Sabemos que esse é um tópico sensível, e que muitas pessoas podem já ter se deparado com ele ao preencher formulários em hospitais, clínicas, laboratórios e outros espaços associados à área da saúde. Isso acontece por ser uma informação obrigatória nessa área, incluindo a Genética, por conta das análises clínicas e laboratoriais.

Pedimos essa informação em nosso formulário de cadastro, mas em nenhum momento iremos utilizar esse dado para outros fins que não sejam as análises, e muito menos iremos compartilhar isso com terceiros, como consta na nossa Política de Privacidade.

Em nossas plataformas de resultados e comunicações, buscamos manter uma linguagem neutra, sem o uso de pronomes ou qualquer tratamento que indique gênero ou que faça alusão ao sexo biológico de nossos clientes. Isso acontece por ser a Genera uma marca que valoriza a diversidade sexual e de gênero de seus clientes.

Também acreditamos no poder do diálogo como forma de comunicar esse posicionamento e trocar experiências e conhecimentos. E por isso achamos importante escrever esse texto para explicar os motivos de solicitarmos o preenchimento do sexo biológico no formulário de ativação do kit.

Preenchimento do formulário de ativação

Ao adquirir o Teste de Ancestralidade, Saúde e Bem-Estar da Genera, o cliente precisa registrá-lo e preencher o formulário de cadastro. Esse procedimento garante que a chave de ativação, que é um código exclusivo de cada kit, seja associada corretamente à pessoa cujo DNA será analisado, e assim ela possa receber os resultados correspondentes ao seu teste.

Durante o preenchimento do cadastro, é solicitado que o cliente informe o seu sexo biológico, independentemente de sua identidade de gênero. Mas por que solicitamos essa informação?

Antes de responder essa pergunta, é preciso reforçar a diferença entre sexo biológico, gênero, identidade de gênero e orientação sexual.

Diferença entre sexo biológico, identidade de gênero e orientação sexual

De forma resumida, sexo biológico, gênero, identidade de gênero e orientação sexual podem ser explicados da seguinte forma, segundo a OMS:

  • Sexo biológico: diz respeito às características biológicas e fisiológicas de um indivíduo ao nascer. Além dos aspectos físico e anatômico, inclui especificidades do sistema reprodutor, composição hormonal, cromossomos, entre outros fatores.
  • Gênero: é uma construção social que inclui normas, comportamentos e papéis dentro da sociedade. Pode variar de sociedade para sociedade e mudar ao longo do tempo. Apesar da interação, gênero é diferente de sexo biológico.
  • Identidade de gênero: associada à identificação de uma pessoa em relação às dimensões do masculino ou feminino, a ambas dimensões ou a nenhuma delas. Não tem a ver com o sexo biológico, apesar da interação. Refere-se à experiência de gênero profundamente sentida, interna e individual de uma pessoa, que pode ou não corresponder à sua fisiologia ou ao sexo designado no nascimento.
  • Orientação sexual: relativo à atração sexual, seja pelo gênero oposto, pelo mesmo gênero ou ambos. Inclui também a falta de atração sexual por outra pessoa.

Entenda o que está por trás da pergunta sobre sexo biológico

Para a Medicina, é relevante a informação sobre o sexo biológico, uma vez que há especificidades do organismo que impactam no cuidado à saúde. Contudo, essa atenção não deve comprometer o atendimento humanizado e o tratamento de acordo com o gênero ao qual o paciente se identifica.

Ainda de acordo com a OMS, a área da saúde deve evitar normas de gênero rígidas e prejudiciais, pois afetam todas as pessoas, incluindo aquelas com diversas identidades de gênero, que muitas vezes enfrentam violência, estigma e discriminação, inclusive em ambientes de saúde.

Além disso, uma das principais diretrizes de segurança na área da saúde é a identificação correta do paciente, especialmente por meio da checagem dos dados, para que não haja erros. Essa é, inclusive, a primeira das Metas Internacionais de Segurança do Paciente. Utilizamos todas as informações fornecidas no formulário de cadastro para conferir e confirmar os resultados da análise laboratorial. Caso haja qualquer divergência nas informações, pode ser necessário refazer a análise ou até mesmo a coleta da amostra de DNA.

Tendo isso em consideração, voltamos à pergunta inicial, do porquê a Genera solicita que o cliente preencha o sexo biológico no cadastro. Além das ações de segurança e conferência de dados, uma explicação mais ampla sobre a relação entre genética e sexo biológico é encontrada de forma mais detalhada a seguir:

Identificação das linhagens

Os cromossomos, estruturas que contêm a maior parte do nosso DNA, podem ter diferenças entre os sexos biológicos. Estes são os chamados cromossomos sexuais. As pessoas que nasceram com sexo biológico feminino possuem dois cromossomos X, um recebido do pai biológico e outro da mãe. Já aqueles que nasceram com o sexo biológico masculino possui um cromossomo X, recebido da mãe biológica, e um cromossomo Y, recebido do pai biológico.

É pela presença desse cromossomo Y que conseguimos traçar a linhagem paterna, pois ele é transmitido de geração em geração, de pai para os filhos que nasceram com sexo biológico masculino.

Além do DNA contido nos cromossomos, localizados no núcleo da célula, nós possuímos o DNA mitocondrial. A mitocôndria é uma organela presente em nossas células, responsável pela geração de energia.

Apesar de todas as pessoas possuírem mitocôndrias em suas células, elas são recebidas da mãe biológica. Ou seja, apenas as pessoas que nasceram com sexo biológico feminino transmitem o DNA mitocondrial para seus filhos. Portanto, é pelo DNA mitocondrial que se identifica a linhagem materna.

Tanto a linhagem materna quanto a paterna são encontradas nos painéis de Linhagens da Genera. Contudo, justamente pela presença do cromossomo Y, a linhagem paterna só está disponível para os clientes que nasceram com sexo biológico masculino, enquanto a linhagem materna pode ser identificada para todas as pessoas, pois todos recebem o DNA mitocondrial de suas mães biológicas.

Entenda mais sobre as linhagens.

Condições genéticas relacionadas ao sexo biológico

Devido às diferenças biológicas entre os sexos, como por exemplo a composição hormonal e a presença de órgãos específicos como ovário e próstata, há condições genéticas exclusivas para o sexo biológico feminino e para o sexo biológico masculino, incluindo algumas características que são avaliadas nos painéis de saúde e bem-estar da Genera.

Como exemplos de condições genéticas relacionadas ao sexo biológico, podemos citar: câncer de próstata, câncer de ovário e menopausa relacionada à idade. Essas predisposições estão inclusas nos painéis da Genera, mas existem diversas outras características e condições genéticas.

E apesar de estarem relacionadas ao sexo biológico, essas condições afetam a saúde e bem-estar das pessoas independentemente de seu gênero. Portanto, conhecer essas especificidades é importante para a prevenção e acompanhamento médico adequados.

Ações da Genera pela inclusão

A Genera preza pelo respeito à diversidade, em todas as suas nuances, seja de forma interna, com nossa equipe de colaboradores e parceiros, mas também com nossos clientes e usuários.

Temos total consciência de como essa questão é relevante para a área da saúde, sobretudo no que diz respeito à identidade de gênero.

Como afirma artigo da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), quando uma pessoa não se encaixa nas normas, relações ou papéis de gênero estabelecidos como padrão, frequentemente enfrenta estigmas, discriminação e exclusão social, o que pode impactar negativamente em sua saúde física e mental.

E se a nossa missão é promover a saúde e o bem-estar através do autoconhecimento possibilitado pelos testes genéticos, torna-se incompatível qualquer ação que gere desconforto, discriminação ou desrespeito a qualquer pessoa.

Contudo, reconhecemos que ainda temos muito a melhorar, e estamos investindo nisso, por exemplo em deixar o cadastro de usuários mais compatível com a diversidade de nossos clientes, incluindo as identidades de gênero. Mas também contamos com a sua ajuda e opinião para tornar nosso atendimento cada vez mais inclusivo.

Se desejar, você pode entrar em contato conosco pelo e-mail contato@genera.com.br ou WhatsApp (11) 91042-5421.