Saber as nossas origens sempre foi um desafio, principalmente pela falta de registros em algumas famílias, documentos que se perdem ao longo do tempo, ou acontecimentos remotos sobre os quais já não temos mais informações.

Viajar no tempo para descobrir o nosso passado ainda não é uma opção, mas com os avanços na área da genética, o conhecimento sobre a nossa ascendência por meio de marcadores presentes no DNA já é uma realidade. Nesse sentido, o teste de ancestralidade trouxe uma nova forma de descobrir mais sobre você mesmo e sobre as regiões do mundo pelas quais os seus ancestrais passaram.

Para trazer uma experiência digna de uma descoberta desse porte e promover o autoconhecimento por meio dos seus genes, a Genera acaba de lançar uma nova plataforma que une o seu resultado no teste de ancestralidade global às informações sobre suas origens e como foram os movimentos de migração para o Brasil.

Suas informações cadastrais

Logo que você fizer seu primeiro login na plataforma, cairá nesta tela, onde será solicitado que você complete seu cadastro, bem como inserir uma foto ou troque a senha randômica que geramos para seu primeiro acesso, caso queira. Esta seção também é acessível posteriormente ao clicar no ícone no canto superior direito:

Resultado em português

A Genera tem como compromisso levar a genética ao maior número de pessoas possíveis e, por isso, nossa principal novidade diz respeito à visualização dos resultados 100% em português. Desta forma, a experiência de navegação fica muito mais fácil.

Ancestralidade global – visualização

O teste de ancestralidade global traz uma visão geral das origens do seu DNA através da análise dos cromossomos autossômicos e do cromossomo X. A partir dessa análise é possível projetar em um mapa as informações biogeográficas obtidas, conforme a imagem acima.

Com uma visão mais ampliada, é possível descobrir de onde vieram os traços no seu DNA e determinar a sua ascendência em até cinco gerações, abrangendo aproximadamente 500 anos de história.

Como entender seu resultado?

Na lateral esquerda, é possível visualizar um menu com as porcentagens de seu DNA referentes a cada região destacada no mapa. Esse resultado é estabelecido a partir de uma comparação do seu DNA com um banco de dados com milhares de indivíduos de ascendência conhecida.

Ao clicar na ancestralidade identificada, é possível visualizar em quais agrupamentos populacionais o seu perfil genético está inserido. Para cada um deles, há um texto explicativo com informações históricas interessantes acerca da sua origem. Para acessá-los basta clicar sobre o grupo de interesse.

O que é a ancestralidade residual? 

Na lateral esquerda também podem ser encontradas porcentagens de agrupamentos que pertencem a um grupo nomeado como “ancestralidade residual”. Neste grupo estão inclusos traços do seu DNA que correspondem a uma porcentagem de menos de 2% do total. 

Além de características relacionadas aos nossos ancestrais, o nosso DNA também pode nos mostrar inúmeras informações relacionadas a características específicas do nosso genótipo, que influenciam no nosso cotidiano. Nas próximas versões da plataforma, será possível identificar como que os seus ancestrais migraram pelo mundo com o decorrer do tempo através do teste de linhagens e também como que o seu perfil genético foi estabelecido para características relacionadas a nutrição, saúde e bem-estar. Aguarde!