Hoje queremos trazer para o nosso blog um assunto que é extremamente importante tanto para a Genera quanto para os nossos clientes: a segurança de dados.  

Vamos falar aqui sobre as medidas que tomamos para proteger os dados pessoais e genéticos dos nossos clientes, com a intenção de que todas as pessoas que já tenham feito ou queiram fazer o seu Teste de Ancestralidade, Saúde e Bem-Estar se sintam seguras e despreocupadas em relação às informações que compartilham com a gente. 

Além disso, abordaremos algumas maneiras por meio das quais os nossos clientes podem garantir a segurança dos seus dados genéticos e pessoais. 

Vem com a gente! 

De que forma meus dados pessoais são tratados? 

A Genera segue a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), lei nº 13.709/2018, e garante aos seus clientes todos os direitos assegurados por ela.  

Antes de adquirir algum de nossos produtos, é importante para nós que o cliente conheça nossa Política de Privacidade e que aceite os Termos e Condições Gerais de Uso, uma vez que solicitaremos os seus dados pessoais.

Quando um cliente faz o teste da Genera, além do material genético que envia ao nosso laboratório, ele deve realizar o seu cadastro em nossa plataforma utilizando os seus dados pessoais. É com esses dados que ele conseguirá acessar os seus resultados. 

A senha de acesso é de conhecimento exclusivo do cliente, que também é responsável por manter a sua confidencialidade. Utilizamos os contatos fornecidos para nos comunicarmos com o cliente sobre a compra realizada e para conteúdos relacionados a promoções e ações de relacionamento. O cliente poderá se descadastrar a qualquer momento.

A Genera não comercializa qualquer tipo de dado pessoal, não fornece dados genéticos ou quaisquer outros tipos de dados sensíveis para outras empresas, mesmo em parcerias. 

Para melhorar a experiência dos clientes e a oferta dos serviços, podemos utilizar determinados dados, como localidade de acesso e tipo de dispositivo utilizado. Nesses casos, os dados são usados de forma totalmente anonimizada, ou seja, não existe a possibilidade de relacionar a eles o nome, e-mail ou outras informações de identificação pessoal. 

Os dados são tratados pela Genera com confidencialidade e são armazenados de forma criptografada em nossos bancos de dados.  

E os meus dados genéticos? 

O mesmo ocorre com os dados genéticos. Não é feito nenhum tipo de compartilhamento de informações genéticas entre a Genera e instituições externas, a menos que o próprio usuário conceda esse acesso.

Nós utilizamos o material genético fornecido à Genera para análise ancestral e/ou para emissão de relatório personalizado de saúde. Reforçamos que as informações genéticas são mantidas criptografadas em nossos bancos de dados e a Genera não permite a sua comercialização. 

Elas podem ser utilizadas pela própria Genera, de maneira anonimizada e agregada, para elaboração de estudos e pesquisas relacionados à ancestralidade e à saúde da população brasileira e latino-americana. Nesses casos, reforçamos que não é possível identificar de quem são os dados ou nenhuma outra informação genética e/ou pessoal individualizada. 

No momento do cadastro, o cliente pode optar por participar da ferramenta “Busca Parentes”. Ao autorizar o acesso à funcionalidade, o cliente aceita que a Genera estime o seu grau de parentesco com outras pessoas que já fizeram o teste e também escolheram aparecer na ferramenta, bem como a disponibilização do seu nome e e-mail a esses usuários.  

Se o cliente preferir não aceitar essa funcionalidade, os seus dados não aparecerão para outros clientes. A autorização concedida poderá ser revogada a qualquer momento, diretamente na plataforma.  

O que eu consigo fazer para aumentar a segurança dos dados? 

A maneira mais adequada para os clientes protegerem os seus dados pessoais e resultados genéticos é criando uma senha segura de acesso à plataforma que não seja compartilhada com ninguém.

Para isso, recomendamos que o cliente elabore uma senha segura e exclusiva para acessar a plataforma da Genera, ou seja, que ele não utilize a mesma senha de outros sites ou aplicativos. Essa medida é essencial para proteger os dados pessoais não somente no site da Genera, mas em toda a internet. 

Além do mais, aconselhamos que a senha criada tenha uma certa complexidade, empregando letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos, como pontos de exclamação, pontos de interrogação ou o símbolo de porcentagem. Outra medida crucial é que a pessoa não utilize informações pessoais na senha, como nome, sobrenome, data de nascimento ou número de telefone.  

Também ressaltamos que uma boa prática para proteger os dados pessoais é evitar o acesso à plataforma da Genera a partir de redes de internet públicas, como Wi-Fi de restaurantes, shoppings ou aeroportos. Nesses locais, recomenda-se que a pessoa utilize os dados do seu celular pessoal para acessar o seu painel de resultados.

Como garantir que os meus dados brutos estejam seguros? 

A Genera permite que todos os clientes, independentemente do método de processamento escolhido no momento da compra, façam o download dos seus dados brutos, com informações sobre os seus marcadores genéticos. 

Esses dados brutos estão completamente protegidos na plataforma da Genera e não serão, em nenhuma ocasião, comercializados ou disponibilizados para o acesso de outras pessoas que realizaram o nosso teste. 

Entretanto, a partir do download feito pelo usuário, a Genera não consegue prestar assistência em relação aos dados baixados e não tem nenhum controle sobre eventuais compartilhamentos com outras pessoas ou em outras plataformas de genealogia ou genética. Assim, destacamos que nos responsabilizamos somente pelos dados dentro da nossa plataforma.

Onde estão as políticas de privacidade da Genera? 

A Genera disponibiliza em seu site o Aviso de Privacidade da Genera e a Política de Privacidade, que também pode ser acessada no Portal da Privacidade, com informações completas sobre o tratamento de dados pessoais e genéticos. Caso o cliente queira informações adicionais sobre o tratamento dos seus dados, exercer direitos ou retirar, a qualquer momento, o seu consentimento, poderá entrar em contato enviando uma mensagem por meio do Portal de Relacionamento com o Titular. 

Na Genera nós temos total cuidado com a segurança das nossas aplicações e dados pessoais. Considerando a natureza das informações, adotamos várias práticas e controles de segurança. Algumas delas, por exemplo, são:  

  1. Criptografia de dados tanto no armazenamento quanto no trânsito;
  2. Anonimização de dados e implantação de golden records; 
  3. Política de Zero Trust e Least Privileged em todos os nossos sistemas; 
  4. Testes de penetração de sistemas (PenTests) frequentes;
  5. Monitoramento em todas as aplicações;
  6. Treinamentos contínuos para os funcionários;
  7. Adequação à LGPD.

É importante deixar claro que nenhuma medida garante 100% de segurança, mas contribuem significativamente para a prevenção de possíveis acessos indevidos, vazamento de dados ou outros incidentes de segurança.   

No caso de dúvidas ou perguntas relacionadas à segurança de dados, o cliente poderá acessar o Portal de Segurança da Informação, com dicas e orientações para maior proteção dos seus dados pessoais. Para maiores informações, também é possível entrar em contato com a Central de Atendimento da Genera através do endereço de e-mail contato@genera.com.br, dos telefones 4000-1653 (para capitais e regiões metropolitanas) e 0800 750 5552 (para demais regiões) ou do WhatsApp (11) 91042-5421.

Estamos disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.  

Este conteúdo tem finalidade informativa e não altera ou substitui os documentos oficiais.