O mês de novembro tem uma cor especial: o azul. Essa é a cor que simboliza a campanha de conscientização sobre câncer de próstata e prevenção contra essa doença que representa 30% dos casos de câncer entre os homens no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Já em um levantamento realizado pela Genera com a base de pessoas que fizeram o teste genético, o câncer de próstata também desponta como um dos tipos de câncer classificados com maior risco aumentado entre os brasileiros.

Continue a leitura para entender mais sobre o câncer de próstata, seus fatores de risco, como prevenir e sua relação com a genética.

O que é e como surgiu a campanha Novembro Azul?

Novembro Azul é uma campanha mundial de conscientização sobre câncer de próstata. Além de informarem dados relevantes sobre a doença, instituições do mundo todo realizam ações de prevenção e reforçam a importância do diagnóstico precoce, realizado por meio da consulta com o médico especializado.

Origem do Novembro Azul

17 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Pensando na data e inspirados pela campanha de Outubro Rosa, a respeito do câncer de mama, dois amigos australianos lançaram um desafio para seus amigos: eles deveriam deixar o bigode crescer durante o mês de novembro, para chamar atenção das pessoas para saúde masculina e prevenção ao câncer de próstata.

O movimento então começou a tomar proporções cada vez maiores e foi adotado por diversas instituições pelo mundo, que, além da figura do bigode, passaram também a usar a cor azul para simbolizar a campanha.

O que é câncer de próstata?

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga. Junto com as vesículas seminais, sua principal função é produzir o esperma. O câncer de próstata caracteriza-se pela reprodução desordenada de células anormais nessa região, formando tumores.

Na maioria dos casos, o câncer de próstata cresce de forma lenta, sem apresentar sinais durante a vida do paciente. Em outros casos, cresce de forma rápida e pode se espalhar para outros órgãos e tecidos, colocando em risco a vida da pessoa.

O que pode causar câncer de próstata?

Estudos sobre as causas do câncer de próstata ainda são inconclusivos, mas especialistas apontam tanto fatores genéticos quanto ambientais como fatores de risco.

Entre os fatores de risco ambientais estão a idade avançada, tabagismo, sedentarismo, alimentação, obesidade e diabetes, e também a exposição a agentes químicos relacionados ao trabalho.

Câncer de próstata é genético?

Além dos fatores de risco ambientais, o câncer de próstata pode ser causado por diversos fatores genéticos. Por isso, conhecer o histórico familiar é importante para prevenção da doença. Estudos apontam, ainda, que o câncer de próstata é mais frequente em pessoas com ascendência africana e caribenha.

| Entenda melhor: Quais as relações entre o câncer e a genética?

No painel Escala de Risco Genético, da Genera, disponível no pacote Premium, são analisados diversos pontos do DNA que podem aumentar o risco de desenvolver câncer de próstata, além de apresentar informações sobre a doença e orientações sobre como proceder a partir do resultado.

Confira abaixo um exemplo de resultado:

Dados sobre câncer de próstata no Brasil

De acordo com um estudo do INCA, a estimativa de câncer de próstata no Brasil, para os anos de 2023 a 2025, é de aproximadamente 72 mil novos casos, o que corresponde a um risco estimado de 67,86 casos novos a cada 100 mil homens.

Além disso, é o tipo de câncer predominante entre as pessoas do sexo biológico masculino em todos os estados brasileiros, com exceção do câncer de pele não melanoma. É, também, a segunda causa de morte por câncer nessa população.

Fonte dos dados: Instituto Nacional do Câncer (INCA)

Já segundo o levantamento feito pela Genera para o câncer de próstata, considerando a base de pessoas que fizeram o teste genético no Brasil, 23,57% das amostras foram classificadas como risco aumentado para desenvolver a doença.

| Leia mais: Os tipos de câncer mais frequentes entre os brasileiros

Como prevenir câncer de próstata?

Conforme afirma o Ministério da Saúde, o diagnóstico precoce é a única forma de garantir a cura do câncer de próstata e prevenir os estágios mais graves da doença. Por isso, considerando a idade como fator de risco, recomenda-se que, mesmo sem apresentar sintomas, pessoas do sexo biológico masculino com idade a partir dos 45 anos se consultem regularmente com o urologista.

São indicados dois exames para diagnóstico de câncer de próstata: o toque retal, que permite ao médico avaliar alterações físicas na próstata; e o exame de sangue PSA, que avalia o volume de um antígeno prostático específico. Se houver suspeitas de tumor, exames adicionais podem ser solicitados, como biópsia.

Mas alguns hábitos podem ser realizados durante a vida para prevenir o desenvolvimento de câncer de próstata:

  • Praticar atividade física regularmente
  • Ter uma alimentação saudável e equilibrada
  • Manter o peso corporal adequado
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas
  • Não fumar
  • Se consultar regularmente com o médico
  • Conhecer seus riscos genéticos

Fazer o teste da Genera também pode ajudar na prevenção do câncer de próstata. Além de conhecer o risco genético de desenvolver câncer de próstata e outras doenças, o teste genético revela muitas informações sobre seu organismo, incluindo características relacionadas à alimentação e ao desempenho físico.

Vale ressaltar que um levantamento realizado pela Genera aponta que quanto maior o risco genético identificado pelo teste, maior a quantidade de pessoas que tiveram alterações no exame de PSA, o que indica relação entre o risco genético e incidência da doença.

Saiba mais sobre os testes de ancestralidade, saúde e bem-estar da Genera.