COMECE A DIGITAR E PRESSIONE ENTER PARA PESQUISAR

NIPT

NIPT

Acompanhe a saúde do seu bebê durante a gestação.

Sua gestação mais segura e saudável

O exame pré-natal não invasivo (abreviado NIPT – non-invasive prenatal test) é uma forma segura de investigar, antes do parto, a presença de algumas alterações cromossômicas no bebê. Como diz o próprio nome, o teste não é invasivo: uma coleta de sangue convencional é realizada, assim como em exames de sangue de rotina. Por conta disso, o teste não apresenta nenhum tipo de risco para a gestação, podendo ser realizado já a partir da 10ª semana.

O NIPT irá avaliar o risco de desenvolvimento das cromossomopatias mais comuns, ou seja, síndromes originadas por alguma alteração no número ou estrutura de cromossomos do feto, que podem afetar de algum modo a saúde ou o desenvolvimento do bebê. Além disso, é possível adicionar à análise de NIPT o teste de sexagem fetal, para descobrir também o sexo do bebê antes mesmo do ultrassom.

Preparo:


null

Pré-exame

Não é necessário jejum para realização do exame. A coleta pode ser realizada a partir da 10ª semana de gravidez, contada a partir da última menstruação (DUM).
null

Coleta

O exame é feito de maneira não invasiva, portanto, não apresenta risco para o feto. A coleta do sangue materno é realizada em nossas unidades
null

Documentos necessários

No dia agendado, compareça à unidade escolhida e traga seu pedido médico (caso possua), RG, CPF e carteirinha pré-natal (não obrigatória). 

Doenças relacionadas


bebe-com-sindrome-de-donw

O NIPT detecta alterações cromossômicas relacionadas a:

  • trissomia do cromossomo 21 (Síndrome de Down);
  • trissomia do cromossomo 18 (Síndrome de Edwards);
  • trissomia do cromossomo 13 (Síndrome de Patau);
  • aneuploidias dos cromossomos sexuais (ex.: Síndrome de Turner e de Kleinefelter);
  • além disso, é possível adicionar o exame de sexagem fetal (opcional).

Este exame não inclui análise de mutações associadas a síndromes monogênicas. O teste oferecido pela Genera também não inclui análise de microdeleções.

NIPT

Teste pré-natal não invasivo
R$ 1.499

O teste pode ser realizado a partir da décima semana de gestação, através de uma coleta de sangue comum e sem nenhum risco para o bebê.

Veja um exemplo de laudo: aqui

O agendamento da coleta é feito por telefone.