5 curiosidades que possivelmente você não sabia sobre a Argentina

Descoberta por volta de 1516 por espanhóis, a Argentina é, ao lado do Brasil, um dos principais países da América do Sul. Além de ser um dos campos de atuação da Genera, guarda tesouros histórico-culturais que, muitas vezes, poucos conhecem.  

Lembrada quase sempre pelo tango, grandes nomes do futebol como Messi e Maradona, as terras argentinas tem muito mais a oferecer e podemos provar! Continue lendo e confira 5 curiosidades sobre esse país que possivelmente você não sabia.  

1 – É independente desde 1816 

Apesar do território descoberto em 1516, foi só em 1816, através da Revolução de Maio e da derrubada do vice-rei espanhol, que a Argentina teve sua independência reconhecida. Com isso, são mais de 200 anos de liberdade e a marca de seis anos antes do Brasil alcançar a emancipação em relação a Portugal.  

2  – Abriga o ponto mais alto e também o mais baixo do Hemisfério Sul  

Curiosamente na Argentina é possível encontrar o ponto mais alto de todo o Hemisfério Sul, o Monte Aconcágua com 6.962 metros. Localizado nos Andes Argentinos a pouco mais de 100km da cidade de Mendoza. No país também encontramos o oposto, sendo a Laguna del Carbon, localizada na província de Santa Cruz, o ponto mais baixo da América do Sul. São – 105 metros abaixo do nível do mar.

Monte Aconcágua
Monte Aconcágua – Ponto mais alto com 6.962 metros

3 – Buenos Aires, capital da prata 

Assim como o Brasil teve sua nomenclatura originária de uma árvore típica da região, o Pau-Brasil, na Argentina, o nome deriva do latim “argentum” que pode significar prata. Estudiosos afirmam que o país foi batizado assim por existir a crença de que suas terras seriam ricas em prata o que também levou Buenos Aires ser conhecida, à época, como capital da prata. O comércio do metal precioso e de outros produtos como couro e carne ajudou a acumular fortunas para a cidade no período colonial. Ainda hoje um dos principais rios nacionais é chamado de Rio da Prata.  

4 – Um dos principais produtores de alimentos do mundo 

Falando no campo agrícola e econômico, a Argentina está entre os 5 maiores produtores de alimentos do mundo. Isso quando falamos especificamente da produção de soja, milho, semente de girassol, limão, pera e erva-mate. Além de estar entre os 10 maiores na produção de cevada, uva, tabaco e algodão. 

uva argentina

5 – Origem imigrante 

Com base em amostras analisadas, o DNA argentino comprova suas origens a partir de um passado imigrante. Isso porque conta com 74,1% proveniente da Europa; 12,5% das Américas e 7% da diáspora judaica.  

Ancestralidade Argentina

São muitas curiosidades que podemos absorver do DNA argentino e também da cultura local! Ficou curioso para conhecer ainda mais sobre o assunto e, quem sabe, descobrir sua própria ancestralidade? 

Clique aqui e descubra as origens do seu DNA.