Marrocos é um país bastante rico em cultura e tradições, com influências árabe, africana e europeia.

| Leia mais: História, ancestralidade e diversidade cultural do Marrocos

A seguir, confira algumas curiosidades culturais do Marrocos:

Tradição mercantil

Marrocos cultura: mercado de Marrakech

O Marrocos pode ser um paraíso para aqueles que gostam de compras. Um dos mais famosos do mundo, o mercado de Marrakech, cidade marroquina, parece um labirinto de ruas e vielas cheia de barracas e comerciantes vendendo uma diversidade de coisas, como roupa, artesanato, comida, especiarias e produtos típicos do país.

E a negociação faz parte da cultura marroquina. Os vendedores costumam oferecer preços mais elevados, já esperando que os compradores barganhem por valores menores. Esse perfil de comerciante vem desde os berberes nômades ancestrais, que adaptados ao clima desértico, seguiam com seus camelos as caravanas de mercadores e vendiam desde tecidos, peles e pedras preciosas até especiarias.

Encantadores de serpentes e outros artistas de rua

Marrocos: encantadores de serpentes

Na cidade de Marrakech, conhecida por seus mercados, é possível encontrar os encantadores de serpentes. Com a vibração sonora e o movimento de suas flautas, esses artistas prendem a atenção não apenas de serpentes, mas dos turistas que visitam o local. A prática, que também é bastante comum na Índia, parece ter surgido do Egito em tempos muito remotos.

Para quem tem medo de se aproximar das serpentes, as versões em madeira e brinquedos podem ser encontradas nas barracas do mercado.

Além dos encantadores de serpentes, outros artistas figuram pelas movimentadas ruas das cidades turísticas do Marrocos, como contadores de histórias, acrobatas, mulheres que desenham henna, e os surpreendentes faquires, famosos por seus feitos de resistência como engolir espadas ou caminhar sobre o fogo.

Zellige, o azulejo marroquino

Zellige, o azulejo marroquino

O zellige é uma arte antiga que surgiu no Marrocos durante o século X. É um tipo de mosaico cerâmico, em que pequenos pedaços de ladrilho cuidadosamente moldados são colados lado a lado formando figuras geométricas.

É bastante característico da arquitetura marroquina, sendo usado como ornamento para paredes, tetos, pavimentos, lagos. Muitos usam o zellige para decorar suas casas, na intenção de demonstrar sofisticação e luxo. Essa arte influenciou, por exemplo, o famoso azulejo português e continua influenciando a arquitetura, decoração e o design de interiores em todo o mundo.

A rica e singular arquitetura marroquina

cultura e arquitetura do marrocos

A arquitetura do Marrocos é única e rica, devido às diferentes influências culturais no país, das quais se destacam as árabes, islâmicas, africanas, romanas e europeias.

Mas o que chama bastante atenção são as portas com seus grandes arcos bem desenhados em um formato bastante distinto. Além disso, a arquitetura conta com colunas, pilares, cúpulas, arcos e muitos padrões geométricos. O uso do zellige dá ainda mais cor, forma e elegância às construções.

Espaços como pátios abertos com luxuosos jardins e fontes de água podem ser encontrados no centro da maioria dos edifícios. São áreas de privacidade e relaxamento para a família, principalmente para as mulheres.

Futebol do Marrocos é destaque na Copa do Mundo

Futebol do Marrocos é destaque na Copa do Mundo

Principalmente devido à influência europeia, o futebol se tornou um dos principais esportes praticados no Marrocos. Sua história, contudo, é recente: o primeiro clube marroquino surgiu em meados de 1904, mas o esporte em si começou a ganhar mais importância no país somente a partir da década de 1930.

A seleção marroquina se classificou pela primeira vez para a Copa do Mundo em 1970, mas passou para as oitavas de final apenas em 1986, seu maior desempenho no mundial até 2022, quando se destacou ao derrotar seleções veteranas e experientes até chegar às semifinais, despertando admiração por torcedores de todo o planeta.

| Leia mais: Conheça a origem dos sobrenomes de craques mundiais do futebol

Culinária e alimentação

cultura e culinária marroquina

A culinária marroquina é uma das mais famosas, saborosas e temperadas do mundo. Assim como outros aspectos culturais, a culinária recebe influência árabe, andaluza, mediterrânea e francesa.

O Marrocos tem uma grande variedade de frutas, especiarias e alimentos mediterrâneos, como açafrão, canela, cominho, pimenta preta, pimenta do reino, gengibre, azeitona, limão, ameixa, damasco e mel.

O chá de hortelã é a bebida tradicional do Marrocos. Quente ou frio, ele é servido a qualquer momento, sendo a bebida mais consumida do país.

Com ajuda de pães típicos de sua culinária, é comum no Marrocos se alimentar com as mãos. Contudo, somente a mão direita é utilizada. É extremamente rude usar a mão esquerda para pegar os alimentos, pois ela é reservada para higiene ao usar o banheiro e tarefas domésticas, e por isso é considerada impura.

| Leia mais: Conheça a culinária do Marrocos em 5 receitas típicas