Farmacogenômica

Personalizando a forma de cuidar do seu corpo!

Saiba mais

Tratamentos sob medida

A farmacogenômica é a ciência que estuda a interação entre genes e medicamentos. Através da análise de regiões específicas do DNA, é possível obter informações sobre, por exemplo, o perfil de metabolização do paciente para um determinado fármaco, bem como o perfil esperado de resposta ao tratamento. Os resultados obtidos neste exame são importantes aliados no tratamento de pacientes que não estão respondendo positivamente a um determinado medicamento, seja por falta dos efeitos esperados ou em função do excesso de efeitos colaterais.

Como funciona?

01

O material coletado pode ser sangue ou saliva, a depender do painel escolhido. A coleta de saliva é feita utilizando swab oral, sendo, em seguida, enviada para análise no laboratório.

02

A análise do material genético trará informações sobre o perfil de metabolização do paciente para diversos medicamentos. Dessa forma, as informações do laudo poderão auxiliar o prescritor na indicação de condutas mais adequadas para o tratamento com determinados fármacos.

03

Após a análise, o laudo estará disponível através de nossa plataforma de resultados, e poderá ser utilizado por seu médico como uma importante ferramenta para encontrar a terapia mais adequada ao seu metabolismo, otimizando os efeitos terapêuticos e minimizando efeitos colaterais.

Nossos painéis

Atualmente, a maior demanda para exames farmacogenéticos vem de profissionais das áreas de psiquiatria e oncologia, que buscam por estratégias terapêuticas que ofereçam o máximo de eficácia e o mínimo de efeitos colaterais. Porém, muitas pessoas buscam o exame para fins de autoconhecimento, e, para estes, desenvolvemos um painel mais simplificado, focado em medicamentos de uso comum e que não precisa de pedido médico.

Genera Farma

Resultado em 15 dias últeis

R$ 399

  • Painel focado em 15 medicamentos de uso comum;
  • Resultados online – plataforma interativa;
  • Ideal para quem busca um primeiro contato com a farmacogenômica;
Compre agora Veja um exemplo de resultado

Entendendo seu resultado

Nem sempre entender o resultado de um teste farmacogenético é fácil. Por isso, separamos aqui os termos que geram mais dúvidas entre pacientes e prescritores:

CYP

CYP é o nome dado ao conjunto de proteínas responsáveis pelas transformações biológicas de fármacos e outras substâncias no nosso organismo. Encontram-se presentes principalmente no nosso fígado, podendo também ser encontradas em pulmões, rins e intestinos.

Farmacocinética

Farmacocinética é a área da farmacologia que estuda o percurso que a medicação percorre no corpo humano antes de interagir com seu alvo farmacológico e depois, o que envolve absorção, metabolização e excreção. É neste trajeto, conhecido como etapa farmacocinética, que são focados a maior parte dos exames farmacogenéticos do mercado.

Farmacodinâmica

Farmacodinâmica é o campo da farmacologia que estuda a interação propriamente dita dos fármacos (princípios ativos) com seus receptores farmacológicos. Envolve também o estudo das estruturas dos receptores, e como polimorfismos nos genes que expressam estes receptores podem afetar a resposta.