O painel de Ancestralidade Global da Genera apresenta as regiões do mundo que compõem o seu DNA. Para isso, conta com dezenas de povos e etnias de todos os continentes em sua base de dados genéticos. Conheça um pouco mais da história genética e curiosidades ancestrais da Sardenha, região da Itália.

História genética da Sardenha

A Sardenha é a ilha mais a oeste do território italiano, tendo sido efetivamente colonizada no período Neolítico, por volta de 5 mil anos AEC (Antes da Era Comum). O isolamento geográfico da ilha a manteve imune à maioria dos processos migratórios que afetaram o restante da Europa, de modo que os sardos dos dias atuais representam uma “fotografia” conservada de como era a estrutura genética desses povos pré-históricos.

A migração italiana para o Brasil

Entre 1870 e 1920, no período conhecido como “grande imigração”, cerca de 1,4 milhão de italianos entraram no Brasil, motivados, de maneira geral, pelo desgaste político, social e econômico causado pelas recentes lutas de unificação da Itália.

Entretanto, em comparação a estes números, a Sardenha foi a região de menor contribuição migratória: apenas cerca de 6 mil sardos emigraram para o Brasil entre 1876 e 1920.

Muito antes disso, porém, em 1836, a primeira colônia de italianos no Brasil (Colônia Nova Itália, hoje São João Batista, em Santa Catarina) foi fundada majoritariamente por algumas dezenas de sardos.

Curiosidades ancestrais da Sardenha

Conheça algumas curiosidades que são marca registrada do povo sardo.

Casu marzu

Literalmente traduzido como “queijo podre”, casu marzu é um queijo de leite de ovelha tradicional da Sardenha.

Rodas de queijo pecorino são deixadas durante vários dias expostas a moscas, para que estas depositem seus ovos neles. As larvas que eclodem desses ovos se alimentam do queijo e promovem um processo especial de fermentação, resultando em uma textura muito macia e cremosa, e um gosto similar ao gorgonzola, porém mais intenso.

Canto a tenore

Declarado pela UNESCO como patrimônio imaterial da humanidade, canto a tenore é uma forma de canto polifônico que se desenvolveu dentro da cultura pastoral da Sardenha.

Tradicionalmente, quatro homens cantam a cappella com vozes e tons distintos, organizados em um pequeno círculo, um de frente para o outro. Dos quatro, apenas o vocalista principal utiliza palavras de fato, enquanto os outros três o acompanham com sons aleatórios, construindo a harmonia. O ar bucólico é transmitido pelo uso de sons em imitação a animais, como o balido de ovelhas.

| Leia também: As etnias presentes no painel de Ancestralidade da Genera

Quer descobrir se você tem essa ancestralidade no seu DNA? Aproveite nossas promoções para garantir o seu teste Genera!

ancestralidade