Já estamos em fevereiro! Este mês nos remete, principalmente, a carnaval, verão e muito calor. Mas, além disso, você sabia que é um mês de conscientização e atenção para algumas doenças?  

Estamos nos referindo à campanha Fevereiro Roxo, que surge com o objetivo de conscientizar sobre três condições: Alzheimer, lúpus e fibromialgia, doenças crônicas que, apesar de ainda não terem cura, podem ser tratadas para que as pessoas que vivem com elas consigam ter mais qualidade de vida. 

Fica com a gente para entender mais sobre o assunto! 

O que são doenças crônicas? 

O Ministério da Saúde brasileiro define doenças crônicas como aquelas que, no geral, têm um início gradual e uma duração longa ou indeterminada. Elas estão normalmente associadas a múltiplos fatores e podem agravar em determinados períodos, podendo levar a complicações graves. Por na maioria das vezes não ter cura, esse tipo de doença requer cuidados contínuos e minuciosos. O tratamento adequado, especialmente quando a doença é diagnosticada ainda nos seus estágios iniciais, podem colaborar para que a condição não piore ou para que os sintomas demorem a aparecer. 

Por isso se dá a importância da campanha Fevereiro Roxo. Além de contribuir para o nosso conhecimento, ela nos traz informação a respeito dos sintomas e sinais das doenças crônicas para que possamos procurar assistência médica o quanto antes. 

Saiba mais abaixo sobre cada doença crônica do Fevereiro Roxo. 

  • Alzheimer 

A doença de Alzheimer é uma condição neurodegenerativa, ou seja, com o tempo, ela deteriora as capacidades cognitivas, como a memória e o raciocínio. A falta dessas habilidades pode levar diretamente a problemas na tomada de decisão e de localização. 

A pessoa com essa doença pode apresentar alterações no humor e personalidade e, ainda, dificuldades para desenvolver atividades simples do cotidiano e para coordenar seus movimentos. 

Apesar de ser mais comum em pessoas idosas, o Alzheimer pode aparecer também em indivíduos mais jovens. 

| Saiba Mais: Estudo revela associação intrigante entre genética e risco de desenvolver Alzheimer

  • Lúpus 

O lúpus é uma doença que pode afetar diversos órgãos do corpo. Dizemos que ela é uma condição autoimune, porque, na presença dessa doença, o sistema imunológico passa a se autoatacar, levando a reações inflamatórias em vários lugares, como a pele ou os rins. 

Os dois principais tipos da doença são o lúpus cutâneo, que atinge principalmente o rosto, a nuca e o couro cabeludo e costuma causar lesões avermelhadas nessas localidades, e o lúpus sistêmico, que afeta órgãos internos do corpo. 

Além das feridas na pele, diferentes graus da doença podem levar à febre, dor nas articulações e alterações no sangue. 

| Entenda: Lúpus: entenda os tipos, sintomas e causas desta doença autoimune

  •  Fibromialgia 

Marcada principalmente pela dor em várias partes do corpo, principalmente nas musculaturas, a fibromialgia é uma doença reumatológica crônica e está associada a outros sintomas, como a fadiga, distúrbios no humor, alterações intestinais e dificuldades de memorização e atenção. 

Embora seja mais frequente entre pessoas do sexo biológico feminino, pode afetar também pessoas do sexo masculino.  

Em muitos casos, as dores da fibromialgia começam de forma leve e podem aumentar ou se espalhar ao longo do tempo. A doença pode levar a episódios mais intensos de dor generalizada, que podem dificultar as atividades do dia a dia. 

Como saber se tenho doenças crônicas? 

Quando falamos de doenças crônicas, nos referimos não apenas a uma, mas a várias condições que podem atingir o nosso corpo. Por essa razão, o diagnóstico de uma doença crônica pode não ser simples. 

Como cada doença tem os seus próprios sinais e sintomas, é importante que, ao perceber alterações de humor, cognitivas ou do funcionamento do organismo, a pessoa busque o auxílio médico adequado. Deve-se ter em mente que os sintomas podem aparecer de forma isolada ou em conjunto. 

Uma excelente alternativa que pode ser aliada ao acompanhamento especializado são os testes genéticos, como o Teste de Ancestralidade, Saúde e Bem-Estar da Genera. Com esse teste, a pessoa pode descobrir, a partir de uma simples amostra de saliva coletada em casa, se tem predisposição determinadas doenças e muitas outras características. 

Muito além de dizer seus riscos a algumas doenças crônicas, como colite ulcerativa, dermatite atópica, diabetes tipo 2 e doença de Crohn, o teste proporciona informação sobre alimentação, cuidados com a pele, desempenho físico e muito mais, para que você viva uma vida mais saudável e planeje o seu futuro de forma personalizada.