O painel de Ancestralidade Global da Genera apresenta as regiões do mundo que compõem o seu DNA. Para isso, conta com dezenas de povos e etnias de todos os continentes em sua base de dados genéticos. Conheça um pouco mais da história genética e curiosidades ancestrais de Japão e Coreia.

História genética do Japão e Coreia

Teorias migratórias indicam que os ancestrais dos coreanos saíram da Ásia Central e chegaram à península através da Manchúria. Na Antiguidade, a região importou tecnologias do que hoje é a China (como a transferência da agricultura e da metalurgia), porém, de maneira geral, estas não foram acompanhadas de fortes influências culturais ou étnicas.

Muitos anos mais tarde, por volta de 300 AEC (Antes da Era Comum), o povo Yayoi (do qual a grande maioria dos japoneses modernos descende) adentrou o arquipélago japonês vindo da península coreana, atravessando o Estreito da Coreia com embarcações. Com eles, levaram as técnicas para cultivo de arroz e manipulação de bronze e ferro, dominando os povos nativos que já habitavam as ilhas desde 20 mil AEC.

A migração japonesa e coreana para o Brasil

O Brasil é o país com maior presença coreana e japonesa da América Latina. A história da imigração japonesa para o Brasil teve início efetivo em 1908, fruto de um acordo firmado entre os dois países, sendo que, em 1914, o número de trabalhadores japoneses no Estado de São Paulo já passava de 10 mil.

Do lado dos coreanos, a época de maior influxo coincide com o período de regime militar na Coreia, sendo esta fuga motivada justamente pela insegurança e ameaça de guerra. As migrações chegaram a ser interrompidos na Era Vargas, com fortalecimento de discursos de nacionalismo e eugenia racial, e só foram retomadas no início da década de 50.

Hoje em dia, a maior concentração desses imigrantes está nas capitais do Sul e Sudeste.

Curiosidades ancestrais de Japão e Coreia

Conheça algumas curiosidades que são marca registrada do povo japonês e coreano.

Shojin ryori

Shojin ryori é uma tradição culinária budista, baseada no uso de vegetais sazonais para alinhamento do corpo, da mente e do espírito

Como a tradição budista proibia o abate de animais para consumo humano, os pratos eram preparados sem produtos de origem animal, porém hoje em dia é possível que contenham ovo, leite ou derivados. O preparo é baseado na “regra dos cinco”, trabalhando sempre com cinco cores (branco, preto, verde, vermelho e amarelo) e cinco sabores (doce, azedo, amargo, salgado e umami).

Hangul

Até o século XV, o coreano era escrito utilizando os logogramas chineses, o que dificultava o aprendizado por parte dos camponeses, dado que o complexo sistema fonético da língua coreana não se adequava bem aos caracteres chineses.

Sob comando do Rei Sejong, da Coreia, um grupo de estudiosos elaborou então, do zero, o alfabeto hangul, utilizado atualmente. Tamanha foi a preocupação em acessibilizar a escrita, que até mesmo o formato de algumas letras se assemelha à posição que boca e língua assumem para produzir o som associado.

| Leia também: As etnias presentes no painel de Ancestralidade da Genera

Quer descobrir se você tem essa ancestralidade no seu DNA? Aproveite nossas promoções para garantir o seu teste Genera!