A nossa genética está presente em tudo, desde nossas características físicas, até nossas preferências por hábitos no dia a dia. Acontece que, muitas vezes, nem percebemos a influência que ela exerce em quem somos, como nos comportamos e nos relacionamos em sociedade.  

Inclusive, ela pode interferir nas nossas amizades e está presente até na escolha daquelas pessoas que queremos manter mais próximas. Continue lendo e entenda mais sobre amizade genética!

Estudo sobre amizade genética

Um estudo realizado por cientistas da Universidade Yale e da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos comprovou que nossas amizades próximas tendem a ter um vínculo genético. Foram aproximadamente 1,5 milhão de marcadores genéticos analisados. Isso em quase 2 mil moradores de uma cidade norte-americana.  

Os DNAs foram comparados a partir de dois contextos, duplas de amigos que não são parentes e duplas de pessoas que não se conheciam. Com isso, os resultados mostraram que, entre as duplas de amigos, existe uma similaridade genética de até 1%, diferente das duplas de desconhecidos.  

Nível de parentesco 

Ainda de acordo com o experimento, o nível de similaridade corresponde ao mesmo de primos de 4º grau, que compartilham dos mesmos tetravôs. Aliás, nesse contexto, vale lembrarmos a importância de fazer um recorte de ancestralidade. Isso porque os participantes do estudo eram, em maioria, de origem europeia.  

Enfim, ficou curioso em saber quais as semelhanças genéticas entre você e seus amigos? Descubra com os testes genéticos da Genera.  

Plataforma Busca Parentes 

Com a plataforma Busca Parentes, disponível em todos os pacotes de teste Genera, é possível encontrar parentes biológicos de acordo com o nível de semelhança genética. No painel você encontra o nível possível de parentesco e a quantidade de DNA compartilhado, além do nome e e-mail para contato, caso tenha sido disponibilizado pela pessoa.  

Ah e vale lembrar que a plataforma faz o comparativo apenas com DNAs disponíveis em nossa base de dados, ou seja, de pessoas que também já fizeram o teste em algum momento.  

Então, chama os amigos e descubram mais sobre a própria genética juntos! Clique aqui para ver um exemplo de resultado.