A Páscoa vai chegando e os supermercados vão enchendo as suas prateleiras com ovos de chocolate. Não importa o sabor, se são de chocolate ao leite ou chocolate branco, presentear alguém com ovos de chocolate é uma das tradições mais comuns do Domingo de Páscoa no Brasil.

Muitas pessoas também mantêm vivas outras tradições, como ir à igreja assistir à missa de Páscoa para celebrar a ressurreição de Jesus – afinal, a Páscoa é uma comemoração religiosa. Outras, reúnem a família e preparam um almoço especial no domingo.

Embora existam algumas variações, dependendo da família, esses costumes se fazem presentes em todos os cantos do país.

| Leia mais: Chocolate e Genética: Como os genes podem interferir na sua paixão por chocolate?

Mas será que a Páscoa é comemorada da mesma maneira em outros países ou essas tradições são exclusivas do Brasil? Neste texto, trazemos alguns exemplos bem interessantes de como é festejada a data em outras culturas.

O que se comemora na Páscoa?

A Páscoa é, originalmente, uma celebração judaica. A palavra vem do hebraico pesach, que significa “passagem”. A data marcaria a libertação do povo hebreu da escravidão no Egito.

A festa tal como conhecemos atualmente tem a ver com outra história bíblica: a ressurreição de Jesus Cristo. Sempre festejada no domingo, a Páscoa é a principal festa do calendário cristão e finaliza uma série de datas religiosas importantes, que se iniciam com a Quarta-Feira de Cinzas.

| Saiba Mais:Por Que Comemos Doces Quando Estamos Nervosos?

Para algumas religiões cristãs, como o catolicismo, a quarta-feira após o feriado de Carnaval dá início à Quaresma, um período de 40 dias no qual as pessoas fazem penitência de seus pecados em preparação para a Páscoa. Durante esse tempo, muitos devotos costumam fazer intenções, como jejuns ou caridades.

A Quaresma termina, tradicionalmente, no Domingo de Ramos, uma semana antes da Páscoa – conhecida como Semana Santa. Na sexta-feira dessa semana – a Sexta-Feira Santa – os cristãos relembram a crucificação de Jesus e se dedicam a fazer orações e procissões em sua homenagem.

Segundo a história, Cristo ressuscitaria três dias após a sua morte, passagem bíblica que é celebrada no Domingo de Páscoa.

Peraí… Coelho bota ovo?

Não, ele não bota. Mas é ele o responsável por trazer os ovos de chocolate na Páscoa – pelo menos é o que diz a tradição popular.

A história do Coelho da Páscoa pode ter origem em vários povos, como os persas, os chineses e diferentes povos pagãos. Acredita-se que, há séculos, as pessoas tinham o costume de dar ovos de galinha umas às outras, especialmente durante a primavera do Hemisfério Norte.

Como a época coincidia com as celebrações da Páscoa cristã, uma coisa se uniu à outra e as pessoas passaram a se presentear com ovos nessa data comemorativa.

O ovo, como um símbolo de vida, nascimento e fertilidade, tinha tudo a ver com a ressurreição de Jesus. Para carregar os ovos, nada melhor que um ser que simbolizasse as mesmas coisas. Pensando nisso, colocaram o coelho na história – além de se reproduzirem rapidamente e em grandes quantidades, esses animais saem de suas tocas durante a primavera, quando a natureza “volta à vida”.

| Leia mais: O que comemos tem o poder de influenciar nossa genética?

A lebre que traz ovos está presente no folclore alemão desde o século 17. Com as migrações, os alemães trouxeram a tradição para as Américas, o que tornou o Coelhinho da Páscoa um personagem de destaque em nossa cultura.

O coelho e os ovos, símbolos da Páscoa, representam a vida e a fertilidade.

A Páscoa pelo mundo

Caça aos ovos, fogos de artifício, festas nas ruas… Descubra como a Páscoa é comemorada em outras culturas.

Páscoa na Alemanha

Em 1682, o cientista alemão Georg Franck von Franckenau relatou que, durante a Páscoa, havia um coelho que escondia ovos nos jardins das casas para as crianças encontrarem. A história passou de geração a geração e se tornou uma tradição no país. A “caça aos ovos” perdura até hoje na Alemanha – e se expandiu para todo o mundo.

No norte da Alemanha, há uma tradição saxã antiga, especialmente nas zonas rurais, de acender fogueiras no sábado ou no Domingo de Páscoa e deixá-las queimando durante toda a noite.

Em todo o país, as pessoas costumam, também, pendurar ovos nas árvores.

Árvores de Páscoa: na Alemanha, o costume é enfeitar as árvores com ovos decorados.

Páscoa em Bermuda

Se você passar a Semana Santa na ilha de Bermuda, no norte do oceano Atlântico, você verá várias praias maravilhosas e muitas pipas no céu. Os bermudenses têm o costume, na Sexta-Feira Santa, de soltar pipas – algumas até com som.

As pipas usadas nessa festividade são diferentes das que costumamos brincar no Brasil. Coloridas principalmente com mosaicos, elas têm, geralmente, uma forma hexagonal ou octogonal.

No Domingo de Páscoa, os habitantes da ilha comem o Bermuda fishcake, um tipo de bolinho de peixe frito, normalmente servido com um pão doce condimentado. A receita é tão popular no país que muitas famílias a preparam durante todo o ano.

Páscoa na Etiópia

Os etíopes celebram a Fasika – “Páscoa”, na língua amárica, idioma oficial do país. Para os devotos da Igreja Ortodoxa Etíope, o período equivalente à Quaresma dura 56 dias. Na Sexta-Feira Santa, os fiéis organizam procissões ao redor das igrejas, carregando diversos guarda-chuvas coloridos. Nos últimos três dias da Quaresma, muitas pessoas costumam não consumir nenhum tipo de alimento ou bebida.

No sábado, além das procissões, há danças embaladas pelo sistro, um tipo de chocalho de metal. A missa de domingo, que se inicia à meia-noite, marca o fim das celebrações – e, também, o fim do jejum.

Páscoa na Grécia

Em todo o país, há a tradição de acender fogos de artifício na noite anterior à Páscoa. Entretanto, na cidade de Vrontados, na ilha grega de Quios, há uma competição de foguetes, a Rouketopolemos.

À noite, duas paróquias “rivais” disparam milhares de foguetes, preparados meses antes do evento, com o objetivo de atingir a torre do sino da concorrente. Ganha a equipe que acertar mais disparos.

Páscoa na Itália

Em Florença, na região central da Itália, a principal comemoração de Páscoa é o Scoppio del Carro, ou “explosão do carro”. Nas manhãs dos Domingos de Páscoa, os florentinos saem às ruas da cidade para ver uma queima de fogos de artifício, que são colocados em um carro alegórico.

O costume simboliza a paz e o perdão dos pecados e tem uma origem bastante antiga, da época da Primeira Cruzada. Para receber o chefe da expedição, as pessoas distribuíam um “fogo santo”, como sinal de purificação. A tradição se popularizou e, até hoje, os moradores de Florença usam o fogo para comemorar a Páscoa.

pascoa pelo mundo
Em Florença, na Itália, as pessoas assistem ao Scoppio del Carro na Páscoa.

Páscoa no México

No México, país majoritariamente católico, a Semana Santa – ou Semana Mayor, como também a chamam em espanhol – é um evento bastante celebrado. Há decorações nas ruas, peças teatrais, queima de fogos, procissões e mais procissões.

Na Cidade do México, acontece um dos eventos religiosos mais populares do país: a Paixão de Cristo de Iztapalapa, celebrada desde 1843. A festividade, que consiste em uma representação da Via Crúcis, foi declarada Patrimônio Cultural da capital do país.

Outra celebração notável é a Queima de Judas em San Miguel de Allende. Ao meio-dia do Domingo de Páscoa, bonecos coloridos representando Judas – ou até mesmo personalidades mexicanas – são explodidos com pólvora nas ruas da cidade.

Páscoa na Suécia

A Páscoa, na Suécia, tem um quê de Halloween. 

Conta a lenda que, na quinta-feira antes da Páscoa, as bruxas, montadas em suas vassouras, voam até a lendária ilha de Blockula, onde passam o tempo com sereias e outros amigos fantásticos. No domingo, elas retornam da ilha.

Por esta razão, as crianças suecas se vestem com fantasias na Páscoa e passam de casa em casa pedindo doces. Como moeda de troca, levam desenhos e pinturas.

O típico almoço de Páscoa da Suécia tem salmão e o Janssons frestelse, um prato típico com anchovas, creme de leite e batatas. 

Pascoa pelo mundo
Na Páscoa, as crianças suecas se fantasiam e passam nas casas pedindo doces.

Qual é a sua tradição?

Deu pra ver que as comemorações de Páscoa em muitos lugares vão além de chocolate e coelhinho, não é?

E você, como comemora a Páscoa? Sua família tem o costume de preparar algum prato especial para o almoço de domingo?

Você já parou para pensar quais eram as tradições dos seus ancestrais antes de eles virem para o Brasil? Com o Teste de Ancestralidade Global da Genera, você pode descobrir de quais regiões do mundo veio o seu DNA e entender muito mais sobre a sua história.