Você, por acaso, já viu o Saci? Se nunca viu, você já deve, pelo menos, ter ouvido falar nele. Desde crianças ouvimos histórias sobre criaturas fantásticas que vivem entre nós. Algumas pessoas juram de pés juntos que já as viram, enquanto que, para outras, isso tudo não passa de lenda.

De qualquer forma, essas histórias populares são passadas de geração a geração, por muitos e muitos anos, e formam parte da nossa cultura. No Brasil, por exemplo, todos nós conhecemos personagens como o boto que se transforma em homem, a mula que cavalga pela mata soltando fogo e, claro, o Saci, menino zombeteiro que sai pregando peças em todo mundo.

Mas você já refletiu sobre quais são as histórias populares de outros países? Que contos os seus ancestrais, quando ainda estavam em outros lugares do mundo, há muito tempo, costumavam ouvir?

Pensando nisso, e em celebração ao Dia do Saci, comemorado em 31 de outubro, a Genera criou a plataforma “Meu Populário”, um site com curiosidades sobre o folclore, a mitologia e histórias populares de todos os continentes.

A palavra populário quer dizer o conjunto de contos, músicas e diversas outras tradições populares de um povo específico. No “Meu Populário”, você pode navegar por um mapa para descobrir histórias interessantes de vários locais diferentes, inclusive do Brasil.

Você sabia, por exemplo, que os aborígenes da Austrália contam a história de uma serpente arco-íris, guardiã da natureza? Ou que, para os astecas, um deus trouxe as sementes de cacau para a Terra, de onde faziam uma bebida parecida com o chocolate?

Alguns dos personagens brasileiros disponíveis na plataforma, como o Boto, a Mãe D’Água e o Boitatá.

Essas e outras histórias estão no “Meu Populário”. O conteúdo do site foi produzido em colaboração com o historiador Rodrigo Trespach e os desenhos são de responsabilidade da ilustradora Amanda Aguiar.

Segundo Ricardo di Lazzaro Filho, CEO da Genera, “resgatar essas lendas nos conecta com nossas origens e nos traz um olhar mais cauteloso para aspectos importantes da nossa história e que podem, muitas vezes, passar despercebidos”.

Além disso, ele ressalta a importância de se valorizar essas histórias e de conhecermos a nossa ancestralidade: “muitos hábitos presentes na sua família há muitas gerações, sejam eles praticados de maneira coletiva ou individual, podem estar relacionados com essas lendas”.

Acesse já o “Meu Populário” e faça uma viagem pelas culturas de outros povos do mundo.