Fez o teste de ancestralidade? Aprenda a baixar e a converter os dados brutos da genera para aprofundar suas pesquisas em genealogia.

A genealogia é a ciência que estuda a nossa ascendência e a nossa descendência, ou seja, a relação de parentesco entre os indivíduos e a origem dos nossos antepassados. A genealogia genética, sobretudo, estuda essas relações com base em análises e comparações entre o DNA das pessoas. 

Quando uma pessoa realiza um teste de ancestralidade, como o da Genera, ela recebe informações sobre a origem geográfica do seu DNA, o caminho percorrido pelos seus ancestrais e, além disso, consegue descobrir o grau de parentesco com outras pessoas que já fizeram o teste. 

Uma ferramenta que auxilia no aprofundamento das pesquisas em genealogia são os dados brutos, disponibilizados após a realização dos testes de ancestralidade. Sobretudo, os dados brutos são a lista de todos os marcadores genéticos utilizados durante a análise, ou seja, a relação de quais pontos do DNA foram analisados para se chegar aos resultados. 

Aqui te ensinamos a fazer o download dos dados brutos no site da Genera e a convertê-los ao formato normalmente usado nas pesquisas em genealogia. 

Baixando os dados brutos Genera

A Genera disponibiliza os dados brutos a todas as pessoas que realizarem o Teste de Ancestralidade, bem como teste de Saúde e Bem-Estar, independentemente do pacote ou da metodologia de processamento escolhidos. 

Para fazer o download dos seus dados brutos, o cliente deve acessar a página de resultados. No rodapé da página, ele encontrará a opção “Baixar dados brutos”. Basta clicar nesse botão que o arquivo será baixado automaticamente. 

Por se tratar de uma pasta com arquivos compactados, você deverá extrair os arquivos para poder usá-los. Clique com o botão direito do mouse sobre a pasta e vá em “Extrair”. 

Convertendo os dados Genera

Dependendo da forma como a pessoa deseja utilizar seus dados brutos, ela pode necessitá-los em um formato distinto ao oferecido pela Genera (.csv). Um dos formatos mais convencionais dos dados brutos é .txt. Saiba como convertê-los seguindo o passo a passo abaixo. 

1. Instale o DnaKitStudio 

Para conversão dos dados brutos do formato .csv para .txt, é necessário fazer o download e a instalação do programa DNA Kit Studio. A ferramenta roda no Windows apenas a partir da versão 7. Caso seu sistema operacional seja outro, baixe o VirtualBox para conseguir instalar o DNA Kit Studio. 

Depois de fazer o download do DNA Kit Studio, extraia o conteúdo da pasta (para extrair, clique com o botão direito do mouse na pasta e, depois, em “Extrair”). Após esse passo, abra o arquivo de execução DnaKitStudio.exe. 

Caso apareça a janela “O Windows protegeu o computador”, clique em “Mais informações” e, depois, em “Executar assim mesmo”. Finalize a instalação do programa. 

Dados Genera

2. Baixe os seus dados brutos 

Caso já tenha baixado os seus dados brutos, siga para a etapa de número 3. Se ainda não fez o download, acesse a plataforma de resultados da Genera e clique no botão “Baixar dados brutos” no rodapé do site. O arquivo será baixado e guardado automaticamente no seu computador. 

Para extrair os dados brutos Genera da pasta, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo e vá em “Extrair”. 

3. Suba o arquivo no DNA Kit Studio 

Ao abrir o programa DNA Kit Studio, vá até “Batch Conversion”, clique em “Add” e selecione o arquivo .csv que foi baixado na plataforma da Genera. Em “Options” marque a caixa de seleção “Use Raw Data Template” e no campo ao lado selecione “Template_23andme_v5.txt”. Feito isso, basta clicar em “Convert”.

Seu novo arquivo, em formato .txt, será salvo na pasta previamente selecionada.

Dúvidas frequentes 

Todos os clientes da Genera têm acesso ao arquivo com os marcadores genéticos analisados, independentemente da metodologia de processamento escolhida. Entretanto, o método de processamento 2, por analisar uma quantidade maior de marcadores genéticos, é mais recomendado para pesquisas em genealogia. 

Cada empresa tem suas próprias especificações e políticas de privacidade. Sobretudo, a Genera não se responsabiliza pela utilização dos dados em plataformas externas. Nesse sentido, conseguimos prestar suporte aos nossos clientes apenas em questões relativas à nossa própria plataforma.

Conheça o Teste de Ancestralidade da Genera e explore a história dos seus antepassados sem sair de casa. Além disso, descubra de quais regiões do mundo veio o seu DNA, saiba o caminho percorrido pelos seus ancestrais e encontre pessoas que compartilham DNA com você.