A Genera tem uma ótima notícia para todas as pessoas que gostam de genealogia e para quem quiser saber as suas origens de maneira ainda mais aprofundada! 

Nós atualizamos a nossa calculadora de ancestralidade. Isso significa que os resultados do painel Ancestralidade Global estão muito mais precisos. Além disso, novas regiões geográficas e grupos populacionais foram adicionados ao painel. Agora os nossos resultados somam 107 subdivisões no total. 

Outra excelente novidade é que essas mudanças valem não somente para novos clientes, mas para todos as pessoas que já adquiriram os testes da Genera. 

Saiba o que mudou e tire suas dúvidas aqui no nosso blog! 

Qual é o objetivo da atualização? 

A atual mudança na calculadora de ancestralidade é um reflexo dos constantes esforços do time de pesquisa e desenvolvimento da Genera de buscar estudos e tecnologias para aprimorar os produtos oferecidos aos nossos clientes. 

O objetivo central da nova atualização é ajustar os resultados referentes a alguns grupos populacionais para que eles sejam cada vez mais fiéis à realidade. 

Muitas populações apresentam semelhanças genéticas devido à proximidade geográfica e às interações históricas entre elas, o que torna difícil distinguir os seus DNAs. A partir de agora, os resultados dessas populações estarão muito mais precisos. 

Meus resultados de ancestralidade poderão mudar? 

Embora possa não ocorrer uma mudança radical nos seus resultados de ancestralidade, é possível que algumas mudanças em determinadas populações sejam observadas após a atualização.  

Ressaltamos, entretanto, que a existência de uma mudança não significa que os seus resultados anteriores estavam incorretos, mas sim que eles puderam ser aprimorados com a nova calculadora de ancestralidade. 

Por exemplo, se você tinha uma porcentagem alta de Europa Ocidental (região que engloba Alemanha, França e Países Baixos), pode acontecer de alguns dos seus marcadores genéticos que indicavam essa região passem a indicar Ibéria ou Itália, uma vez que essas regiões são muito próximas e compartilham história e cultura. 

Pode ser também que as barras que indicam as sub-regiões ou subgrupos populacionais mudem. Com isso, você pode observar, por exemplo, um acréscimo ou uma diminuição em algumas das sub-regiões, como Norte ou Centro-Sul da Itália. 

Quando será feita a atualização? 

Todas as pessoas que comprarem os seus testes genéticos a partir de 23 de outubro de 2023 terão os seus DNAs analisados já com a calculadora de ancestralidade atualizada. Todos os clientes que tiverem feito os seus testes anteriormente a essa data terão os seus resultados atualizados de forma gratuita até 10 de novembro de 2023. 

A atualização poderá acontecer em qualquer momento até 10 de novembro de 2023. Após a mudança, não será mais possível visualizar os resultados anteriores. Os clientes que desejam podem baixar os seus resultados antes que eles sejam atualizados. 

Todos os clientes serão comunicados via e-mail antes de que os seus resultados sejam atualizados. 

Os outros painéis, como Bem-Estar e Saúde, também mudarão? 

Não. Todos os demais painéis, incluindo os painéis de Linhagens e a plataforma Busca Parentes, não sofrerão nenhuma mudança. 

Quais grupos populacionais foram incluídos? 

À nova atualização foram adicionados uma região da África (Madagascar), uma região da Ásia (Tibete) e quatro grupos populacionais judaicos: Ashkenazim e Sefaradim na Europa e Mizharim e Teimanim no Oriente Médio. Esses grupos aparecerão na forma de porcentagem.  

Em relação aos subgrupos (os que aparecem na forma de barras), foram adicionados Libia (dentro de Magrebe), Taiwan e Ilhas Sunda (dentro de Sudeste Asiático) e Anatólia (que agora passa a ser um subgrupo de Cáucaso). 

Os clientes que fizeram o teste durante a parceria da Genera com o Family Tree DNA terão os resultados atualizados?  

Não. Os clientes que fizeram o teste durante essa parceria não terão os resultados atualizados. 

>> Clique aqui para saber mais