A vitamina D é importante para a absorção de nutrientes dos alimentos, possui ações antioxidantes e anti-inflamatórias e é principalmente adquirida através da exposição solar. Entretanto, mesmo se expondo ao sol, muitas pessoas ainda apresentam deficiência de vitamina D e a causa pode ser Genética. 

Um estudo genômico revelou que diversos genes envolvidos na absorção, biossíntese e metabolismo do corpo humano, exercem influência comprovada nos níveis séricos de vitamina D.

O que isso quer dizer? Para entender, antes devemos rever as etapas do caminho que a vitamina D percorre no organismo humano.

Vitamina D: funções, metabolismo e deficiência

As vitaminas são substâncias que, embora não possuam nenhum denominador comum do ponto de vista químico (ou seja, são estruturas completamente diferentes entre si), desempenham importantes papeis no corpo humano, que vão desde funções estruturais (como a vitamina C) até o funcionamento das células da visão (vitamina A), passando por metabolismo e digestão de lipídios (vitamina B12) e coagulação sanguínea (vitamina K).

Nutricionalmente falando, são micronutrientes, ou seja, se fazem necessárias em pequenas quantidades quando comparadas com proteínas e carboidratos, por exemplo, que requerem uma maior ingestão diária.

A vitamina D faz parte do grupo das vitaminas lipossolúveis, junto das vitaminas A, E, e K. Ao contrário das demais, que necessariamente precisam ser obtidas através da alimentação, até cerca de 90% da necessidade diária da vitamina D pode ser sintetizada por nosso organismo, desde que haja exposição adequada à radiação solar.

Sua principal função biológica é o estímulo à absorção de cálcio no intestino, isto é, o cálcio que ingerimos na alimentação. O cálcio, além de compor a estrutura ossos, é importante em diversos outros processos biológicos, como, por exemplo, a contração muscular. Por isso é importante que haja níveis sanguíneos adequados desse elemento.

A principal doença oriunda da deficiência de vitamina D é o raquitismo, caracterizado por amolecimento e perda de resistência dos ossos, que são desmineralizados para repor os níveis séricos de cálcio quando não há absorção deste pelo intestino – situação comum na ausência de vitamina D.

A Deficiência de Vitamina D Pode ser Genética

O colesterol é a molécula a partir da qual a vitamina D endógena (ou seja, aquela que não é absorvida pela alimentação) é sintetizada, em um processo que ocorre em diversas etapas, cada uma protagonizada por uma enzima diferente – portanto, por um gene diferente – e é aí que se encontram alguns dos “gargalos metabólicos” que podem resultar em problemas à saúde.

Um deles é o gene CYP2R1, que transcreve a vitamina D-25-hidroxilase, uma enzima que faz parte do grupo do citocromo P450 e é responsável por uma das etapas finais de ativação da vitamina D. Há também o DHCR7, relativo à enzima 7-dehidrocolesterol redutase, que transforma o colesterol em 7-dehidrocolesterol (também conhecido como pró-vitamina D), permitindo sua posterior conversão em vitamina D, desde que haja exposição solar. Esta é a primeira etapa do processo de produção dessa vitamina tão importante para nosso organismo. Sendo assim, diferentes variações dos genes CYP2R1 e DHCR7, presentes normalmente na população, podem exercer influência direta sobre os níveis de tal vitamina.

Não só a biossíntese da vitamina D, como também sua atividade pode ser limitada por variantes genéticas, especificamente no gene VDR, que codifica o receptor nuclear de vitamina D. Um estudo conduzido pela universidade McGill, no Canadá, indica que algumas formas deste gene podem estar associados à baixa atividade do nutriente, devido ao fato de codificarem um receptor que não possui o tamanho ideal para interagir com a vitamina D – em termos celulares, este cenário é semelhante a uma menor quantidade de vitamina ativando o receptor.

Tenho insuficiência de vitamina D – e agora?

Antes de tudo, nunca é demais ressaltar a necessidade de acompanhamento profissional, por nutricionista ou médico, para determinar as ações a serem tomadas em caso de um diagnóstico deste tipo. Somente estes profissionais podem estabelecer o procedimento adequado para seu caso, tendo como base seu perfil clínico, estilo de vida e predisposições genéticas.

Saber a causa da insuficiência é importante neste caso, pois irá auxiliar no momento de decidir o tratamento. Há casos em que é necessário iniciar suplementação, enquanto em outros recomenda-se aumento da exposição solar, havendo também situações em que a prescrição de uma dieta específica, rica em vitamina D (contendo por exemplo peixes como salmão e sardinha, além de ovos e alguns leites enriquecidos), é o mais adequado.

Em certas circunstâncias, o ideal, inclusive, pode ser uma combinação dos três. O que não é recomendado de maneira alguma é a introdução de suplementos vitamínicos sem prescrição de nutricionista ou médico. Na dúvida, tome um pouquinho de sol.

Quer saber mais sobre a relação entre A Deficiência de Vitamina D e Genética? Conheça nossos testes genéticos e faça um acompanhamento com especialista.

Veja um exemplo do seu mapeamento genético!

Referências

  1. PALACIOS, C. GONZALEZ, L. Is vitamin D deficiency a major global public health problem? J Steroid Biochem Mol Biol. Out. 2014; 144PA: 138–145.
  2. DRAUZIO VARELLA. Vitamina D. Disponível em: https://drauziovarella.uol.com.br/drauzio/vitamina-d/. Acesso em 12/2018.
  3. JIANG, X. et al. The Genetics of Vitamin D. Bone. Dez. 2018. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S8756328218303703?via%3Dihub. Acesso em 12/2018.
  4. JÄPELT, R. Vitamin D in plants: A review of occurrence, analysis, and biosynthesis. Frontiers in Plant Science 4:136 · Mai 2013.
  5. DASTANI, Z., et al. Genetic regulation of vitamin D levels. Calcif Tissue Int. Fev 2013;92(2):106-17
  6. BLOG TUA SAÚDE. Alimentos ricos em vitamina D. Disponível em: https://www.tuasaude.com/alimentos-ricos-em-vitamina-d/. Acesso em 12/2018.