A cor dos olhos é uma característica física hereditária bastante variável entre as pessoas, sendo altamente influenciada por diversos fatores genéticos. Estudos indicam, contudo, que todas as pessoas que possuem olhos azuis podem descender de um mesmo antepassado em comum.

Continue a leitura para entender mais sobre essa hipótese e aprenda um pouco sobre a genética da cor dos olhos.

O que dá cor aos olhos?

A cor dos olhos humanos pode variar de azul a castanho escuro, e está diretamente relacionada à quantidade de melanina presente na íris, área circular que circunda a pupila e é responsável por controlar a quantidade de luz que entra no olho.

A melanina, por sua vez, é uma proteína cuja principal função é proteger o nosso DNA da radiação emitida pelo sol, influenciando na coloração da pele, dos pelos, cabelos e, também, dos olhos. Normalmente, esse pigmento possui a coloração marrom, e o que faz variar os tons de cores entre as pessoas é a quantidade de melanina presente nas células.

A genética da cor dos olhos

São diversos fatores genéticos que interferem na cor dos olhos. A maioria dos genes associados a essa característica física estão envolvidos na produção, transporte ou armazenamento da melanina.

No cromossomo 15 há dois genes localizados bem próximos um do outro que desempenham um papel importante na cor dos olhos: os genes OCA2 e HERC2. Variações nesses genes influenciam a quantidade e qualidade da melanina presente na íris.

Quanto mais melanina presente na íris, mais castanho será o olho, enquanto uma quantidade menor de melanina, deixará sua cor mais próxima do azul. As demais variações de cores, contudo, podem estar associadas também a outros genes.

No painel Genera You, disponível nos pacotes Standard e Premium, é possível descobrir se, geneticamente, você tem mais chances de ter olhos azuis ou castanhos, a partir da análise do gene HERC2.

É importante ressaltar, entretanto, que essa predisposição genética pode não corresponder à realidade, devido a influência de diversos outros fatores genéticos. Mesmo assim, é superinteressante conhecermos nossos genes, concorda?

| Confira aqui um exemplo de resultado: Cor dos olhos

Pessoas de olhos azuis descendem de um mesmo ancestral?

É o que sugere um estudo publicado em 2008 pelo geneticista Hans Eiberg, da Universidade de Copenhagen. A pesquisa propõe que a cor azul dos olhos deve-se a uma mutação no gene OCA2, ocorrida em um indivíduo que viveu entre 6 mil e 10 mil anos atrás. Essa pessoa seria, portanto, o ancestral comum de todas as pessoas que possuem olhos azuis.

De acordo com o cientista, originalmente todas as pessoas tinham olhos castanhos, mas essa mutação fez com que o gene OCA2 pudesse reduzir a produção de melanina, resultando nos olhos azuis.

| Saúde dos olhos: o que é degeneração macular relacionada à idade?

Essa chave genética que desliga a capacidade de produzir melanina foi repassada aos descendentes ao longo das gerações, tornando-se hereditária. Ou seja, todas as pessoas que têm olhos azuis estão ligadas ao mesmo ancestral, pois herdaram essa mesma chave exatamente no mesmo ponto em seu DNA.

Descubra as revelações exclusivas contidas em seu DNA!