Cereser

Sobrenome italiano com origem em uma ocupação. Deriva do latim ceresarius, “produtor ou cultivador de cerejas” (de cerasia ou ceresia), sendo comum na Itália Setentrional o uso, em dialetos regionais, de vocábulos como ceresa ou saresa, de onde vem o nome de família – em italiano, o nome da fruta é ciliegia.

O nome de família é bastante comum na região do Vêneto, e também em Friuli, Lombardia e Piemonte. Entre algumas variações, temos, com a mesma raiz etimológica, os sobrenomes Cereso, Ceresole e Ceresolo.

No Brasil, o sobrenome chegou no final do século 19 com a imigração italiana. Provavelmente o nome mais conhecido no país esteja associado à família de Santo Cereser, estabelecida em São Paulo na década de 1880. O imigrante desembarcou sozinho no Brasil em 1886 – a esposa Maria Piacentini e os sete filhos chegariam dois anos depois. Produtores de vinho, o filho Humberto Cereser (1878-1936) fundou em 1926, em Jundiaí, São Paulo, a vinícola Cereser, mais tarde produtora da Sidra Cereser, embrião do grupo CRS Brands, maior indústria de bebidas da América Latina.

Por Rodrigo Trespach.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!