Quando pensamos nas populações árabes, várias coisas vêm à nossa cabeça, desde a culinária, com seus inúmeros pratos típicos, até nomes e sobrenomes árabes e diversos aspectos culturais. Isso porque as comunidades árabes têm, uma ligação muito forte com o Brasil.

Desde o século XIX, o território brasileiro tem sido um importante destino para imigrantes árabes de diversos países. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), alguns dos motivos que intensificaram a vinda dessas pessoas para o nosso país foram as dificuldades econômicas, notavelmente a falta de terras para a produção agrícola, e, em determinados países, a perseguição religiosa contra as comunidades árabes cristãs.

O estado de São Paulo foi o local do Brasil que recebeu mais árabes: até 1920, aproximadamente 40% dos quase 60 mil árabes que chegaram ao país desembarcaram em terras paulistas. Outros estados que também receberam imigrantes foram Minas Gerais, Rio de Janeiro e, em uma quantidade menos expressiva, Bahia e Rio Grande do Sul.

Ao falarmos sobre os imigrantes árabes, temos que reconhecer as suas pluralidades, uma vez que eles procedem de vários países, cada um com histórias, tradições e culturas diferentes. A Liga dos Estados Árabes, organização criada para fortalecer os laços entre essas nações, é composta por 22 países. Entre eles estão as nações do Oriente Médio, como Líbano e Síria, e diversos países africanos, especialmente aqueles do norte do continente, como Egito, Marrocos e Líbia.

Perfil da população árabe no brasil

No infográfico abaixo, apresentamos o perfil da população árabe brasileira com base no levantamento de dados como a “Pesquisa Nacional Exclusiva sobre Árabes no Brasil”, realizada para a Câmara de Comércio Árabe Brasileira. Ele contém informações variadas referentes, por exemplo, à distribuição dos imigrantes e descendentes de árabes pelas cinco regiões brasileiras e os principais países de origem dessa população.

Descubra suas origens

Agora que já sabe o perfil da população arabe no Brasil, que tal desvendar o seu perfil?
Com um teste de ancestralidade é possível descobrir as suas origens e identificar características genéticas e sociais que impactam na sua saúde e bem-estar. Com base em seu DNA é possível entender melhor o funcionamento do seu corpo e optar por um estilo de vida mais compatível com as suas necessidades. Veja um exemplo do teste de ancestralidades!

Referências

MOTT, M. L. Imigração árabe: um certo oriente no Brasil. In INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Brasil: 500 anos de povoamento. Rio de Janeiro: IBGE, 2007. p. 179-195.

SOUZA, T. Comunidade árabe é 6% da população brasileira, diz pesquisa. Agência de Notícias Brasil-Árabe. 22 jul. 2020. Disponível em: https://anba.com.br/comunidade-arabe-e-6-da-populacao-brasileira-diz-pesquisa/. Acesso em 24 mar. 2022.