Janeiro Branco é uma campanha que nasceu com o objetivo de alertar a população sobre cuidados com saúde mental e emocional. O propósito é levar informação e promover reflexões sobre o assunto para que cada vez mais pessoas consigam explorar o autocuidado. 

Um marco importante para o calendário, visto que, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil tem maior índice de depressão da América Latina. São 5,8% da população, aproximadamente 12 milhões de brasileiros. Em nível continental o Brasil fica atrás apenas dos Estados Unidos, com 5,9% de diagnósticos da doença. 

Mas seja em janeiro, fevereiro ou março, esse é um assunto que devemos pensar sempre. Por isso, preparamos este conteúdo exclusivo em que selecionamento 8 pequenas mudanças de rotina que podem ser fundamentais para melhorar a saúde mental e bem-estar.  

1. Entender seus sinais 

O primeiro passo quando o assunto é ter mais qualidade de vida, é aprender a se respeitar. Isso significa, ouvir os sinais do seu próprio corpo e mente. Identificar cansaço, esgotamento e até mesmo conseguir prever antes que se tornem prejudicial à saúde. Busque entender padrões de comportamento e ambientes que tendem a te despertar gatilhos negativos para encontrar formas de ressignifica-los. Mas, se necessário, entenda o momento de se retirar e renovar os ares.  

2. Respeitar seus limites 

Tão importante quanto entender os próprios sinais é aprender a delimitar limites confortáveis. Torne um hábito aderir apenas o que faz sentido para seu momento, princípios e valores. Normalize recusar convites, companhias e ações que não te fazem bem apenas para agradar. Se coloque sempre em primeiro lugar em suas decisões e, antes de dizer “sim” para algo, reflita se aquilo está de acordo com o que você quer e acredita para si mesmo. 

| Leia mais: Como a genética pode influenciar a compulsão alimentar?

3. Buscar práticas relaxantes 

Trazer mais tranquilidade para a rotina é essencial. Busque práticas relaxantes como Yoga, métodos de respiração guiada e até exercícios físicos regulares. A endorfina liberada na prática de atividades é um excelente combustível de relaxamento e promoção de bem-estar.  

4. Encontrar tempo para você em meio a rotina 

Muitas vezes a rotina pode ser cansativa e o excesso de tarefas tende a contribuir para que você se deixe um pouco de lado. Mas é fundamental reservar um momento só para você relaxar. Seja para ler um livro, dormir, maratonar uma série ou até mesmo caminhar ao ar livre. Torne um hábito ter um momento só seu em meio a rotina.  

| Saiba mais: Como a genética pode ajudar a aumentar sua longevidade?

5. Apreciar o tempo longe de telas  

Segundo a pesquisa Digital 2023: Global Overview Report, brasileiros passam em média 56% do dia em frente às telas de smartphone e computadores. O uso excessivo de telas tende a trazer inúmeros problemas para a qualidade de vida e intensificar comportamentos ansiosos. Por isso, para cuidar mais do seu bem-estar crie o hábito de limitar o uso de telas, coloque um tempo ideal para todos os dias e se permita realizar atividades desconectado. 

6. Priorizar uma rotina mais saudável  

Ficar um tempo desconectado, se aproximar de atividades relaxantes são pontos importantes para uma rotina mais saudável. Mas que tal somar a isso a prática regular de exercícios e uma alimentação leve e equilibrada? Quando nosso corpo se sente bem a nossa mente também. Busque atividades e dietas que façam sentido para a sua rotina e que possam ser facilmente conciliadas com o dia a dia.  

| conheça: O que comemos tem o poder de influenciar nossa genética?

7. Buscar profissionais focados em saúde emocional

Além de cuidar do corpo, cuidar da mente é essencial. Por isso invista em autocuidado emocional. Busque profissionais focados em saúde mental e até mesmo se aprofundar em temas relacionados para ampliar seu autoconhecimento.  

8. Entender como sua genética te ajuda em autocuidado 

Por fim, entender a sua genética é um ótimo aliado no autocuidado. Através de informações exclusivas do seu DNA é possível conhecer predisposições para doenças e entender como o seu corpo reage a vitaminas, medicamentos, atividades físicas etc. Fundamental para adotar cuidados preventivos e hábitos de vida mais saudáveis.

| Saiba mais: Testes genéticos ajudam na mudança de hábitos e qualidade de vida das pessoas