No final do século XIX em um Brasil pós-abolicionista, a imigração europeia passou a ganhar força e, dentre elas a italiana. À época, dos mais de 3 milhões de estrangeiros que chegaram ao país, 42% eram italianos.

O marco da chegada dos imigrantes italianos ao Brasil aconteceu há 150 anos, quando aportou em Vitória, no Espírito Santo, em 21 de fevereiro de 1874, o navio a vapor “La Sofia”, com 388 italianos que partiram de Gênova, na Itália, para trabalharem em fazendas do Espírito Santo.

| Entenda: A Europa no DNA do brasileiro

O reflexo disso perdura até os dias de hoje com ampla influência na sociedade, gastronomia, cultura, comércio entre outros. Foram diversos imigrantes de variadas regiões da Itália que, ao construírem suas raízes brasileiras, formaram uma forte comunidade em território nacional. Atualmente, há cerca de 35 milhões de ítalo-brasileiros que vivem no Brasil.

E, para celebrar os 150 anos de imigração italiana no Brasil, separamos neste conteúdo as principais influências e transformações que trouxe ao país.

Gastronomia ítalo-brasileira: sabores que perduram

Quando falamos em influência italiana na cultura brasileira é claro que uma das primeiras coisas que vem à mente é a gastronomia. Mas se engana quem pensa que só de massas e pizzas vive a culinária ítalo-brasileira.

A pizza é dos pratos de influência italiana mais conhecidos pelos brasileiros

Polpetone, frango com polenta, linguiça toscana, cappuccino e muitos outros queridos do nosso paladar foram introduzidos por aqui através dos imigrantes. Até mesmo o nosso famoso panetone de Natal, viu?

Futebol: uma paixão que vem da Itália

Que futebol é típico da cultura brasileira é inegável, mas sabia que a imigração italiana também teve ampla influência nisso? Além da forte ligação com times de abrangência nacional como o Palestra Itália (atual Palmeiras), Cruzeiro e Juventus, o país também faz parte das raízes do esporte por aqui.

| Saiba mais: Como a genética pode te ajudar no futebol?

Em 1910, por exemplo, na fundação do Corinthians, 13 italianos tiveram parte importante na construção do time. Diretamente do bairro paulistano de Bom Retiro que, até o século passado, era predominantemente habitado por imigrantes.

Ainda hoje a influência italiana se faz presente em campo seja com descendência ou pela presença na história enraizada de muitas torcidas.

Arquitetura italiana no Brasil

Outra influência evidente da imigração italiana mas pouco comentada, é a arquitetura, bem como a criação de cidades. A presença nas construções se destaca em diversos estados e cidades pelo país como São Paulo e Rio Grande do Sul.

Mas foi em destinos como Belo Horizonte que fez história. Imigrantes italianos tiveram forte influência no planejamento da capital mineira. Especialmente o arquiteto italiano Luiz Olivieri que, em 1895, participou da CCNC (Comissão Construtora da Nova Capital) que deu vida a BH.

Catedral de Belo Horizonte

Além disso, no Espírito Santo, os imigrantes foram responsáveis pela fundação da cidade de Santa Teresa. Nascida em fevereiro de 1874 na região serrana é berço da arquitetura italiana e conserva a cultura até hoje.

Ancestralidade italiana: um reflexo no DNA da população brasileira

Por fim, não podemos falar de influência italiana sem falar dos reflexos disso na ancestralidade brasileira. Estima-se que boa parte da população seja descendente direta de imigrantes italianos.

A partir da análise do DNA do brasileiro realizada pela Genera, vamos explorar as raízes europeias presentes em nosso DNA.

Dos 72% de ancestralidade europeia que constituem o patrimônio genético brasileiro, destacam-se 39% provenientes da Ibéria (Portugal e Espanha), 29% da Europa Ocidental (Ilhas Britânicas, Alemanha, França e Países Baixos) e 15% da Itália. Essas regiões foram as principais fontes de emigração para o Brasil ao longo dos séculos, sendo a Ibéria, especialmente, devido à colonização, e a Europa Ocidental e Itália, devido aos processos migratórios que se intensificaram a partir do século 18, predominando ainda mais no final do século 19.

Outras áreas da Europa também deixaram sua marca, como os 4% dos Bálcãs, 4% da Europa Oriental (Lituânia, Letônia, Estônia, Centro-Oeste da Rússia, Polônia, Eslováquia, Ucrânia e Bielorrússia), e 3% da Sardenha.

A presença marcante da influência europeia se estende por todas as regiões e estados brasileiros, alcançando sua maior expressividade nas regiões Sul e Sudeste do país. Conhecer nossas origens é uma peça fundamental para compreender não apenas nossa história pessoal, mas também o legado daqueles que nos antecederam. Já teve a oportunidade de explorar sua ancestralidade hoje?

Veja como os Testes de Ancestralidade, Saúde e Bem-Estar da Genera podem te ajudar.

teste de ancestralidade