O painel de Ancestralidade Global da Genera apresenta as regiões do mundo que compõem o seu DNA. Para isso, conta com dezenas de povos e etnias de todos os continentes em sua base de dados genéticos. Conheça um pouco mais da história genética e curiosidades ancestrais da Patagônia, na América do Sul.

História genética da Patagônia

A região da Patagônia se refere ao extremo sul da América Latina, englobando partes da Argentina e do Chile. A presença de populações aborígenes na região data de mais de 10 mil anos atrás, mas mesmo com esta distância temporal, ainda notam-se profundas semelhanças genéticas entre os atuais patagões e os demais nativos da América do Sul.

Além disso, alguns estudos relacionam características genéticas entre grupos nativos específicos da Oceania e da América do Sul, o que indicaria algum contato – ou mesmo descendência – durante o povoamento desta última.

Algumas das tribos nativas da Patagônia foram levadas à quase extinção em decorrência da chegada dos europeus, porém outras permaneceram relativamente soberanas no seu território até meados do século XIX, quando os Estados da Argentina e Chile dominaram politicamente a área.

Estes povos remanescentes, que apesar do domínio mantiveram certa autonomia, estavam abertos ao comércio, permitindo intercâmbio genético com os argentinos e chilenos da região.

Curiosidades ancestrais da Patagônia

Conheça algumas curiosidades que são marca registrada do povo patagão.

Gigantes da Patagônia

Quando os europeus chegaram pela primeira vez à Patagônia, espantaram-se com a altura dos nativos. Um cronista dessa primeira expedição chegou a relatar que “nossas cabeças sequer alcançavam a cintura [do patagão mais alto que encontramos]”.

Isso bastou para que fossem produzidas, por quase 300 anos, ilustrações e literatura sobre homens patagões de 3 metros de altura. Certamente, os mais céticos ridicularizaram esses relatos, e expedições do século XVIII e XIX revelaram que os nativos tinham, na verdade, pouco mais de 1,70 m. Eram, portanto, realmente bem mais altos que a média europeia da época, mas ainda longe do gigantismo relatado.

Calafate

Os primeiros habitantes da Patagônia praticavam dietas baseadas na caça e na coleta. Dentre os alimentos usualmente coletados, estavam as bagas encontradas na região, como o calafate – uma fruta originária da Patagônia, que dá nome à cidade El Calafate.

| Leia também: As etnias presentes no painel de Ancestralidade da Genera

Essas frutas são consumidas até hoje, podendo ser transformadas em doces e geleias, ou fermentadas para produzir a chicha, uma bebida alcoólica comum na região. Além disso, são também utilizadas medicinalmente nas áreas rurais, no tratamento de febre, inflamação e diarreia, ou como tintura.

Quer descobrir se você tem essa ancestralidade no seu DNA? Aproveite nossas promoções para garantir o seu teste Genera!