Esteja preparado para uma experiência emocionante e única, pois o projeto “Origens – Um Chef Brasileiro no Benin”, patrocinado pela Genera, desvenda os segredos das raízes da história e do paladar brasileiro. Nesta jornada inspiradora, o chef brasileiro João Diamante explora as conexões entre a cultura culinária e as tradições africanas, mergulhando na sua própria história genética e culinária.

Descobrindo as Origens através da Culinária e da Genética

A série de quatro episódios, narrada pelo Chef João Diamante, mergulha nas origens do sabor brasileiro, questionando como a comida molda nossa identidade. Nesse contexto, João realizou um teste genético oferecido pela Genera, revelando que suas origens têm raízes profundas na região do Benin.

O Benin é um país cuja história está profundamente entrelaçada com a escravidão, sendo um dos lugares de onde mais pessoas foram traficadas para as Américas durante aquele período sombrio. Esse triste capítulo da história é parte da razão pela qual nossas tradições culinárias têm tantas semelhanças com as deles.

Nessa terra rica em história e cultura, João Diamante se aventura a se encontrar com os vibrantes vendedores de comida de rua, a explorar o maior mercado ao ar livre da África Ocidental e a colaborar com outros chefs locais. Nessa jornada, ele nos conduz por uma exploração que transcende o tempo, conectando o passado, o presente e o futuro da culinária tanto brasileira quanto beninense.

Episódio 1: Do Akará ao Acarajé

João Diamante inicia sua jornada na cidade de Cotonou, onde mergulha na agitação do Mercado Dantokpa, o maior mercado a céu aberto da África Ocidental. É aqui que ele descobre as origens do acarajé, chamado de akará no Benin. João explora a história desse bolinho de feijão que desempenha um papel fundamental tanto na culinária beninense quanto na brasileira. Além disso, ele mergulha nas tradições religiosas do Benin, como a celebração aos Egunguns, enriquecendo sua compreensão das origens culturais compartilhadas entre os dois países.

ASSISTA:

Episódio 2: Sabor da Tradição

No segundo episódio, João Diamante parte para Ganvié, uma vila reconhecida pela UNESCO como patrimônio cultural da humanidade. Essa vila construída sobre as águas abriga uma comunidade que encontrou refúgio contra a escravidão nas águas do maior lago do Benin. A principal fonte de renda e referência gastronômica da comunidade é o peixe. Nessa aventura, João explora a transmissão de receitas pelo boca a boca e se junta à chef Valérie Vinakpon para aprender a preparar o molho egusi com telibo, uma das receitas mais tradicionais do país.

ASSISTA:

Episódio 3: Brasileiros da África

João Diamante explora a cidade de Ouidah, onde ele descobre a história dos “agudás”, descendentes de traficantes ou ex-escravizados que saíram do Brasil e se estabeleceram no Benin no século 18. Neste episódio, ele investiga as diferenças entre a feijoada dos “brasileiros-africanos” e a brasileira. Além disso, João visita a “Porta do Não Retorno”, um local simbólico de onde centenas de africanos partiram como escravos para as Américas, sem chance de retorno às suas terras de origem.

ASSISTA:

Episódio 4: À Moda do Chef

Na conclusão de sua jornada, João Diamante retorna ao Brasil com uma carga de conhecimento e inspiração vindos do Benin. Ele se sente compelido a compartilhar essa experiência por meio de sua culinária, apresentando uma receita autoral intitulada “Origem”. Este prato único incorpora influências africanas nunca antes vistas em sua cozinha e simboliza um (re)começo na sua carreira culinária.

ASSISTA:

Este emocionante projeto “Origens – Um Chef Brasileiro no Benin” não apenas nos leva a uma viagem fascinante pelo mundo da culinária e da história, mas também nos inspira a explorar nossas próprias origens por meio do teste genético da Genera. Para descobrir mais sobre as suas próprias origens e como a Genera pode ajudar nessa jornada, clique aqui.

Em parceria com UOL, MOV, ECOA, e o Núcleo de Diversidade, Genera se orgulha de patrocinar essa emocionante busca pelas nossas raízes culinárias e genéticas.