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Suplementos alimentares – mitos e verdades

Os suplementos alimentares são muito procurados pelas pessoas que pretendem ganhar  definição muscular ou perder peso.

Com a chegada do verão, a busca pelos resultados instantâneos se torna maior. Consequentemente a procura por esse tipo de produto também aumenta.

Um estudo¹ feito pelo Council for Responsible Nutrition (CRN) dos Estados Unidos, indicou que em 2015, o aumento da procura pelos suplementos alimentares foi de 12% comparado ao mesmo período do ano anterior.

No artigo de hoje iremos desvendar alguns mitos e verdades sobre os suplementos alimentares.

O que é um suplemento alimentar?

Um suplemento é qualquer composto usado com objetivo de complementar a alimentação, seja devido a carências nutricionais, a problemas de saúde ou, como é o caso muitas vezes, para melhorar o desempenho nas práticas esportivas.

A depender do objetivo, a composição química dos suplementos pode variar drasticamente, podendo resultar nos mais diversos efeitos no organismo. Por isso, antes de iniciar a suplementação, é importante primeiro traçar os objetivos do treino, bem como obter aconselhamento profissional.

Mitos e Verdades

Suplemento faz engordar?

Uma das principais dúvidas de toda pessoa que procura fazer o uso de suplementos alimentares é se eles contribuem para o ganho de peso.

Isso é um mito. Existe uma vasta gama de suplementos, cada um com sua função designada. Podemos citar como exemplos: termogênicos, para a perda de peso; proteínas, para o ganho de massa muscular; hipercalóricos, para aumento de peso.

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Consulte-se com um profissional qualificado antes de iniciar sua suplementação! Fonte: Google Imagens

O que pode ocorrer é que, devido a auto-suplementação e escolhas erradas quanto aos suplementos ingeridos,  efeitos negativos em sua saúde sejam observados, mas não necessariamente o aumento de peso. Por isso é fundamental que seja consultado um profissional devidamente capacitado na área da nutrição, como um nutricionista ou médico nutrólogo, antes de iniciar a ingestão de suplementos alimentares.

Suplementos são exclusivos para adultos ?

Embora a imagem dos suplementos seja ligada ao universo adulto, principalmente associado ao ambiente das academias, o seu uso não é exclusivo para pessoas nessa faixa etária. Desde que contem com o devido acompanhamento profissional, crianças e idosos também podem utilizá-los para suprir a ausência de algum componente em sua alimentação.

Os suplementos aumentam os resultados dos treinos ?

Não necessariamente. O que irá definir os resultados dos treinos é a intensidade e frequência dos exercícios, somados ao cuidado com uma alimentação adequada, que irá fornecer as principais vitaminas e minerais para o corpo. Os suplementos surgem, como o próprio nome diz, apenas para suplementar a alimentação básica, mas nunca para cumprir o papel dos componentes de uma dieta balanceada .

Mas devemos sempre ficar atentos aos suplementos que iremos ingerir, pois existem diversos produtos no mercado com um alto teor de aditivos químicos (corantes, adoçantes, conservantes e estabilizante) que podem até mesmo prejudicar o resultado.

Por isso antes da ingestão de qualquer substância, a consulta com um profissional é essencial para evitar prejuízos, tanto da sua saúde quanto do seu bolso.

Suplementos causam efeitos colaterais ?

Se consumidos de maneira incorreta, sem o acompanhamento necessário, sim, os suplementos podem causar efeitos colaterais.

Os problemas mais comuns, por exemplo, são os cardiológicos², causados pelo consumo excessivo de termogênicos a base de cafeína e chá verde. Já o uso excessivo de whey protein e outros suplementos à base de proteínas, como creatina e BCAA’s, pode agravar  problemas já existentes³ nos rins, embora não haja evidências de que o alto consumo de proteínas pode prejudicar a saúde de indivíduos saudáveis.

Outro aspecto relevante nesta avaliação tange a existência de alergias: o whey, por exemplo, é derivado do leite, e por isso pode causar problemas digestivos em pessoas que sofrem de intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite.

Mais uma vez cabe lembrar: antes de ingerir os suplementos, consulte um especialista. Ele poderá indicar as melhores opções no mercado e que não serão prejudiciais à sua saúde.

Os suplementos são compostos por vitaminas e outros nutrientes ?

Sim! Os suplementos foram desenvolvidos para suprir a ausência de substâncias em nosso organismo, que muitas vezes pode não conseguir absorver certos componentes por meio da alimentação normal.

Os principais nutrientes dos suplementos são os macronutrientes, como carboidratos e proteínas, e micronutrientes, como vitaminas e alguns minerais.

Estes foram alguns mitos e verdades sobre o uso dos suplementos. E aproveitamos para lembrar novamente: não deixe de buscar acompanhamento profissional!

Referências

  1. The Dietary Supplement Consumer – 2015 CRN Consumer Survey on Dietary Supplements. Disponível em: http://www.crnusa.org/CRN-consumersurvey-archives/2015/. Acesso em 01/2019
  2. CAMPBELL, B. et al. The effects of a single-dose thermogenic supplement on resting metabolic rate and hemodynamic variables in healthy females – a randomized, double-blind, placebo-controlled, cross-over trial. J Int Soc Sports Nutr. 2016; 13: 13.
  3. MARTIN, W. et al. Dietary protein intake and renal function. Nutr Metab (Lond). 2005; 2: 25.

Sobre o autor:Grupo Genera

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