Uma nova pesquisa da Genera revelou que 64,37% dos mais de 100 mil indivíduos estudados apresentam predisposição para manifestar distúrbios musculares durante o tratamento com estatinas, um conjunto de medicamentos que tem como principal objetivo a redução do colesterol. 

A análise, que levou em consideração o perfil genético de 113 mil pessoas, avaliou também, com base em marcadores do DNA, a resposta dos brasileiros ao tratamento com dois tipos específicos de estatinas: a atorvastatina e a sinvastatina. Estes são alguns dos fármacos mais populares no Brasil no combate ao colesterol alto e prevenção da aterosclerose. 

Em relação ao uso da atorvastatina, a empresa de genômica concluiu que apenas 12,85% da população tem predisposição para um tratamento mais eficaz com esse fármaco. O estudo indicou também que 26,40% das pessoas avaliadas têm propensão a sentir algum tipo de distúrbio muscular durante o tratamento com sinvastatina. 

A Genera também investigou o risco de colesterol alto entre a população brasileira e concluiu que o grupo de indivíduos que apresentou maior predisposição genética para essa condição possui 2,5 vezes mais chances de ter níveis elevados de colesterol total do que o grupo de indivíduos com menor predisposição genética. 

sinvastatina
26,40% das pessoas avaliadas têm propensão a sentir algum tipo de distúrbio muscular durante o tratamento com sinvastatina

| Você pode descobrir como o seu corpo reage a esses e vários outros medicamentos com o painel Genera Farma. Saiba mais.

Novos estudos 

Junto ao lançamento desses estudos, a Genera está desenvolvendo uma análise genética para encontrar variantes genéticas específicas da população brasileira que podem aumentar o risco de colesterol alto. O estudo está sendo conduzido com uma base de 12 mil pessoas. 

Resultados preliminares comprovam a existência de variantes genéticas associadas ao colesterol entre os brasileiros. A intenção é que esses dados sejam publicados na forma de artigos científicos. 

O que são estatinas? 

As estatinas são uma classe de medicamentos usados principalmente para a diminuição dos níveis do colesterol LDL, conhecido como “mau colesterol”. Elas agem inibindo a enzima responsável pela formação do colesterol, o que, consequentemente, abaixa os seus níveis. 

Esses fármacos também são frequentemente utilizados no tratamento e prevenção da aterosclerose, isto é, o acúmulo de placas de gordura nas paredes das artérias. 

A atorvastatina e a sinvastatina, assim como outros fármacos, como a lovastatina e a fluvastatina, são exemplos de medicamentos que fazem parte do grupo das estatinas. 

Quais são os genes envolvidos? 

Nesse estudo, a Genera avaliou variantes em três genes diferentes: o COQ2, o SLCO1B1 e o APOE.

Para descobrir a predisposição a distúrbios musculares após o uso de estatinas em geral e especificamente de sinvastatina, os genes COQ2 e SLCO1B1, respectivamente, foram investigadosO COQ2 é responsável pela produção de uma enzima envolvida na formação de uma molécula essencial para a cadeia respiratória mitocondrial, enquanto o SLCO1B1 é responsável por produzir uma proteína que atua na remoção de alguns medicamentos, tais como as estatinas, do sangue. 

Já a predisposição para maior ou menor taxa de resposta à atorvastatina foi obtida ao se investigar o gene APOE, que desempenha um importante papel no transporte e na eliminação de colesterol do sangue. 

Deve-se ter em conta, sobretudo, que a eficácia dos tratamentos com medicamentos tem influência tanto de fatores genéticos quanto de fatores ambientais. No caso das estatinas, hábitos como a qualidade de vida, incluindo uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos, podem contribuir para a sua eficiência. 

| Leia Mais: Testes genéticos ajudam na mudança de hábitos e qualidade de vida das pessoas

Além disso, os resultados indicam predisposições genéticas, e não devem ser vistos como diagnósticos. 

Testes genéticos para medicamentos e outras predisposições 

A Genera é a empresa brasileira pioneira em testes genéticos de ancestralidade, bem-estar e saúde. A partir dos seus painéis, é possível descobrir facilmente predisposições genéticas relacionadas a diversos aspectos, como alimentação, desempenho físico, envelhecimento e doenças, como Alzheimer, Parkinson, câncer e doença arterial coronariana. 

O painel Genera Farma está incluído nas análises de Saúde, disponíveis no pacote Genera Premium. Esse painel traz informações relacionadas a como o nosso corpo reage a determinados medicamentos com base no seu DNA, incluindo as estatinas, a atorvastatina e a sinvastatina. 

O teste pode ser adquirido online e é feito a partir de uma amostra simples de saliva, que pode ser coletada em casa. Todos os painéis da Genera foram pensados após uma vasta investigação de múltiplos estudos da área da genômica e estão em constante atualização conforme a publicação de novos artigos científicos.

Genera