Saber mais sobre nossa ancestralidade e DNA pode ser uma coisa instigante, quase viciante. Quanto mais descobrimos, mais informações queremos extrair da nossa genética. Nesse artigo, nós da Genera vamos dar algumas dicas sobre como Desvendar Seu DNA.

Antes de iniciar a jornada por suas origens, entenda o que é ancestralidade.

O Que é e Qual o significado ancestralidade?

Descubra sua ancestralidade

O mundo da genômica pessoal é muito vasto. A todo momento, novas descobertas são feitas sobre o DNA humano, mudando tanto a nossa visão de como doenças e tratamentos têm efeitos em cada indivíduo, como também nossa percepção sobre nós mesmos e sobre as capacidades de nosso corpo.

O processo de se autodescobrir através de testes genéticos é muito gostoso, mas, como toda tecnologia nova, nem sempre é fácil saber por onde começar nossas pesquisas. Por isso, decidimos reunir 7 formas de descobrir mais sobre ancestralidade e DNA

1- converse com pessoas que podem lhe dar pistas sobre sua genética

No fundo, no fundo, somos formados de milhares e milhares de acasos, que fizeram com que cada um de nossos antepassados se cruzassem em seus caminhos no momento certo. Alguns desses acasos podem ser descobertos em testes genéticos, mas, outros podem ser descobertos no almoço de domingo. 

É enriquecedor se reunir com a família e perguntar para nossos pais e avós o que eles sabem sobre o a história dos nossos antepassados. Temos certeza que eles possuirão informações valiosíssimas que irão lhe ajudar a entender melhor os seus resultados de testes de ancestralidade e características, ou até mesmo ajudar a prever o que pode estar em seu DNA.

Sabemos que essa é uma dica difícil de seguir quando não conhecemos nossos familiares ou não temos abertura para esse tipo de pergunta, mas não desista do seu caminho de autodescoberta, ainda temos dicas valiosas pela frente!

2- Se observe

Sim, por incrível que pareça, nosso corpo é um grande aliado na hora de prever o que poderia aparecer em nossos testes de DNA. Observar-se é uma forma de buscar autoconhecimento a partir da identificação do seu fenótipo, ou seja, da manifestação que conseguimos enxergar ou detectar das informações que nossos cromossomos carregam.

3- O seu sobrenome pode lhe dizer muitas coisas

Assim como as linhagens, os sobrenomes são herdados de gerações em gerações. Por isso, são uma excelente forma de nos conectar ao nosso passado e de descobrir um pouco mais sobre o que aconteceu com nossos ancestrais.

Os obstáculos e dificuldades que tínhamos antes para encontrar mais informações sobre a origem e significado dos sobrenomes têm sido contornados com a facilidade que a internet nos proporciona.

Hoje, basta jogar seu sobrenome no Google e em poucos segundos você terá uma série de bancos de dados capazes de mostrar história, locais de maior incidência e pessoas, ou seja, praticamente tudo sobre aquilo que procura.

Plataforma Gratuita de Sobre Nomes

Sobre Nomes é uma plataforma gratuita criada pela Genera, junto ao historiador e genealogista Rodrigo Trespach. Nela, colocamos a história sobre os principais sobrenomes encontrados no território brasileiro, contando suas histórias e comentando um pouco como foi sua chegada em território nacional. Acesse e descubra mais sobre a história do seu sobrenome!

4- Esteja antenado sobre novas descobertas

Como já falamos, todos os dias novos avanços são feitos quando o assunto é genômica pessoal. Por conta disso, se manter informado sobre o que está acontecendo nesse mundo é uma ótima forma de ir se familiarizando com termos e jargões da área, além de saber sobre novas coisas com as quais você pode se aprofundar usando o DNA como material de estudo. Para isso, acompanhe o Blog Genera e fique sempre atualizado. 

5- Faça um teste genético

Um passo maior no autoconhecimento da ancestralidade por meio do DNA é realizar os famosos testes genéticos.

Veja como é fácil:

Descubra a história por trás do seu DNA

Exames de DNA como o Teste de Ancestralidade, Saúde e Bem-Estar são uma excelente maneira de começar, já que eles mostram os resultados de um jeito mais didático e explicativo, de uma forma que pessoas com diferentes níveis de conhecimento em genômica sejam capazes de compreender as informações que ele apresenta.

Com ele, você pode aprender coisas como a origem da sua ancestralidade e diferentes características que estão marcadas em seu genoma. 

Além da ancestralidade você pode melhorar sua qualidade de vida e ter uma vida mais saudável conhecendo as necessidades e os potenciais do seu corpo. Cuide da sua saúde sabendo dezenas de predisposições genéticas, assim como pontos importantes sobre o funcionamento do seu organismo.

6- Procure entender seu resultado

Veja um exemplo do resultado do seu teste genético! 
Por mais que elas pareçam ser difíceis de entender, existem diversos profissionais que lhe ajudam a desmistificar todas as siglas e dados apresentados em seu resultado. Quanto mais você souber, mais fácil será ir além.

7- Pesquise mais em bancos de dados de genética

Essa dica é para aqueles que querem novos desafios. Para seguir com a Dica 7, é muito importante que você esteja seguro quanto ao seu vocabulário na genética e, se possível, saiba inglês ou tenha domínio sobre o Google Tradutor, pois, infelizmente, a maioria dos sites que faremos referência não tem uma versão em português.

Uma vez que você está com os seus dados genéticos em mãos, não há limites para a quantidade de informações que você pode ter. Existem vários bancos de dados que você pode utilizar para saber mais, tanto sobre parentes genéticos, quanto para buscar mais características relacionadas ao seu genótipo e até mesmo se aprofundar nas suas linhagens materna e paterna. Seguem alguns links legais, lembrando que existem vários outros:

Plataforma Omim

No site Omim (em inglês), você pode pesquisar fenótipos, SNPs, genes e muito mais. Poderá relacionar as informações que encontrar ao que você já descobriu sobre seu DNA com os passos anteriores deste texto.

Plataforma Ensembl

Esse é um site (em inglês) para quem quer se aprofundar sobre genoma e também saber mais sobre o DNA de outras espécies. 

As descobertas sobre ancestralidade e DNA nunca param

Esperamos que esse texto lhe incentive na busca pelo autoconhecimento. Sabemos que no início não é fácil, mas depois que a gente pega o jeito, não tem o que nos pare (mas nós somos suspeitos para falar, não é mesmo?).

O importante é lembrar que as descobertas nunca param de acontecer e que pouco a pouco revelaremos mais peças desse grande quebra-cabeças que é a ancestralidade e DNA.