O painel de Ancestralidade Global da Genera apresenta as regiões do mundo que compõem o seu DNA. Para isso, conta com dezenas de povos e etnias de todos os continentes em sua base de dados genéticos. Conheça um pouco mais da história genética e curiosidades ancestrais da Itália, país europeu.

História genética da Itália

A geografia da Itália, que divide o Mediterrâneo em dois, faz dela um importante ponto de cruzamento entre povos e culturas. Seres humanos modernos já habitavam a península em 35.000 AEC (Antes da Era Comum) e, da mistura destes com indoeuropeus, em cerca de 1.000 AEC, desenvolveram-se comunidades no norte da Itália.

Pouco depois, ao sul, os gregos fundaram cidades como Nápoles e Siracusa. Além disso, como centro inicial do Império Romano, foi inevitável o contato da Itália com todo o restante das áreas dominadas, resultando no influxo genético destes domínios para o território italiano.

A migração italiana para o Brasil

Entre 1870 e 1920, no período conhecido como “grande imigração”, cerca de 1,4 milhão de italianos entraram no Brasil, motivados, de maneira geral, pelo desgaste político, social e econômico causado pelas recentes lutas de unificação da Itália.

Devido às semelhanças entre língua, religião e costumes, além da cor da pele, o italiano foi considerado como “imigrante ideal” pelas autoridades públicas e empresários da época, sendo mais “facilmente assimilável” pela sociedade do que os alemães ou japoneses, e contribuindo para a política de branqueamento populacional em curso na época.

Curiosidades ancestrais da Itália

Conheça algumas curiosidades que são marca registrada do povo italiano.

Carnevale di Venezia

O carnaval de Veneza é um evento anual, com duração de algumas semanas, que precede a Quaresma. A tradição é famosa pelos trajes e máscaras exuberantes de seus participantes, embora fantasias improvisadas, satíricas ou escatológicas sejam igualmente presentes.

Carnevale di Venezia
Carnevale di Venezia

A primeira menção do festival nos anais de Veneza data de 1094, mas, após a conquista da cidade por Napoleão em 1797, o evento entrou em um hiato que perdurou até 1980, quando foi restaurado. Hoje, mais de um milhão de pessoas participam do carnaval anualmente, superando em muito a população local.

| Leia também: As etnias presentes no painel de Ancestralidade da Genera

Brodetto

Brodetto di pesce (literalmente “caldo de peixe”), ou simplesmente brodetto, é um prato típico que surgiu da necessidade de utilizar os frutos do mar frescos que não foram vendidos no dia. Assim, dezenas de espécies de peixes, crustáceos e moluscos – inteiros ou em pedaços – são utilizados no preparo, além de tomates, vinho branco, cebola e alho. A seleção de peixes utilizados varia de acordo com as espécies naturais de cada região, de modo que não há uma receita única de brodetto.

Brodetto
Brodetto

Quer descobrir se você tem essa ancestralidade no seu DNA? Aproveite nossas promoções para garantir o seu teste Genera!