A desinformação sobre depressão prejudica tratamento

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2015, a depressão é uma doença que afeta 322 milhões de pessoas no mundo todo. Isso equivale a 4,4% da população do planeta. No Brasil, ela afeta 5,8% das pessoas, ou 11,5 milhões de brasileiros. Desde 2005, o número de indivíduos  diagnosticados aumentou 18,4%.

Apesar desses números alarmantes, uma parcela significativa da população tem dificuldade de aceitar que a depressão é, sim, uma doença. Essa postura, tanto em relação à depressão quanto aos transtornos de ansiedade (doença que acomete 9,3% dos brasileiros), mascara a dimensão do problema e prejudica o tratamento, por não ser dada a devida atenção.

O tratamento para depressão é feito por meio de acompanhamento psicológico e medicamentos antidepressivos. Em geral, quanto antes for iniciado, mais eficaz o tratamento. Saiba quais são os 5 sinais de depressão

5 sinais que indicam o surgimento da depressão

1. Desânimo, apatia e tristeza constante

Embora esses sentimentos façam parte da vida de todo ser humano, a situação pode ser considerada fora do normal quando eles persistem por períodos muito longos de tempo, especialmente se não tem causa aparente. De acordo com o Manual de Diagnósticos de Doenças Mentais – 5ª edição (DSM-V), o estado de desânimo pode configurar depressão se for observado durante a maior parte do dia, na maioria dos dias.

2. Alterações no apetite e transtornos alimentares

O apetite de pessoas depressivas também pode ser alterado,  tanto para mais (excesso de apetite) como para menos (falta de apetite).

3. Ideação / pensamentos suicidas

O suicídio é uma das maiores causas de morte no Brasil e no mundo, e frequentemente está relacionado com a incidência de depressão. O Boletim Epidemiológico de Tentativas e Óbitos por Suicídio no Brasil, realizado pelo Ministério da Saúde , registrou 62.804 mortes por suicídio entre 2011 e 2016. Além disso, houve 48.204 tentativas contra a própria vida.

Um estudo do Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)  averiguou que 90% dos casos de suicídios pesquisados poderiam ser diagnosticados como um quadro de transtorno mental.

4. Sentimento de culpa constante

Embora faça parte das relações humanas, o sentimento de culpa, quando constante e persistente no indivíduo, pode ser um sintoma de depressão, especialmente se não houver uma causa definida que faça com que o indivíduo se sinta desta forma.

5. Alterações do sono

Além dos transtornos alimentares, há uma predominância de distúrbios do sono entre pessoas com depressão: um estudo realizado pela Universidade de Bristol, na Inglaterra, indica que aproximadamente 75% dos pacientes depressivos sofrem de insônia.

Também há o sintoma oposto, a hipersônia (excesso de sono), que afeta 40% dos adultos jovens e 10% dos idosos com depressão, com preponderância entre as mulheres.

Ambos os sintomas causam muitos transtornos e afetam a qualidade de vida dos pacientes. O mesmo estudo aponta também que a insônia costuma ser o primeiro sintoma de queixa entre pacientes de depressão, além de ser um dos poucos fatores de risco que comprovadamente podem levar ao suicídio.

Além dos cinco citados, há outros sinais que indicam o desenvolvimento do transtorno depressivo maior, como: fadiga, falta de prazer nas atividades diárias, isolamento social, comportamentos autodestrutivos (automutilação), redução do interesse e apetite sexual, agitação e inquietude.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico da depressão é feito geralmente em uma consulta com profissional da saúde competente, como um psiquiatra ou psicólogo. Para tanto, são levados em consideração fatores como sintomas manifestados pelo paciente, histórico clínico e familiar. O DSM-V especifica que o indivíduo deve manifestar pelo menos 5 dos sintomas associados à depressão por duas semanas ininterruptamente para ser diagnosticado com transtorno depressivo maior.

Não há nenhum exame laboratorial ou de imagem que possa ser utilizado para constatar a depressão no paciente, embora exames de sangue possam ser utilizados para eliminar outras opções de doenças com sintomas similares.

O tratamento indicado para tratar a depressão é a união entre medicamentos antidepressivos e psicoterapia.

O Centro de Valorização à Vida (CVV)  foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde para apoiar emocionalmente, de maneira sigilosa e 24h por dia, via e-mail ou telefone, indivíduos que queiram ou precisem de ajuda.

É importante ressaltar, também, que existem clínicas que oferecem atendimento psicológico gratuito visando à prevenção à depressão e outros distúrbios psicológicos. Geralmente, há consultórios em universidades com cursos de Psicologia  em que o paciente pode realizar acompanhamento psicológico de graça ou a preços simbólicos.

Você já conhecia os 5 sinais e sintomas que podem indicar o surgimento da depressão? Se este artigo foi útil e ajudou você a compreender melhor essa doença preocupante, compartilhe com seus amigos e família para que eles também tenham acesso a essas informações. 

Acesse o blog da Genera para mais informações sobre saúde!

Clique e conheça o mapeamento genético da Genera