Quem é a população árabe do Brasil?

Quando pensamos nas populações árabes, várias coisas vêm à nossa cabeça, desde a culinária, com seus inúmeros pratos típicos, até nomes e sobrenomes árabes e diversos aspectos culturais. Isso porque as comunidades árabes têm, há bastante tempo, uma ligação muito forte com o Brasil.

Desde o século XIX, o território brasileiro tem sido um importante destino para imigrantes árabes de diversos países. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), alguns dos motivos que intensificaram a vinda dessas pessoas para o nosso país foram as dificuldades econômicas, notavelmente a falta de terras para a produção agrícola, e, em determinados países, a perseguição religiosa contra as comunidades árabes cristãs.

O estado de São Paulo foi o local do Brasil que recebeu mais árabes: até 1920, aproximadamente 40% dos quase 60 mil árabes que chegaram ao país desembarcaram em terras paulistas. Outros estados que também receberam imigrantes foram Minas Gerais, Rio de Janeiro e, em uma quantidade menos expressiva, Bahia e Rio Grande do Sul.

Ao falarmos sobre os imigrantes árabes, temos que reconhecer as suas pluralidades, uma vez que eles procedem de vários países, cada um com histórias, tradições e culturas diferentes. A Liga dos Estados Árabes, organização criada para fortalecer os laços entre essas nações, é composta por 22 países. Entre eles estão as nações do Oriente Médio, como Líbano e Síria, e diversos países africanos, especialmente aqueles do norte do continente, como Egito, Marrocos e Líbia.

No infográfico abaixo, apresentamos o perfil da população árabe brasileira com base no levantamento de dados como a “Pesquisa Nacional Exclusiva sobre Árabes no Brasil”, realizada para a Câmara de Comércio Árabe Brasileira. Ele contém informações variadas referentes, por exemplo, à distribuição dos imigrantes e descendentes de árabes pelas cinco regiões brasileiras e os principais países de origem dessa população.

Referências

MOTT, M. L. Imigração árabe: um certo oriente no Brasil. In INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Brasil: 500 anos de povoamento. Rio de Janeiro: IBGE, 2007. p. 179-195.

SOUZA, T. Comunidade árabe é 6% da população brasileira, diz pesquisa. Agência de Notícias Brasil-Árabe. 22 jul. 2020. Disponível em: https://anba.com.br/comunidade-arabe-e-6-da-populacao-brasileira-diz-pesquisa/. Acesso em 24 mar. 2022.