COMECE A DIGITAR E PRESSIONE ENTER PARA PESQUISAR

Farmacogenética em
Psiquiatria

Mais segurança e eficácia no tratamento de doenças do SNC

Tecnologia de ponta no tratamento das doenças psiquiátricas


Farmacogenética & Doenças Mentais

A depressão é, de acordo com a OMS, a principal causa de problemas de saúde e incapacidade em todo o mundo, afetando mais de 300 milhões de pessoas em diversos países. Apesar da grande diversidade de opções de tratamento para depressão e ansiedade, quase 50% dos pacientes com depressão não respondem bem aos tratamentos de primeira linha. Para ansiedade, o número gira em torno de 25%.

A natureza complexa das desordens psiquiátricas faz com que seu tratamento requira precisão máxima. Neste contexto, quanto mais informações o prescritor tiver sobre seu paciente, mais assertiva será a terapia. Com o auxílio da farmacogenética, é possível conhecer o perfil de metabolização para vários dos principais medicamentos e ter muito mais segurança sobre o que prescrever e em que dosagem.

O metabolizmo dos psicofármacos é realizados por enzimas conhecidas como CYPs. De acordo com a genética, o tempo que estas enzimas levam para metabolizar um determinado fármaco varia de indivíduo para indivíduo: alguns são metabolizadores rápidos enquanto outros são metabolizadores lentos.  Isso pode fazer com que um determinado fármaco não surta efeito com sua dose usual, no caso de um metabolizador rápido, ou que uma dose usual seja tóxica, no caso de um metabolizador lento.

Referências

OMS. Depression fact sheet. Disponível em: http://www.who.int/en/news-room/fact-sheets/detail/depression. Acesso em 07/18.
SCHOSSER, A. KASPER, S. The role of pharmacogenetics in the treatment of depression and anxiety disorders. International Clinical Psychopharmacology 2009, 24:277–288

Lista de Medicamentos Contemplados no Exame


Veja aqui um exemplo de nosso laudo.

Segurança e Confiabilidade


Nosso exame farmacogenético, oferecido através de uma parceria com o Instituto de Psiquiatria do HC-USP, é uma ferramenta poderosa na hora da definição da terapia, tanto para selecionar o fármaco quanto sua dose. Estas recomendações são baseadas em diretrizes estabelecidas por consórcios internacionais que compilam e organizam os mais recentes e confiáveis estudos da área da Farmacogenética.

Análise Farmacogenética para Psiquiatria

  • Metodologia: PCR
  • Perfil de metabolização para CYP2D6, CYP2C19, CYP2C9 e CYP2A1
  • Amostra: sangue (não precisa de preparo)
  • Cobertura pelo convênio: informe-se com seu provedor