferente dos personagens bíblicos, ambos não chegaram a formar um casal, mas, com o tempo, seus descendentes acabaram se encontrando e passando para seus herdeiros partes específicas do DNA que são presentes até hoje.

Demonstração da Eva mitocondrial, passando seu DNA por todas as gerações desde seu nascimento até as atuais (Creative Commons 3.0, https://commons.wikimedia.org/wiki/File:MtDNA-MRCA-generations-Evolution.svg)
Representação de como as linhagens atuais remontam à “Eva Mitocondrial”. Fonte: Wikimedia Commons.

Estudos mostram que, em algum momento das migrações humanas, as linhagens se uniram e seguiram seus caminhos paralelamente, mas antes disso compartilhavam seus espaços com outras linhagens que não existem mais nos humanos modernos.

Ao longo dos anos passamos por processos de seleção natural que impediram a continuidade de algumas linhagens previamente existentes e provocaram alterações do DNA das populações que restaram.

Esses estudos são importantes pois nos ajudam a compreender de onde viemos e a entender a história da humanidade e da genética humana. Assim, é possível levantar a hipótese e desenhar pesquisas que investiguem de onde nossas características vieram, há quanto tempo existem, como se espalharam pela Terra e como se modificaram com o tempo.

Mais estudos genéticos estão sendo feitos com um número cada vez maior de pessoas, o que nos permitirá aumentar a precisão das estimativas e, também, sua robustez para servir como suporte para novas pesquisas. Algumas evidências apontam, por exemplo, para um Adão biológico ainda mais antigo, cerca de 380 mil anos atrás. Isso é um bom exemplo de como a ciência é mutável.

Portanto, a próxima vez que ouvir falar de Adão e Eva biológicos, lembre-se: estamos falando de pares de cromossomo Y e DNA mitocondriais ancestrais milenares, e não de maçãs e serpentes.

Conheça as suas linhagens

Através do seu DNA você consegue saber quais caminhos os seus antepassados percorreram desde aproximadamente 100 mil anos atrás. Com apenas uma amostra de saliva, o Teste de Ancestralidade, Saúde e Bem-Estar da Genera consegue analisar o cromossomo Y e o DNA mitocondrial para descobrir os haplogrupos paterno e materno de cada pessoa (é possível descobrir a linhagem paterna apenas de pessoas do sexo biológico masculino).

| Saiba mais: O que são haplogrupos e o que eles dizem sobre a nossa história ancestral?

O teste apresenta quais rotas os seus antepassados seguiram desde o primeiro ancestral humano em comum, que vivia na África há dezenas de milhares de anos. Além disso, a análise indica as porcentagens de origem do DNA e, também, encontra pessoas por todo o país que compartilham as mesmas sequências de DNA que você.

Veja um exemplo dos resultados.

Referências

http://haplogroup-a.com/Ancient-Root-AJHG2013.pdf
https://blog.quadrante.com.br/adao-cromossomo-y-e-eva-mitocondrial/
https://www.nature.com/news/genetic-adam-and-eve-did-not-live-too-far-apart-in-time-1.13478
https://www.ancient-origins.net/news-evolution-human-origins/genetic-adam-and-eve-all-humans-are-descendants-one-man-and-woman-who-021536
https://www.livescience.com/38613-genetic-adam-and-eve-uncovered.html
https://www.livescience.com/26505-human-genome-milestones.html
https://www.nature.com/articles/325031a0
https://science.sciencemag.org/content/341/6145/562