O painel de Ancestralidade Global da Genera apresenta as regiões do mundo que compõem o seu DNA. Para isso, conta com dezenas de povos e etnias de todos os continentes em sua base de dados genéticos. Conheça um pouco mais da história genética e curiosidades ancestrais da China Han, etnia mais representativa da China.

História genética da China Han

Aproximadamente 90% da população chinesa corresponde à etnia Han. Achados genéticos indicam que, concomitantemente ao recuo das geleiras do último período glacial (há cerca de 22 mil anos), uma população do sudeste asiático, provavelmente da Indochina, avançou até a Sibéria, o que viria a originar diversas populações locais. Muito mais tarde, em 1.500 AEC (Antes da Era Comum), a população Sinítica do norte da China se expandiu para o sul, dominando ou expulsando as demais populações locais e dando origem ao que hoje é tido como etnia Han.

A migração chinesa para o Brasil

Em 1812, chegou ao Brasil o primeiro grupo de chineses, para trabalhar nas plantações de chá no Rio de Janeiro. Porém, os fluxos mais significativos começaram a partir de 1960, devido às tensões políticas e conflitos existentes na China nesse período, que influenciaram chineses e taiwaneses a se refugiarem em outros países. Segundo a Associação Chinesa do Brasil, em 2012 havia 250 mil descendentes de chineses em território brasileiro, dos quais a maior parte se encontrava em São Paulo.

Curiosidades ancestrais da China Han

Conheça algumas curiosidades que são marca registrada do povo chinês.

Cerâmica chinesa

Os mais antigos indícios do uso da cerâmica como recipiente foram encontrados na China, datando de 20 mil anos atrás, muito antes do desenvolvimento da agricultura e da sedentarização na região. Essa ordem vai contra o que normalmente é visto em outro locais, em que a agricultura foi o primeiro evento a ocorrer. A cerâmica é também a mais antiga evidência de uma forma de arte na China, quando, em 6.000 AEC, os potes começaram a ser marcados com cordas e padrões geométricos. Este início precoce permitiu que a China se tornasse referência mundial na confecção de peças com esse material.

Cerâmica Chinesa
Cerâmica chinesa

Menshen

Na religião tradicional chinesa, as portas são o ponto de entrada de influências positivas e negativas em uma casa, sendo portanto objeto de atenção ritualística. Os menshen (literalmente “deuses das portas”) são utilizados para barrar a entrada dos maus espíritos, representados pelas imagens de dois guerreiros coladas ou entalhadas nas portas. As imagens mais comuns são dos generais deificados da dinastia Tang, Qin Shubao e Yuchi Gong, que segundo a lenda fizeram vigília frente à porta do quarto do Imperador quando este adoecera, afugentando os demônios que o afligiam.

| Leia também: As etnias presentes no painel de Ancestralidade da Genera

  Quer descobrir se você tem essa ancestralidade no seu DNA? Aproveite nossas promoções para garantir o seu teste Genera!

ancestralidade