A saúde dos nossos olhos é o tema de hoje do blog da Genera. Mais especificamente, vamos falar de uma doença que não é amplamente conhecida pelas pessoas, mas que merece bastante atenção: a degeneração macular relacionada à idade. 

À medida que envelhecemos, diversos problemas de visão podem começar a surgir. É muito comum, por exemplo, que as pessoas com uma idade mais avançada relatem dificuldades para enxergar, especialmente objetos próximos, e uma sensação de “vista cansada”. 

| Leia Mais: Como a genética pode ajudar a aumentar sua longevidade?

É natural que estas condições afetem a nossa saúde ocular com o passar dos anos e, por isso, torna-se cada vez mais essencial o cuidado com os nossos olhos. 

Vamos conhecer o que é a degeneração macular (uma doença à qual é possível saber a predisposição genética com o teste da Genera)? 

Onde fica a mácula e qual sua função? 

Degeneração macular significa a deterioração da mácula, que é uma parte dos nossos olhos que ajuda a formar a retina e se localiza na parte de trás do globo ocular. A retina é uma camada bem fina que reveste a parte de dentro dos olhos e tem como função captar a luz e fazer a conexão com o nosso cérebro através do nervo óptico. 

A mácula também colabora no processo de formação das imagens que vemos. É ela que nos faz ver o que é captado pelos olhos em “alta definição”: suas células fotorreceptoras ajudam a dar nitidez, detalhamento e as cores ao que enxergamos. 

Causas e fatores de risco da degeneração macular 

A degeneração macular surge quando há um comprometimento das funções da mácula. Na maioria dos casos, as células fotorreceptoras localizadas na parte anterior dos olhos começam a desaparecer, deixando a mácula cada vez mais fina e, consequentemente, levando ao seu mal funcionamento. Esta condição é conhecida como degeneração macular relacionada à idade seca. 

Existe também a degeneração úmida, que acontece quando vasos sanguíneos recém-surgidos nos olhos rompem, espalhando sangue pelo órgão e podendo ocasionar a perda da visão central. É mais frequente que esse tipo de degeneração macular atinja apenas um dos olhos, e não os dois ao mesmo tempo, como na degeneração macular seca. 

Um fator de risco importante para a doença é a idade. Ela afeta, geralmente, indivíduos com idade superior aos 70 anos e é uma das principais causas de perda de visão entre pessoas idosas. Outros fatores também podem contribuir para o seu surgimento, como o tabagismo, a exposição à luz, a obesidade e doenças cardiovasculares. 

O histórico familiar e a genética também são pontos de atenção relacionados à degeneração macular. O gene ARMS2 pode ser investigado para constatar se uma pessoa tem predisposição genética para desenvolver a doença. Ele é responsável por uma proteína presente nos olhos e, portanto, quando apresenta alguma alteração, pode levar ao desenvolvimento da degeneração macular. 

A Genera oferece a análise da predisposição genética à degeneração macular relacionada à idade nos painéis Genera Premium e Genera Standard. 

Sintomas e tratamento 

É bastante comum que a degeneração macular se desenvolva de forma assintomática. Entretanto, a sua progressão ao longo dos anos pode levar à perda da visão central. O indivíduo pode apresentar ainda uma visão com pouca nitidez e com pontos cegos. 

Não existe ainda uma cura para a degeneração macular, mas tratamentos, especialmente se realizados nos estágios iniciais da doença, podem evitar ou retardar a perda da visão. Por esse motivo, aconselha-se o acompanhamento com um profissional especializado e consultas oftalmológicas periódicas, mesmo se não houver nenhum sinal ou sintoma. 

Como posso descobrir minhas predisposições genéticas com a Genera? 

A partir do teste genético da Genera, é possível descobrir dezenas de predisposições genéticas com apenas uma amostra simples de saliva.  

A degeneração macular relacionada à idade faz parte do painel Genera Aging, que traz informações sobre como envelhecer de forma mais saudável com base em nosso DNA. Outras características genéticas presentes nesse painel são, por exemplo, fotoenvelhecimento, calvície, expectativa de vida e osteoporose. 

Os outros painéis disponíveis apresentam predisposições relacionadas a alimentação e absorção de nutrientes, desempenho físico, cuidados com a pele, uso de medicamentos e risco de desenvolver doenças genéticas, como câncer, Alzheimer e infarto. Além disso, há painéis relacionados à ancestralidade e à busca de parentes. 

Conheça com mais detalhes os pacotes disponíveis e o que vem em cada um deles.