COMECE A DIGITAR E PRESSIONE ENTER PARA PESQUISAR

Farmacogenômica

Diferentes remédios podem ser mais eficazes no tratamento de determinados pacientes do que em outros. A partir disso, a Farmacogenética surge como uma alternativa eficiente no planejamento de tratamentos individualizados. Conheça mais sobre o exame e descubra as principais vantagens de realizá-lo.

O que é farmacogenética?

A farmacogenética é baseada na análise das regiões polimórficas dos genes de um indivíduo. Essas regiões, por sua vez, são as maiores responsáveis por determinar se uma pessoa será um metabolizador rápido, intermediário ou lento de determinadas substâncias.

Os resultados obtidos nesse exame podem proporcionar uma grande ajuda no tratamento de pacientes que não estão respondendo positivamente a um determinado medicamento, seja por falta dos efeitos terapêuticos ou em função dos efeitos colaterais.

Quais são os perfis de metabolização dos medicamentos?


A grande maioria dos medicamentos que ingerimos é metabolizada no fígado por enzimas conhecidas como CYPs. Devido a diferenças genéticas, o tempo que essas enzimas levam para metabolizar um determinado fármaco varia de indivíduo para indivíduo: alguns são metabolizadores rápidos enquanto outros são metabolizadores lentos. Isso pode fazer com que um determinado fármaco não surta efeito com sua dose usual, no caso de um metabolizador rápido, ou que uma dose usual seja tóxica, no caso de um metabolizador lento.

Como existem várias enzimas metabolizando diversos fármacos, há um grande número de possibilidades: um indivíduo pode ser metabolizador rápido para uma determinada classe de antidepressivos e metabolizador lento para uma classe de hipnóticos, por exemplo. Nesse caso, uma dose usual de antidepressivo não surtirá efeito, ao passo que uma dose usual de hipnótico pode ser tóxica.

Para uma mesma dose ingerida, diferentes perfis de metabolização exibem diferentes concentrações plasmáticas e diferentes resultados na terapia

Como o teste Farmacogenético é feito?

Para a realização do exame é feito a coleta de uma pequena quantidade do sangue do paciente, que será analisada em laboratório para a obtenção do perfil de metabolização

Os resultados são fornecidos ao paciente em até 21 dias corridos.

Quais informações traz o resultado de um exame farmacogenético?

No exame farmacogenético, os genes responsáveis por definir a velocidade da metabolização de determinado medicamento são analisados. Com isso, os resultados informam como o perfil genético do paciente se comporta com a ingestão de determinados medicamentos em suas doses usuais.

Confira um exemplo de resultado.

Teste Farmacogenético: por que fazê-lo?

  • – O teste farmacogenético contribui para a seleção de um medicamento que seja realmente eficaz no tratamento de um determinado paciente;
  • – Ao escolher um medicamento com base nesse teste, o médico responsável proporcionará que o paciente tenha um tratamento com menos efeitos colaterais;
  • – A obtenção do perfil genético do paciente dá ao médico uma noção mais precisa sobre a dose medicamento a ser administrada.

Farmacogenética para Psiquiatria


Farmacogenética para Câncer


Farmacogenética para Antirretrovirais


Teste farmacogenético: conte com a Genera

O teste farmacogenético possui diversas áreas de aplicação, sendo os profissionais da cancerologia e da psiquiatria os que mais demandam esse exame, em prol da introdução de um medicamento que ofereça o máximo de eficácia e menores efeitos colaterais no tratamento de um paciente.

Por ser um exame de tamanha importância, realizá-lo em um laboratório especializado na área é uma tarefa fundamental. Por isso, conte com a Genera, um laboratório especializado no ramo da genética com mais de 10 anos de atuação na área.

Além do teste farmacogenético, a Genera realiza diversos tipos de exame de DNA, como o exame para o diagnóstico de Alzheimer e Intolerância à Lactose.

Ainda tem dúvidas?

Entre em contato com nossa Central de Atendimento ou, se preferir, preencha o formulário a seguir e entraremos em contato.

Seu nome*

Seu e-mail*

Sua mensagem