Se dois irmãos gêmeos fizerem cada um o seu teste genético da Genera, como ficaria o resultado? Será que os gêmeos tem o mesmo DNA? A resposta para essas perguntas é: depende! Mas calma que a gente explica.

Tipos de gêmeos

Tudo vai depender de como esses irmãos foram gerados no útero de sua mãe biológica. E para explicar isso precisamos entender como são formados os gêmeos.

De forma natural, é possível a gestação de dois tipos de gêmeos: os fraternos, também chamados de dizigóticos, e os idênticos, também conhecidos como monozigóticos.

Há ainda, alguns casos bem raros, como os gêmeos semi-idênticos e os gêmeos de pais diferentes. Mas mesmo esses casos podem ser explicados a partir da formação de gêmeos dizigóticos e monozigóticos.

Gêmeos fraternos: compartilhando o mesmo útero

Os gêmeos dizigóticos, popularmente chamados de fraternos, são gerados a partir de dois óvulos diferentes. Nesse caso, a mãe produz dois ovócitos – pode ser uma predisposição genética – que são fecundados por dois espermatozoides, formando zigotos diferentes.

Geneticamente falando, os gêmeos fraternos são irmãos comuns gestados simultaneamente. Portanto, podem ter aparências diferentes, sexos diferentes e até a cor de pele diferente. Se os dois irmãos fizerem cada um o seu teste da Genera, na Plataforma Busca Parentes o parentesco sugerido entre eles iria aparecer como “irmão”, pois compartilham entre si uma média de 2613 cM.

E vale ressaltar que, além da aparência, até mesmo os resultados de ancestralidade podem ter algumas diferenças entre eles, assim como pode ocorrer com irmãos não gêmeos.

Dentro da classificação de gêmeos fraternos, pode ainda ocorrer um caso mais raro: gêmeos de pais biológicos diferentes. Esse cenário é mais comum a partir da fertilização in vitro, mas também pode ocorrer naturalmente, assim como em outras espécies de mamíferos. Nos casos de gêmeos de pais diferentes, geneticamente eles são meios-irmãos, e compartilham uma média de 1759 cM.

Relação entre o total de centimorgans compartilhado e o grau de parentesco no Busca Parentes V4 da Genera.
Relação entre o total de centimorgans (cM) compartilhado e o grau de parentesco no Busca Parentes da Genera.

Gêmeos idênticos: um clone natural

Já os gêmeos idênticos são formados a partir de um único zigoto – resultado da fecundação de um único óvulo por um único espermatozoide – que se divide em dois durante a fase inicial da gestação, gerando dois embriões.

Como foram gerados a partir de um único zigoto (monozigóticos), os gêmeos idênticos compartilham o mesmo DNA, pois receberam igualmente a mesma carga genética do pai e da mãe biológicos. É praticamente uma forma de clone natural! Na Plataforma Busca Parentes da Genera, eles irão aparecer como o principal match na lista de correspondências.

Contudo, mesmo compartilhando o mesmo DNA, os gêmeos idênticos são pessoas completamente diferentes, com experiências de vida, personalidade, gostos e habilidades distintas.

Há ainda, uma possibilidade bastante rara: quando um mesmo óvulo é fecundado simultaneamente por dois espermatozoides diferentes antes de ser dividido. Nesse cenário, são formados dois embriões com o mesmo conjunto de cromossomos da mãe, mas cada um com um conjunto diferente recebido do pai. Portanto, os gêmeos são considerados um caso intermediário entre fraternos e idênticos, e por isso chamados de semi-idênticos. Eles são tão raros que só foram registrados dois casos no mundo.

Conhecemos uma pessoa que se interessaria muito por isso… uma não, duas!

Sabia que dois gêmeos idênticos bastante famosos fizeram o teste genético da Genera? E além de compartilharem o mesmo DNA, os irmãos também compartilham o amor pela ciência. Não é à toa que se tornaram dois cientistas que marcaram a infância de muita gente!

E claro que desvendar os segredos da genética não ficaria de fora da lista de experiências científicas mais legais que eles já fizeram. Vem conferir o que eles descobriram!