Em todo mês de outubro a campanha #outubrorosa ressurge com o objetivo de conscientizar, informar e prevenir as mulheres contra o câncer de mama. É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres em todo mundo, afetando cerca de 2 milhões de mulheres a cada ano.  

Em 2021, a estimativa do Inca (Instituto Nacional do Câncer) era de 66.280 mil novos casos da doença. Vale também ressaltar que ao menos 80% do diagnosticados são mulheres com mais de 50 anos. Por isso, em especial nesta faixa etária, a visita periódica ao médico é fundamental. 

O tratamento varia de acordo com o estágio da doença, podendo ir desde quimioterapia até a mastectomia, que é a cirurgia de retirada parcial (mastectomia local) ou total (mastectomia radical) da mama. 

Confira 5 atitudes para prevenir o Câncer de mama:

1.      Faça o autoexame periodicamente

O autoexame é o momento em que você analisa seu próprio corpo em busca de qualquer coisa que fuja da normalidade. Em especial, irregularidades como caroços, nódulos e manchas. Caso detecte algo de diferente, procure um médico e, mais importante, não entre em pânico, pois há  chances de se tratar de um nódulo benigno. Lembre-se que, independente da idade, é recomendável que todas as mulheres façam o autoexame ao menos uma vez por mês.

2.      Pare de fumar

Não é só seu pulmão que sofre com o cigarro. Há diversos estudos apontando que o tabagismo também aumenta as chances do surgimento de outros tipos de câncer, dentre eles, o câncer de mama. Se você não fuma, parabéns! Suas chances de desenvolver um câncer de mama já são quase 40% menores do que das mulheres fumantes.

3.      Faça o sequenciamento de seus genes BRCA1 e BRCA2

Os genes BRCA1 e BRCA2 são o que chamamos de oncogenes, ou seja, genes que desempenham funções que, quando comprometidas, podem dar origem a algum tipo de câncer. Mutações nestes dois genes estão relacionadas a 20% dos casos de câncer de mama familiar e, embora ainda seja uma prática pouco difundida, cada vez mais centros de saúde o oferecem a preços cada vez mais acessíveis.

Em 2015, teve destaque na mídia quando a atriz estadunidense Angelina Jolie submeteu-se à retirada dos ovários e trompas após ter feito o exame. O sequenciamento é recomendado especialmente se você já tem algum caso de câncer de mama na sua família, como era o caso da atriz.

4.      Visite o médico periodicamente

Mesmo com todas as orientações dadas acima, nada substitui a consulta médica com um especialista de sua confiança que conheça bem seu histórico clínico e familiar, bem como seu estilo de vida. Com estas informações, ele poderá estimar o risco de você desenvolver um câncer de mama e, juntos, vocês poderão criar uma estratégia para prevenir e evitar que ele se desenvolta. Além disso, se você já passou dos 40, deve fazer ao menos uma mamografia por ano. O exame é, inclusive, assegurado pelo SUS caso você tenha mais de 50.

5.      Leve uma vida saudável

O câncer é uma doença multifatorial, cujas origens passam, inclusive, pelos hábitos diários. Alimentação saudável, sono em dia e atividade física não só diminuem o risco do desenvolvimento do câncer de mama como também melhoram a sua qualidade de vida, por mais difícil que seja cumprir todos estes itens, vale a pena prevenir o câncer de mama.

*Ressaltamos que os resultados dos nossos testes são preditivos, ou seja não têm implicação diagnóstica para qualquer doença e podem ser interpretados pelo próprio cliente, permitindo um maior conhecimento sobre suas tendências genéticas.

 

Referências

  1. WHO (OMS). Breast Cancer. Disponível em: http://www.who.int/cancer/prevention/diagnosis-screening/breast-cancer/en/ (em inglês). Acesso em 10/2018.
  2. KAWAI, M. MALONE, KE TANG, MT LI, CI  Fumar ativo e o risco de  câncer  de mama receptor de estrogênio positivo e triplo negativo entre mulheres com idades entre 20 a 44 anos. Câncer . 2014; 120(7): 1026-34.
  3. AMENDOLA, L. VIEIRA, R. A contribuição dos genes BRCA na predisposição hereditária ao câncer de mama. Revista Brasileira de Cancerologia 2005; 51(4): 325-330.