A nossa alimentação é importante para diversos processos do nosso organismo, incluindo a imunidade, o metabolismo e o bom funcionamento dos órgãos. Mas você sabia que existem exames genéticos que fornecem informações mais aprofundadas sobre a sua alimentação e o seu corpo e ajudam a prever possíveis problemas de saúde no futuro?

Nos últimos anos, pesquisas na área da nutrição descobriram que os genes e dietas estão mais interligados do que se imaginava. A descoberta abriu caminhos para os pesquisadores começarem a entender porque as pessoas, mesmo com uma dieta e estilo de vida semelhantes, apresentam diferentes aspectos de saúde. O segredo pode estar no DNA de cada indivíduo.

A nutrigenética, por exemplo, é uma ciência que estuda o efeito dos genes sobre a sua dieta. Ela é uma grande aliada para fornecer alternativas personalizadas no tratamento de doenças relacionadas à prescrição de dietas alimentares. Ao realizar o exame de nutrigenética, você pode descobrir, por exemplo, quais são suas maiores carências nutricionais a partir do seu DNA. Com isso, é possível ter uma dieta planejada única e exclusivamente para você, levando em consideração quais nutrientes você absorve com mais ou menos facilidade e quais são suas intolerâncias alimentares.

Assim, a possibilidade de conhecer a fundo o próprio organismo e prever possíveis problemas de saúde no futuro vem ganhando cada vez mais o interesse das pessoas, inclusive dos profissionais de nutrição. Ao conhecer o perfil genético do paciente, o profissional tem em mãos informações fundamentais para elaborar um planejamento alimentar personalizado e, principalmente, entender como será a reação do organismo do paciente ao ingerir determinado alimento.

Onde eu posso fazer um teste nutrigenético?

Conhecer o seu perfil genético pode ajudar a realizar mudanças positivas na sua rotina, promovendo, assim, maior qualidade de vida. Existem diversos formatos de testes nutrigenéticos, que geralmente são feitos por meio da coleta de saliva ou sangue para detectar variações genéticas relacionadas a diferentes condições associadas à alimentação e ao comportamento alimentar.

O painel de nutrigenética da Genera, o Genera Nutri, pode mostrar a você inúmeras nuances de seu corpo. Ele faz parte dos kits Standard e Premium do Teste de Ancestralidade, Saúde e Bem-Estar da Genera. Saiba o que vem em cada pacote e escolha o mais adequado a você.

O teste contém uma análise de suas características, tais como deficiências de vitaminas K, D e B6; intolerância à lactose; sobrecarga ou falta de ferro; sensibilidade à cafeína; sensação de saciedade; eficácia de dietas; e muito mais. Para ter um panorama ainda mais completo, você também pode aliar este teste ao nosso painel Genera Fit, também presente nos kits Standard e Premium, para entender como seu organismo responde de maneira única a diferentes tipos e intensidades de atividade física.

Como interpretar os resultados do Genera Nutri?

Depois de realizar a coleta do seu DNA via saliva através do kit que será enviado à sua casa, nosso laboratório fará a análise das amostras. Você receberá um e-mail assim que os seus resultados estiverem disponíveis em nossa plataforma online.

Os resultados não são diagnósticos. Portanto, é muito importante aliá-los ao acompanhamento de profissionais capacitados nas áreas de nutrição e atividade física. Assim, eles poderão garantir que as informações disponíveis nos painéis orientem a adequação correta da alimentação e das atividades físicas praticadas, proporcionando os melhores resultados possíveis.

A Genera oferece o serviço de aconselhamento nutricional com profissionais especializados em genética para te ajudar a aprofundar as informações do seu mapeamento genético e compreender com mais detalhamento o seu DNA. Conheça a nossa plataforma de assessoria genética.